segunda-feira, 20 de abril de 2020

ATIVIDADES SÉTIMO ANO - SEMANA 2

ATIVIDADE DE PORTUGUÊS


Leia com atenção e copie o texto. Em seguida, responda às questões interpretativas propostas:

Caçador de borboleta

Muitas espécies de borboleta estão desaparecendo. Isso acontece por causa de uma série de fatores, principalmente por ações erradas dos homens. Algumas vezes, os homens não percebem que fazem mal às borboletas; em outras ocasiões agem mesmo como caçadores, pegando os bichinhos na natureza por hobby ou para vender.
Quando um agricultor utiliza fertilizantes, pesticidas e inseticidas, em geral ele está contribuindo para a extinção de borboletas. O uso desses produtos químicos causa uma destruição na verdade muito maior: o desmatamento. Sendo assim, contribui para a degradação do meio ambiente. Ambiente desmatado, onde as borboletas vão colocar seus ovos?  Do que as lagartas vão se alimentar? Onde os casulos ficarão protegidos? Como os adultos vão encontrar frutos e flores?
A destruição de áreas de matas e parques para a construção de prédios e casas afeta o ciclo de vida das borboletas, que dependem de determinadas plantas ao longo de seu desenvolvimento. Na verdade, a destruição de uma área verde afeta todo o ecossistema no qual a área estava inserida. Um grande problema do qual nem todo mundo se dá conta.
Por isso é importante falar dessas ações: existem pessoas que precisam ser esclarecidas sobre o mal que causam à natureza. Elas não percebem o que fazem e que as consequências sérias dos seus atos serão sentidas no futuro. Mas falando de borboletas, existe ainda um grupo de pessoas que é diretamente responsável pela destruição das espécies. E que sabe disso. São os caçadores de borboletas.
Alguns são colecionadores. Outros capturam borboletas para enfeitar peças de artesanato como quadros e relógios. Em qualquer um dos casos, a questão é que os caçadores chegam a matar muitas borboletas, de diferentes espécies, em apenas um dia.
Como muitos outros bichos da natureza, as borboletas são muito importantes para o equilíbrio de um ecossistema e devem ser preservadas. Agora você já sabe como. Se você conhece alguém que pegue borboletas, mostre a essa pessoa como é fundamental preservá-las. Imagine um mundo sem borboletas...

Denise Moraes. Disponível em: <http://www.invivo.fiocruz.br>. (Com corte).


Questão 1 – Aponte o objetivo do texto:
(     ) apresentar espécies de borboleta.
(     ) fazer um alerta em relação às borboletas.
(     ) contar uma história sobre um caçador de borboleta.

Questão 2 – Segundo a autora do texto, há pessoas que têm responsabilidade direta na destruição das borboletas. A que pessoas ela se refere?
(     ) às pessoas que caçam borboletas por hobby ou para vender.
(     ) às pessoas que utilizam fertilizantes, pesticidas e inseticidas.
(     ) às pessoas que destroem áreas verdes para a construção de casas e prédios.

Questão 3 – No trecho “O uso desses produtos químicos [...]”, a parte destacada retoma:
______________________________________________________________________________

Questão 4 – No fragmento “Onde os casulos ficarão protegidos?”, o vocábulo “Onde” indica:
(     ) lugar.
(     ) modo.
(     ) tempo.

Questão 5 – Em “Por isso é importante falar dessas ações [..]”, a expressão grifada introduz:
(     ) uma condição.
(     ) uma finalidade.
(     ) uma conclusão.

Questão 6 – Identifique a frase em que o termo sublinhado exprime uma comparação:
(     ) “Como os adultos vão encontrar frutos e flores?”
(     ) “Como muitos outros bichos da natureza, as borboletas são muito importantes [...]”
(     ) “Agora você já sabe como.”

Questão 7 – Grife a palavra que intensifica uma característica das borboletas:

“[...] as borboletas são muito importantes para o equilíbrio de um ecossistema [...]”

