Atividades de Português
Copie em seu caderno, o texto e as atividades e faça o que
se pede:
Leia o texto
A VELHA CONTRABANDISTA
Diz que era uma velhinha que sabia andar de lambreta. Todo dia ela passava pela fronteira montada na lambreta, com um bruto saco atrás da lambreta. O pessoal da Alfândega – tudo malandro velho – começou a desconfiar da velhinha.
Um dia, quando ela vinha na lambreta com o saco atrás, o fiscal da Alfândega mandou ela parar. A velhinha parou e então o fiscal perguntou assim pra ela:
- Escuta aqui, vovozinha, a senhora passa por aqui todo dia, com esse saco aí atrás. Que diabo a senhora leva nesse saco?
A velhinha sorriu com os poucos dentes que lhe restavam e mais os outros, que ela adquirira no odontólogo e respondeu:
- É areia!
Aí quem sorriu foi o fiscal. Achou que não era areia nenhuma e mandou a velhinha saltar da lambreta para examinar o saco. A velhinha saltou, o fiscal esvaziou o saco e dentro só tinha areia. Muito encabulado, ordenou à velhinha que fosse em frente. Ela montou na lambreta e foi embora, com o saco de areia atrás.
Mas o fiscal ficou desconfiado ainda. Talvez a velhinha passasse um dia com areia e no outro com muamba, dentro daquele maldito saco. No dia seguinte, quando ela passou na lambreta com o saco atrás, o fiscal mandou parar outra vez. Perguntou o que é que ela levava no saco e ela respondeu que era areia, uai! O fiscal examinou e era mesmo. Durante um mês seguido o fiscal interceptou a velhinha e, todas as vezes, o que ela levava no saco era areia.
Diz que foi aí que o fiscal se chateou:
- Olha, vovozinha, eu sou fiscal de alfândega com 40 anos de serviço. Manjo essa coisa de contrabando pra burro. Ninguém me tira da cabeça que a senhora é contrabandista.
- Mas no saco só tem areia! – insistiu a velhinha. E já ia tocar a lambreta, quando o fiscal propôs:
- Eu prometo à senhora que deixo a senhora passar. Não dou parte, não apreendo, não conto nada a ninguém, mas a senhora vai me dizer: qual é o contrabando que a senhora está passando por aqui todos os dias?
- O senhor promete que não “espaia” ? – quis saber a velhinha.
- Juro – respondeu o fiscal.
- É lambreta.
(Stanislaw Ponte Preta)
Interpretação
do texto
1) O que a velhinha carregava no saco para despistar o guarda?
1) O que a velhinha carregava no saco para despistar o guarda?
2) O que o autor quis dizer com a expressão “tudo malandro velho”?
3) Explique com suas palavras qual foi o truque da velhinha para enganar o fiscal.
4) Quando a velhinha decidiu contar a verdade?
_________________________________________________________________________
5)
Numere corretamente as frases abaixo, observando a ordem dos acontecimentos.
(____ ) O fiscal verificou que só havia areia dentro do saco.
(____ ) O pessoal da alfândega começou a desconfiar da velhinha.
(____ ) Diante da promessa do fiscal, ela lhe contou a verdade: era contrabando de lambretas.
(____ ) Todo dia, a velhinha passava pela fronteira montada numa lambreta, com um saco no bagageiro.
(____ ) Mas, desconfiado, o fiscal passou a revistar a velhinha todos os dias.
(____ ) Durante um mês, o fiscal interceptou a velhinha e, todas as vezes, o que ela levava no saco era areia.
(____ ) Então, ele prometeu que não contaria nada a ninguém, mas pediu à velhinha que lhe dissesse qual era o contrabando que fazia.
(____ ) O fiscal verificou que só havia areia dentro do saco.
(____ ) O pessoal da alfândega começou a desconfiar da velhinha.
(____ ) Diante da promessa do fiscal, ela lhe contou a verdade: era contrabando de lambretas.
(____ ) Todo dia, a velhinha passava pela fronteira montada numa lambreta, com um saco no bagageiro.
(____ ) Mas, desconfiado, o fiscal passou a revistar a velhinha todos os dias.
(____ ) Durante um mês, o fiscal interceptou a velhinha e, todas as vezes, o que ela levava no saco era areia.
(____ ) Então, ele prometeu que não contaria nada a ninguém, mas pediu à velhinha que lhe dissesse qual era o contrabando que fazia.
6) Preencha as lacunas com Por Que, Porque, Por Quê ou Porquê:
a. Quero saber ________________ estou
assim.
b. Foi reprovado e não sabe _________________.
c. ________________ você não vai ao meu
aniversário?
d. Não viestes à minha casa ontem, ________________?
e. Reagi à ofensa _______________ não
sou covarde.
f. Ignora-se o __________________ da
sua renúncia.
g. Amei as cidades ________________ passei.
h. Não sairemos
de casa, ____________________ o Corona vírus é
extremamente contagiante.
i. Não foi ao colégio, ______________ chovia
muito.
j. Gostaria
saber __________________ comigo?
