SEMANA 33 – EM CASA TAMBÉM É LUGAR DE BRINCAR E APRENDER!
NESTA SEMANA TEMOS VÁRIAS SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA VOCÊ FAZER E SE DIVERTIR MUITO EM SUAS CASAS NA COMPANHIA DE SUAS FAMÍLIAS!
UMA SEMANA CHEIA DE INVESTIGAÇÕES
Como começa?
Muitas histórias começam com o “Era uma vez...”Algumas coisas começam de uma forma e outras nem sempre do jeito que são: o pintinho começa sendo ovo, o sapo sendo girino e a borboleta, bem antes de voar é uma lagarta. Tudo tem um jeito de iniciar e ir para um lugar!
Vamos conhecer uma história cheia de mistérios?
Clique no link e confira a história em PDF
“COMO COMEÇA?”
(Autora: Silvana Tavano)
--------------------------------------------
COMO COMEÇA O DIA E A NOITE?
Descrição da atividade:
A personagem da história desta semana é uma garotinha, muito esperta e curiosa para saber como tudo começa!
Será que essa menina esperta já pensou como começa o dia e a noite? Tudo tem um começo e quando termina, tem outro recomeço. Como inicia o dia? O dia termina para começar a noite? A noite tem começo? Quantos questionamentos! Vamos pensar juntos?
Para iniciar, vamos assistir e cantar junto a um super vídeo da “Canção do Dia e da Noite” - https://youtu.be/g_6K9-4ThjM
Você já imaginou como representaria o início do dia? Teria sol ou seria completo de nuvens? E o início da noite? Seria escuro ou o sol estaria desaparecendo entre as nuvens?
Observe o que você enxerga ao iniciar o seu dia. E a noite, já observou como ela chega? É hora de observar! Olha pelo vidro da janela da sua casa!
Agora, registre com desenho como é esse começo de dia e a noite.
Para a atividade, separe:
- Folha A4 – branca ou colorida;
- Materiais gráficos com lápis de cor, canetinhas, giz de cera ou tintas;
- Pincel (caso escolha tintas).
Dobre a folha ao meio, de um lado desenhe como você observou o início do dia e do outro lado o início da noite. Qual lado terá o sol? Tem lua? Nuvens?
Use a sua imaginação!
Sugestão: Tire uma foto da sua “Expressão gráfica do dia e da noite” e pode postar no Facebook marcando a página da EMEF Presidente João Belchior Marques Goulart.
--------------------------------------------
VAMOS BRINCAR DE ASSOPRAR?
Descrição da atividade:
Ter curiosidade pelo começo das coisas é a melhor maneira de compreender a transformação delas. Tudo ao nosso redor muda. Nós mesmos nascemos, crescemos e mudamos diariamente.
Que tal realizarmos uma experiência diferente para podermos acompanhar as mudanças: o que acontece com o nosso corpo quando respiramos? E quando assopramos?
Para realizar esta experiência, vamos precisar:
- 1 copo descartável de plástico;
- 1 balão (encher somente o tamanho que ele entre dentro do copo);
- 1 canudinho de plástico.
Corte o canudo ao meio, faça um furo na parte de baixo do copo e coloque o canudo dentro. Logo após encha o balão (pouco), mas o tamanho deve entrar e sair do copinho. Coloque o balão e assopre pelo canudo. Você verá o balão subindo e descendo... Controle através da sua respiração!
Descrição da atividade:
Observar a mudança das coisas é muito legal! Você já parou para observar isso? Observar uma planta nascendo, um passarinho voando, um adulto fazendo um bolo, as nuvens ou mesmo a chuva caindo?
Que tal realizarmos uma experiência diferente para podermos acompanhar as mudanças: como começa e até onde pode chegar?
Vamos fazer um plantio no plástico?
Para isso, vamos precisar:
- 1 saco plástico (mais ou menos tamanho A4 - pode ser o de colocar folhas)
- Algodão ou terra;
- Sementes de sua preferência (feijões, alpiste, girassol etc.);
- 1 borrifador ou potinho com água;
- Fita durex;
- Tintas da sua preferência;
- Pincel;
- “Olhos atentos e muita imaginação”.
- 1 janela da sua casa.
Materiais separados?
Vamos decorar o saco plástico? Coloque ele em uma mesa e usando as tintas. Faça uma pintura no saco plástico, crie um desenho, uma paisagem. Deixe secar! Após o saco estar sequinho, vamos começar o plantio?
Coloque terra ou algodão no fundo do saco plástico, molhe um pouquinho. Após, coloque as sementes escolhidas por você. Tape com mais terra ou algodão e molhe mais um pouco, deixando úmido. Feche a ponta do saco dobrando e passando durex. Peça para um adulto fazer pequenos furos no saco plástico para que sua plantinha respire.
Com o passar dos dias, observe se o algodão ou terra ficam secos. Caso fique mais seco, abra o saco e molhe um pouco.
O saco pode ser colado em um vidro da sua janela. Use durex para colar no vidro.
Preparamos para essa experiência divertida? Juntos vamos observar as transformações que acontecerão.
Segue uma foto para ver como ficará a sua:
Sugestão: Tire fotos deste processo! Você pode postar a foto no Facebook marcando a página da EMEF Presidente João Belchior Marques Goulart.
Nenhum comentário:
Postar um comentário