Questão 8 – Em “[...] mostre a essa pessoa como é fundamental preservá-las.”, a autora do texto:
(     ) dá uma ordem.
(     ) dá um conselho.
(     ) dá uma orientação.

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ATIVIDADE DE GEOGRAFIA




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ATIVIDADE DE ARTES

Em uma  folha de caderno ou folha branca A4 elaborar um desenho propondo atividades diferentes que uma família em tempos de quarentena poderia  realizar com o objetivo de integrar seus integrantes bem como ocupar o tempo de forma saudável (sem assistir televisão ou estar em frente ao computador)!!!

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ATIVIDADE DE HISTÓRIA

Queridas alunas e alunos, estas são as tarefas de História para a nossa segunda semana de atividades domiciliares. 
Leitura:

                                              A Peste Negra

A Peste Negra, também conhecida como Peste Bubónica, Grande Peste ou Peste, foi a  pandemia mais devastadora registada na história humana, tendo resultado na morte de 75 a 200 milhões de pessoas na Europa e na Ásia. Ela atingiu seu o momento mais devastador na Europa entre os anos de 1347 e 1351. Acredita-se que a bactéria Yersinia pestis, que resulta em várias formas de peste (septicémica, pneumónica e, a mais comum, bubónica), tenha sido a causa. Esta bactéria está presente nas pulgas transportadas por roedores, especialmente os ratos. A Peste Negra foi o primeiro grande surto europeu de peste e a segunda pandemia de peste. A praga criou uma série de convulsões religiosas, sociais e económicas, com efeitos profundos no curso da história da Europa.
A Peste Negra provavelmente teve a sua origem na Ásia Central ou na Ásia Oriental, de onde viajou ao longo da Rota da Seda, atingindo a Crimeia em 1343. De lá, era provavelmente transportada por pulgas que viviam nos ratos que viajavam em navios mercantes genoveses, espalhando-se por toda a bacia do Mediterrâneo, atingindo o resto da Europa através da península italiana.
Muitos historiadores acreditam que um dos fatores de expansão da Peste Negra foi a intensificação do comércio de longa distância entre as cidades europeias e asiáticas. De fato a atividade comercial mais intensa promoveu maiores contatos entre regiões distantes. Isso, além de provocar mais movimentações humanas em espaços geográficos maiores e em tempos menores, também colocou em confronto diferentes interesses e culturas, o que também resultou em conflitos e disputas pelas rotas comerciais. Tudo isso promoveu contatos antes quase inexistentes e esporádicos. Assim a ampliação das relações humanas, sejam elas comerciais, políticas  ou de guerra, também provocaram o avanço da Peste Negra.
Estima-se que a Peste Negra tenha matado entre 30% a 60% da população da Europa. No total, a praga pode ter reduzido a população mundial de 475 milhões para 350-375 milhões no século XIV. A população da Europa demorou cerca de 200 anos a recuperar o nível anterior e algumas regiões (como Florença) recuperaram apenas no século XIX. A praga retornou várias vezes como surtos até ao início do século XX.
(Adaptado de: https://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Peste_Negra&diff=cur . Acesso em: 20 de abril de 2020)

Interpretação:
Responda às questões em seu caderno de História

1. Quando ocorreu o momento mais intensso de infecção da Peste Negra na Europa?
2. Como esta doença, a Peste Negra, era transmitida? Como era o nome da bactéria que a causava e como ela era transmitida?
3. Onde se acredita que a Peste Negra teve origem e como ela se espalhou até chegar na europa?
4. Qual o papel da expansão comercial na disseminação da Peste Negra?
5. Qual foi o resultado, em vidas humanas, da ocorrÊncia da pandemia de Peste Negra na Europa?

