ATIVIDADE DE PORTUGUÊS
Leia com atenção e copie o texto. Em
seguida, responda às questões interpretativas propostas:
Caçador
de borboleta
Muitas espécies de borboleta estão desaparecendo. Isso
acontece por causa de uma série de fatores, principalmente por ações erradas
dos homens. Algumas vezes, os homens não percebem que fazem mal às borboletas;
em outras ocasiões agem mesmo como caçadores, pegando os bichinhos na natureza
por hobby ou para vender.
Quando um agricultor utiliza fertilizantes, pesticidas
e inseticidas, em geral ele está contribuindo para a extinção de borboletas. O
uso desses produtos químicos causa uma destruição na verdade muito maior: o
desmatamento. Sendo assim, contribui para a degradação do meio ambiente.
Ambiente desmatado, onde as borboletas vão colocar seus ovos? Do que as lagartas
vão se alimentar? Onde os casulos ficarão protegidos? Como os adultos vão
encontrar frutos e flores?
A destruição de áreas de matas e parques para a
construção de prédios e casas afeta o ciclo de vida das borboletas, que
dependem de determinadas plantas ao longo de seu desenvolvimento. Na verdade, a
destruição de uma área verde afeta todo o ecossistema no qual a área estava
inserida. Um grande problema do qual nem todo mundo se dá conta.
Por isso é importante falar dessas ações: existem
pessoas que precisam ser esclarecidas sobre o mal que causam à natureza. Elas
não percebem o que fazem e que as consequências sérias dos seus atos serão
sentidas no futuro. Mas falando de borboletas, existe ainda um grupo de pessoas
que é diretamente responsável pela destruição das espécies. E que sabe disso.
São os caçadores de borboletas.
Alguns são colecionadores. Outros capturam borboletas
para enfeitar peças de artesanato como quadros e relógios. Em qualquer um dos
casos, a questão é que os caçadores chegam a matar muitas borboletas, de
diferentes espécies, em apenas um dia.
Como muitos outros bichos da natureza, as borboletas
são muito importantes para o equilíbrio de um ecossistema e devem ser
preservadas. Agora você já sabe como. Se você conhece alguém que pegue borboletas,
mostre a essa pessoa como é fundamental preservá-las. Imagine um mundo sem
borboletas...
Denise Moraes. Disponível em: <http://www.invivo.fiocruz.br>.
(Com corte).
Questão 1 – Aponte o objetivo
do texto:
( ) apresentar espécies de
borboleta.
( ) fazer um alerta em relação
às borboletas.
( ) contar uma história sobre
um caçador de borboleta.
Questão 2 – Segundo a autora
do texto, há pessoas que têm responsabilidade direta na destruição das borboletas.
A que pessoas ela se refere?
( ) às pessoas que caçam
borboletas por hobby ou para vender.
( ) às pessoas que utilizam
fertilizantes, pesticidas e inseticidas.
( ) às pessoas que destroem
áreas verdes para a construção de casas e prédios.
Questão 3 – No trecho “O uso desses
produtos químicos [...]”, a parte destacada retoma:
______________________________________________________________________________
Questão 4 – No fragmento “Onde
os casulos ficarão protegidos?”, o vocábulo “Onde” indica:
( ) lugar.
( ) modo.
( ) tempo.
Questão 5 – Em “Por isso
é importante falar dessas ações [..]”, a expressão grifada introduz:
( ) uma condição.
( ) uma finalidade.
( ) uma conclusão.
Questão 6 – Identifique a frase
em que o termo sublinhado exprime uma comparação:
( ) “Como os adultos vão
encontrar frutos e flores?”
( ) “Como muitos outros
bichos da natureza, as borboletas são muito importantes [...]”
( ) “Agora você já sabe como.”
Questão 7 – Grife a palavra
que intensifica uma característica das borboletas:
“[...] as borboletas são muito importantes
para o equilíbrio de um ecossistema [...]”