7)
Complete as frases de acordo com os verbos entre parênteses e os tempos
pedidos.
a) Preciso passar no vestibular, por isso...................____muito.
(estudar – fut. do presente do indic.).
b) ...................................boas
lembranças da minha infância. (ter - presente do indicativo).
c) Marcela e
Bruna.........................................ao cinema ontem. (ir - pretérito
perfeito do indicativo).
d) Nesta vida..........o que plantamos. (colher -
presente do indicativo).
e) Pedro........................futebol muito bem
se tiver oportunidade. (jogar – fut. do presente do indic.).
f) Os homens.................................viola
durante a serenata. (tocar – fut. do presente do indic.).
g) O aluno................................um prêmio
ao final do semestre. (ganhar – fut. do presente do indic.).
8) Assinale a única alternativa em que não ocorre o emprego
de expressões coloquiais.
a)“Nós, enquanto isso, continuaríamos condenados a dar duro oito horas por dia...”
b)“...após seis meses, todo aposentado sobe pelas paredes e implora para voltar a trabalhar.”
c)“Os americanos, ano após ano, trabalham seis horas a mais em relação ao ano anterior.”
d) A gente achava tudo um horror.
e) Me informaram que o pessoal conseguiu se arranjar.
a)“Nós, enquanto isso, continuaríamos condenados a dar duro oito horas por dia...”
b)“...após seis meses, todo aposentado sobe pelas paredes e implora para voltar a trabalhar.”
c)“Os americanos, ano após ano, trabalham seis horas a mais em relação ao ano anterior.”
d) A gente achava tudo um horror.
e) Me informaram que o pessoal conseguiu se arranjar.
9) Assinale a alternativa em que as formas mal ou mau estão
utilizadas de acordo com a norma culta. Reescreva as erradas corrigindo-as
a) Mau agradecidas, as
juízas se postaram diante do procurador, a exigir recompensas.
b) Seu mal humor ultrapassa os limites do suportável.
c) Mal chegou a dizer isso, e tomou um sopapo que o lançou longe.
d) As respostas estavam mau dispostas sobre a mesa, de forma que ninguém sabia a sequência correta.
e) Então, mau ajeitada, desceu triste para o salão, sem perceber que alguém a observava.
b) Seu mal humor ultrapassa os limites do suportável.
c) Mal chegou a dizer isso, e tomou um sopapo que o lançou longe.
d) As respostas estavam mau dispostas sobre a mesa, de forma que ninguém sabia a sequência correta.
e) Então, mau ajeitada, desceu triste para o salão, sem perceber que alguém a observava.
10) Atribua
às lacunas em evidência as expressões que lhes são correspondentes, tendo em
vista o contexto em que se emprega o discurso.
a) Não havia outra
alternativa ------------------ deixá-la partir. (senão/ se não)
b) Estou exausta
---------------------, por isso não irei ao cinema. (demais/de mais)
c)
-----------------------você vai com tanta pressa? (onde/aonde)
d)
-----------------------Beatriz mora? (onde/aonde)
e) Estas propostas vão
---------------------- às expectativas dos clientes. (ao encontro de/de
encontro a)
f) Depois de uma longa
espera, finalmente os filhos vão ----------------------------- de seus pais.
(ao encontro de/ de encontro a)
g) ---------------------- a
mais acho que o que ocorreu serviu-lhe de lição. (de mais/ demais)
Bom
Trabalho!! Faça as atividades com capricho.
Logo
estaremos juntos. #fiquem em casa
Atividades de Espanhol
Copia en tu cuaderno y
contesta. Puedes buscar en internet o si lo sabes…:
¿QUÉ MUNDO ES ESTE?
1. El
español y el castellano:
a)
Son
la misma lengua
b)
Son
lenguas totalmente diferentes
c)
Son
lenguas diferentes pero muy parecidas
2. El
español se habla:
a)
Sólo
en España
b)
En
todos los continentes.
c)
En
casi todos los continentes.
3. El
número de hablantes del español en el mundo es:
a)
Superior
a 350 millones
b)
Inferior
a 350 millones
c)
Exactamente
350 millones.
4. En
las relaciones internacionales, el español es la:
a)
1ª
lengua más hablada.
b)
2ª
lengua más hablada
c)
3ª
lengua más hablada.
5. En
América del Sur, el español no se habla como lengua nativa:
a)
Sólo
en Brasil.
b)
En
Brasil, Surinam, la Guayana y la Guayana Francesa.
c)
En
Brasil y la Guayana Francesa.
6. Los
países en los que se habla español y tienen fronteras con Brasil son:
a)
Uruguay,
Argentina, Chile y Perú.
b)
Uruguay,
Argentina, Paraguay, Bolivia, Perú, Colombia y Venezuela.
c)
Bolivia,
Ecuador y Surinam.