6. Faça uma comparação entre a pandemia de Peste Negra no século XIV na Europa e a atual pandemia da COVID-19 no mundo.



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Carta Aberta para as alunas e alunos de História, durante o período
de isolamento provocado pela pandemia da COVID-19 (março/abril de 2020)

Porto Alegre, 13 de abril de 2020
EMEF Pres. João Belchior Marques Goulart

Queridas alunas e alunos...

Espero encontrar a todos com saúde e disposição para fazermos mais esta travessia. Numa caminhada que nos surpreendeu, mas que parece, olhando com perspectiva histórica para alguns meses atrás, ou mesmo anos, estava para acontecer. Nossa sociedade e sua relação com o planeta, nos últimos quinhentos anos baseada no consumo acelerado dos recursos naturais e na indiscriminada exploração humana, parece que nos trariam para esse lugar. Agora, junto com os  esforços para superarmos a crise específica provocada pela pandemia da COVID-19, também podemos repensar nosso modo de vida, nossos vínculos com a Terra e com a natureza e, acima de tudo, nossa relação como humanos...
Mas não chegamos até aqui por acaso. É para saber como chegamos a esse momento que serve a História. E para nos ajudar a saber e escolher o que fazer daqui para diante.
Sempre que me perguntaram, nas escolas em que trabalhei:
     Mas profe, pra que a gente precisa mesmo estudar História? É um monte de coisas velhas que já aconteceram!
Eu respondi:
     Estudamos História não só para conhecer e entender o que aconteceu no passado, mas também para saber como e porque chegamos até o presente, e o que teremos que, poderemos, necessitamos ou queremos fazer daqui para frente, no futuro, coletivamente, como sociedade!!!
Nem sempre essa resposta convenceu os alunos e alunas. E continuavam olhando para a História como mais uma obrigação que tinha sido colocada na frente deles e delas, por uma escola que não parecia muito se preocupar com o que eles e elas pensavam.
Até que apareceu a pandemia da COVID-19...
Com a pandemia fica muito mais fácil explicar o papel da História nas nossas vidas... Será que agora dizer que estudar História serve para conhecer o passado, agir no presente e projetar, mesmo transformar se for preciso, o futuro é mais convincente, tem mais sentido, é mais forte? Eu penso que sim, pois agora a gente consegue, como poucas gerações na História da humanidade, entender os efeitos das ações humanas no planeta e em todos os seres vivos, suas consequências a longo prazo e o que é preciso fazer para torná-las, as ações, positivas, solidárias, coletivas, fraternas...
Que assim consigamos construir, daqui para frente (mas sem esquecer as lições do passado que só a História é capaz de dar), um mundo onde a exploração da Terra, da natureza, das plantas, dos animais, das montanhas, dos rios, dos oceanos, das florestas, do vento, do ar, do sol, da chuva, das pessoas... a exploração da VIDA... seja substituída pela superação das desigualdades, pela compreensão da diversidade e das diferenças, pela convivência, pelo fim do racismo e da homofobia e da discriminação de gênero e de todos os outros preconceitos que nos separam e afastam, pelo abandono das ações que geram escassez e pela adoção de uma atitude que promova fartura (e que a distribua)... pela promoção da VIDA, em todas as suas formas!
Que agora pensemos em um mundo mais coletivo para o nosso futuro... já agora, durante este período de distanciamento, extraordinário... e daqui para a frente... como numa caminhada que vem sendo feita desde que o mundo é mundo, antes mesmo do homem viver por aqui, e que toca a nós continuar...
Pois é... acho que é para isso que serve mesmo a História... nos ajudar a seguir caminhando... e eu também penso que estamos diante de uma grande transformação, como nas revoluções que estudamos na História... e seremos nós, com nossas escolhas e ações, que construiremos os seus caminhos e definiremos os seus rumos... puxa, é bastante coisa!!!
Com um grande abraço, cheio de afeto, amorosidade e esperança, do seu professor de História!!!


                                                                                                   Manoel José




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