Questão 8 – Em “[...] mostre a
essa pessoa como é fundamental preservá-las.”, a autora do texto:
( ) dá uma ordem.
( ) dá um conselho.
( ) dá uma orientação.
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ATIVIDADE DE GEOGRAFIA
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ATIVIDADE DE ARTES
Em uma folha de caderno ou folha branca A4 elaborar
um desenho propondo atividades diferentes que uma família em tempos de
quarentena poderia realizar com o
objetivo de integrar seus integrantes bem como ocupar o tempo de forma saudável
(sem assistir televisão ou estar em frente ao computador)!!!
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ATIVIDADE DE HISTÓRIA
Queridas
alunas e alunos, estas são as tarefas de História para a nossa segunda semana
de atividades domiciliares.
Leitura:
A Peste Negra
A
Peste Negra, também conhecida como Peste Bubónica, Grande Peste ou Peste,
foi a pandemia mais devastadora
registada na história humana, tendo resultado na morte de 75 a 200 milhões de
pessoas na Europa e na Ásia. Ela atingiu seu o momento mais devastador na
Europa entre os anos de 1347 e 1351. Acredita-se que a bactéria Yersinia
pestis, que resulta em várias formas de peste (septicémica,
pneumónica e, a mais comum, bubónica), tenha sido a causa. Esta bactéria está
presente nas pulgas transportadas por roedores, especialmente os ratos. A Peste
Negra foi o primeiro grande surto europeu de peste e a segunda pandemia de
peste. A praga criou uma série de convulsões religiosas, sociais e económicas,
com efeitos profundos no curso da história da Europa.
A Peste Negra provavelmente teve a sua origem
na Ásia Central ou na Ásia Oriental, de onde viajou ao longo da Rota da Seda,
atingindo a Crimeia em 1343. De lá, era provavelmente transportada por pulgas
que viviam nos ratos que viajavam em navios mercantes genoveses, espalhando-se por
toda a bacia do Mediterrâneo, atingindo o resto da Europa através da península
italiana.
Muitos historiadores acreditam que um dos
fatores de expansão da Peste Negra foi a intensificação do comércio de longa
distância entre as cidades europeias e asiáticas. De fato a atividade comercial
mais intensa promoveu maiores contatos entre regiões distantes. Isso, além de
provocar mais movimentações humanas em espaços geográficos maiores e em tempos
menores, também colocou em confronto diferentes interesses e culturas, o que
também resultou em conflitos e disputas pelas rotas comerciais. Tudo isso
promoveu contatos antes quase inexistentes e esporádicos. Assim a ampliação das
relações humanas, sejam elas comerciais, políticas ou de guerra, também provocaram o avanço da
Peste Negra.
Estima-se que a Peste Negra tenha matado entre
30% a 60% da população da Europa. No total, a praga pode ter reduzido a população
mundial de 475 milhões para 350-375 milhões no século XIV. A população da
Europa demorou cerca de 200 anos a recuperar o nível anterior e algumas regiões
(como Florença) recuperaram apenas no
século XIX. A praga retornou várias vezes como surtos até ao início do século
XX.
(Adaptado
de: https://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Peste_Negra&diff=cur . Acesso em: 20 de
abril de 2020)
Interpretação:
Responda às questões em seu caderno de História
1.
Quando ocorreu o momento mais intensso de infecção da Peste Negra na Europa?
2.
Como esta doença, a Peste Negra, era transmitida? Como era o nome da bactéria
que a causava e como ela era transmitida?
3.
Onde se acredita que a Peste Negra teve origem e como ela se espalhou até
chegar na europa?
4.
Qual o papel da expansão comercial na disseminação da Peste Negra?
5.
Qual foi o resultado, em vidas humanas, da ocorrÊncia da pandemia de Peste
Negra na Europa?
6.
Faça uma comparação entre a pandemia de Peste Negra no século XIV na Europa e a
atual pandemia da COVID-19 no mundo.