7. La
capital de Bolivia es:
a)
Caracas
b)
Santiago
c)
La
Paz
8. La
fecha en que Colón llego a América fue el:
a)
12
de octubre de 1492.
b)
12
de octubre de 1500
c)
22
de abril de 1498.
9. La
cultura precolombina del Perú, que nos dejó huellas como las ruinas del Machu
Pichu, fue la:
a)
Inca
b)
Azteca
c)
Española
10. El cóndor, símbolo de la libertad en varios países
de América, es:
a)
Un
pájaro
b)
Un
perro
c)
Una
serpiente
11. Las
corridas de toros se realizan:
a)
Sólo
en España
b)
Solamente
en España y Portugal
c)
En
España y varios países hispanoamericanos.
12. En
Chile, la cueca es:
a)
Un
baile típico
b)
Una
prenda
c)
Una
comida típica
13. El taco es una comida típica de:
a)
España
b)
México
c)
Chile
14. La
moneda de España es:
a)
El
Euro
b)
La
peseta
c)
El
peso
15. El
autor de El ingenioso hidalgo Don Quijote
de la Mancha, obra maestra de la literatura española es:
a)
Miguel
de Cervantes
b)
Gabriel
García Márquez
c)
Pablo
Neruda
16. El
sol es la moneda de:
a)
Argentina
b)
Colombia
c)
Perú
17. El Guernica es una de las obras maestras
de:
a)
Frida
Khalo
b)
Pablo
Picasso
c)
Botero
18. Los
países que forman parte del Mercado Común del Sur (MERCOSUR) son:
a)
Argentina,
Brasil, Perú.
b)
Argentina,
Brasil, Paraguay y Uruguay.
c)
Brasil,
Paraguay y Uruguay.
19. El
País Vasco está en:
a)
México.
b)
España.
c)
Paraguay.
20. La
Fiesta de los Muertos ocurre en:
a)
Uruguay
b)
Chile
c)
México
Atividades de Matemática
1) Calcule:
a) 1,2 + 0,7 =
b) 15 – 0,5 =
c) 27 + 3,2 =
d) 4,8 + 11,2 =
e) 0,8 x 5 =
f) 7,18 x 2,5 =
g) 0,25 x 14,3 =
h) 11,52 : 3,2 =
2) Minha despesa em um restaurante foi de R$ 16,27. Se
paguei com duas notas de R$ 10,00,
quanto devo receber de troco?
3) Você ganha R$ 29,75 por dia. Quanto ganhará em 10 dias?
4) Veja os preços abaixo:
Bombom R$ 0,83
Prego R$ 0,03
a) Quanto custa 10 bombons?
b) Quanto custam 100 bombons?
c) Quanto custam 10 pregos?
d) Quanto custam 100 pregos?
5) No Recreio Paulo comprou 2 balas a R$ 0,30 cada uma e um
lanche de R$ 1,50. Se ele
pagou com uma nota de R$ 5,00 quanto recebeu de troco?
6) A altura de uma casa era de 4,78 metros. Foi construído
um 2º andar e a altura da casa
passou a ser de 7,4 metros. De quantos metros a altura
inicial da casa foi aumentada?
7) Um caminhão pode transportar, no máximo, 3.000 quilos de
carga. Se ele deve levar 683,5
quilos de batata, 1.562,25 quilos de cebola, 428,75 quilos
de alho e 1.050 quilos de tomate,
vai ser possível transportar toda essa carga de uma única
vez? Se houver excesso de carga,
de quantos quilos será esse excesso?
8) No cofrinho de Izabel há algumas moedas de R$1,00, 25
moedas de R$ 0,50 e 11 moedas
de R$ 0,25, totalizando R$ 22,25. Quantas medas de R$ 1,00
estão no cofre?
9) Uma barra de chocolate de 200 gramas é dividida em 16
porções iguais. Se Caio comer 9
dessas porções, quantos gramas de chocolate terá consumido?
10)A milha é uma unidade usada para medir distâncias. Ela
equivale a cerca de 1,6 quilômetro.
Se cada carro percorrer 240 quilômetros, quantas milhas terá
percorrido?
11)Bia gastou 2,8 metros para fazer um vestido e 1,4 metro
para fazer uma blusa. Se o metro do
tecido custa R$ 18,25, e o feitio custa R$ 35,00 cada peça,
quanto ela gastou para fazer o
vestido e a blusa?
12)Uma pessoa comprou uma dúzia de enfeites. Pagou R$ 18,24
pela compra. Quanto custam 8
desses enfeites?
Se possível assista ao vídeo no youtube: https://youtu.be/OU1ydpuRyMQ
Boa atividade
Atividade de Educação Física
Pesquise sobre a história do vôlei e suas regras. Anote no caderno os dados da pesquisa.
Kkkkkkkkk
ResponderExcluirE pra copiar no cadernos ?
ResponderExcluir