COPIAR NO CADERNO,
LER E INTERPRETAR O TEXTO:
O MENINO AZUL
CECÍLIA MEIRELES
O menino quer um
burrinho para passear.
Um burrinho manso,
que não corra nem pule,
mas que saiba conversar.
O menino quer um
burrinho que saiba dizer
o nome dos rios,
das montanhas,
das flores,
de tudo o que aparecer.
O menino quer um
burrinho
que saiba inventar
histórias bonitas
com pessoas e
bichos
e com barquinhos
no mar.
E os dois sairão
pelo mundo
que é como um jardim
apenas mais largo
e talvez mais
comprido
e que não tenha fim.
( quem souber de
um burrinho
desses,
pode escrever
para a Rua das Casas,
Número das Portas,
ao Menino Azul que
não sabe ler.)
1)
Complete:
a)
Nome
da poesia:____________________________________
b)
Nome
do autor:______________________________________
c)
O
menino quer ser um burrinho para________________________
d)
Mas
este burrinho tem que ser _________________, que não corra nem _______________
mas que saiba
________________________ .
2)
Marque
as respostas certas com um (X):
a)
O
texto acima é uma:
( )
história em quadrinhos.
( )
piada
( )
poesia
b)
O
menino quer um burrinho que saiba:
( )
correr
( )
cantar
( )
inventar histórias
c)
O
menino compara o mundo com um:
( )
castelo
( ) jardim
( )
paraíso
d)
O
endereço do menino é:
( ) Rua
das Casas
( ) Rua
das pedras
( ) Rua
Limpa
e)
O
Menino Azul:
( ) sabe
ler
( ) sabe
escrever
( ) não
sabe ler
REVISÃO - SUBSTANTIVOS
COPIAR
E RESPONDER NO CADERNO:
1) Agrupe os substantivos do quadro, de acordo com as
indicações:
João-
Brasília - índio
- água -
Brasil
dente -
suco - relógio
- festa - Patrícia
|
Substantivos comuns:----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Substantivos próprios:----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
2) Escreve M para masculino e F
para feminino:
( ) riacho ( ) esposo ( ) gata
( ) ladra ( ) princesa ( ) moço
( ) avó ( ) abelha ( ) bode
( ) avó ( ) abelha ( ) bode
3) Passe as palavras
para o plural:
passarinho--------------------------------- pedra------------------------------------
árvore--------------------------------------- jabuti
-------------------------------
animal--------------------------------------- jornal -----------------------------------
material-------------------------------------- quintal ------------------------------------
anel------------------------------------------ caracol
----------------------------------
flor-------------------------------------------- avestruz
------------------------------
4) Forme diminutivos e aumentativos:
tatu -
____________________ ___________________
pato - ___________________ ___________________
pato - ___________________ ___________________
Bolo -
___________________ ___________________
gato - ___________________ ___________________
gato - ___________________ ___________________
5) Coloque as palavras no grau normal:
irmãzinha
- ____________________ chinelinho - ______________________
cigarrinha - ____________________ plantinha - ______________________
cãozinho - _____________________ burrico - _______________________
cigarrinha - ____________________ plantinha - ______________________
cãozinho - _____________________ burrico - _______________________
6) Coloque as palavras em ordem
alfabética:
pato- diamante- Brasil- saudade- praia- fazenda-
irmã- lua- areia
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
7)Separe as sílabas e classifique
quanto ao número de sílabas ( monossílaba, dissílaba, trissílaba ou
polissílaba):
irmãzinha
---------------------------------------------------------------------------------------------
sol-------------------------------------------------------------------------------------------------------
árvore--------------------------------------------------------------------------------------------------
bicicleta------------------------------------------------------------------------------------------------
flor-------------------------------------------------------------------------------------------------------
anel----------------------------------------------------------------------------------------------------
Atividades de Espanhol
1.
Copie
as palavras abaixo, no seu caderno, leia e organize-as observando o alfabeto em
espanhol:
NUBE – OJO- QUESO -
AVIÓN – ZANAHORIA - TREN – BOTA –
XILOFONO – IGLESIA – VIOLÍN- JIRAFA – RATÓN – FLOR - LEÓN – GUITARRA - SAPO – CONEJO – UVA – HOJA – DIARIO –
MOTOCICLETA – ELEFANTE – PATO – ÑANDÚ –WILLIAN
2.
ORDENE
AS LETRAS E DESCUBRA OS DIAS DA SEMANA E OS MESES, EM ESPANHOL.
NIOJU
–
NESVIER
NESLU- ZOMAR
NEERO- MINGODO
BREFERO
– TIEMSEPBRE
CIDIBREEM-
BADOSÁ
TUOCBRE –
TESMAR
COLESMIÉR –
VIEMBRENO
OILJU –
VESJUE-
YOMA-
LIBRA-
3.
Descobriu?
Agora coloque-os em ordem: dias e meses:
Bom
Trabalho!! Faça as atividades com capricho.
Logo
estaremos juntos. #fiquem em casa
Nenhum comentário:
Postar um comentário