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Carta Aberta para as
alunas e alunos de História, durante o período
de isolamento provocado
pela pandemia da COVID-19 (março/abril de 2020)
Porto Alegre, 13 de abril de 2020
EMEF Pres. João Belchior Marques Goulart
Queridas alunas e
alunos...
Espero
encontrar a todos com saúde e disposição para fazermos mais esta travessia.
Numa caminhada que nos surpreendeu, mas que parece, olhando com perspectiva
histórica para alguns meses atrás, ou mesmo anos, estava para acontecer. Nossa
sociedade e sua relação com o planeta, nos últimos quinhentos anos baseada no
consumo acelerado dos recursos naturais e na indiscriminada exploração humana,
parece que nos trariam para esse lugar. Agora, junto com os esforços para superarmos a crise específica
provocada pela pandemia da COVID-19, também podemos repensar nosso modo de
vida, nossos vínculos com a Terra e com a natureza e, acima de tudo, nossa
relação como humanos...
Mas
não chegamos até aqui por acaso. É para saber como chegamos a esse momento que
serve a História. E para nos ajudar a saber e escolher o que fazer daqui para
diante.
Sempre
que me perguntaram, nas escolas em que trabalhei:
– Mas profe, pra
que a gente precisa mesmo estudar História? É um monte de coisas velhas que já
aconteceram!
Eu
respondi:
– Estudamos História não
só para conhecer e entender o que aconteceu no passado, mas também para saber
como e porque chegamos até o presente, e o que teremos que, poderemos,
necessitamos ou queremos fazer daqui para frente, no futuro, coletivamente,
como sociedade!!!
Nem
sempre essa resposta convenceu os alunos e alunas. E continuavam olhando para a
História como mais uma obrigação que tinha sido colocada na frente deles e
delas, por uma escola que não parecia muito se preocupar com o que eles e elas
pensavam.
Até
que apareceu a pandemia da COVID-19...
Com
a pandemia fica muito mais fácil explicar o papel da História nas nossas
vidas... Será que agora dizer que estudar História serve para conhecer o
passado, agir no presente e projetar, mesmo transformar se for preciso, o
futuro é mais convincente, tem mais sentido, é mais forte? Eu penso que
sim, pois agora a gente consegue, como poucas gerações na História da
humanidade, entender os efeitos das ações humanas no planeta e em todos os
seres vivos, suas consequências a longo prazo e o que é preciso fazer para
torná-las, as ações, positivas, solidárias, coletivas, fraternas...
Que
assim consigamos construir, daqui para frente (mas sem esquecer as lições do
passado que só a História é capaz de dar), um mundo onde a exploração da Terra,
da natureza, das plantas, dos animais, das montanhas, dos rios, dos oceanos,
das florestas, do vento, do ar, do sol, da chuva, das pessoas... a exploração
da VIDA... seja substituída pela superação das desigualdades, pela compreensão
da diversidade e das diferenças, pela convivência, pelo fim do racismo e da
homofobia e da discriminação de gênero e de todos os outros preconceitos que
nos separam e afastam, pelo abandono das ações que geram escassez e pela adoção
de uma atitude que promova fartura (e que a distribua)... pela promoção da
VIDA, em todas as suas formas!
Que
agora pensemos em um mundo mais coletivo para o nosso futuro... já agora,
durante este período de distanciamento, extraordinário... e daqui para a
frente... como numa caminhada que vem sendo feita desde que o mundo é mundo,
antes mesmo do homem viver por aqui, e que toca a nós continuar...
Pois
é... acho que é para isso que serve mesmo a História... nos ajudar a seguir
caminhando... e eu também penso que estamos diante de uma grande transformação,
como nas revoluções que estudamos na História... e seremos nós, com nossas
escolhas e ações, que construiremos os seus caminhos e definiremos os seus
rumos... puxa, é bastante coisa!!!
Com
um grande abraço, cheio de afeto, amorosidade e esperança, do seu professor de
História!!!
Manoel
José
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