segunda-feira, 13 de abril de 2020

ATIVIDADES QUARTO ANO - SEMANA 1


                                                     


COPIAR NO CADERNO, LER E INTERPRETAR O TEXTO:

                                                  O MENINO AZUL
                                                                      CECÍLIA MEIRELES

O menino quer um
burrinho para passear.
Um burrinho manso,
que não corra nem pule,
mas que saiba conversar.

O menino quer um
burrinho que saiba dizer
o nome dos rios,
das montanhas,
das flores,
de tudo o que aparecer.

O menino quer um
burrinho
que saiba inventar
histórias bonitas
com pessoas e
bichos
e com barquinhos
no mar.

E os dois sairão
pelo mundo
que é como um jardim
apenas mais largo
e talvez mais
comprido
e que não tenha fim.

( quem souber de
um burrinho
desses,
pode escrever
para a Rua das Casas,
Número das Portas,
ao Menino Azul que
não sabe ler.)


1)    Complete:

a)    Nome da poesia:____________________________________
b)    Nome do autor:______________________________________
c)    O menino quer ser um burrinho para________________________
d)    Mas este burrinho tem que ser _________________, que não corra nem _______________
mas que saiba ________________________ .




2)    Marque as respostas certas com um (X):

a)    O texto acima é uma:
(  ) história em quadrinhos.
(  ) piada
(  ) poesia

b)    O menino quer um burrinho que saiba:
(  ) correr
(  ) cantar
(  ) inventar histórias


c)    O menino compara o mundo com um:
(  ) castelo
(  ) jardim
(  ) paraíso
 
d)    O endereço do menino é:
(  ) Rua das Casas
(  ) Rua das pedras
(  ) Rua Limpa

e)    O Menino Azul:
(  ) sabe ler
(  ) sabe escrever
(  ) não sabe ler



REVISÃO - SUBSTANTIVOS

COPIAR E RESPONDER NO CADERNO:                                                                                                                             
1)          Agrupe os substantivos do quadro, de acordo com as indicações:

João-   Brasília     -   índio   -     água      -     Brasil

dente    -     suco     -    relógio    -      festa   -   Patrícia

Substantivos comuns:----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Substantivos próprios:----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

2) Escreve M para masculino e F para feminino:
(    ) riacho                           (    ) esposo                            (    ) gata
(    ) ladra                             (    ) princesa                           (    ) moço
(    ) avó                               (    ) abelha                              (    ) bode

3) Passe as palavras para o plural:
passarinho---------------------------------              pedra------------------------------------
árvore---------------------------------------             jabuti -------------------------------
          animal---------------------------------------            jornal   -----------------------------------
material--------------------------------------           quintal ------------------------------------
anel------------------------------------------            caracol ----------------------------------
flor--------------------------------------------           avestruz ------------------------------

  4) Forme diminutivos e aumentativos:
tatu - ____________________                       ___________________
pato - ___________________                        ___________________
Bolo - ___________________                        ___________________
gato - ___________________                         ___________________

5) Coloque as palavras no grau normal:
irmãzinha - ____________________ chinelinho - ______________________
cigarrinha - ____________________ plantinha -  ______________________
cãozinho - _____________________ burrico -    _______________________

           6) Coloque as palavras em ordem alfabética:
pato-  diamante- Brasil- saudade- praia- fazenda- irmã- lua- areia
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

7)Separe as sílabas e classifique quanto ao número de sílabas ( monossílaba, dissílaba, trissílaba ou polissílaba):

irmãzinha ---------------------------------------------------------------------------------------------
sol-------------------------------------------------------------------------------------------------------
árvore--------------------------------------------------------------------------------------------------
bicicleta------------------------------------------------------------------------------------------------
flor-------------------------------------------------------------------------------------------------------
anel----------------------------------------------------------------------------------------------------                                                                                                                                               

Atividades de Espanhol

1.    Copie as palavras abaixo, no seu caderno, leia e organize-as observando o alfabeto em espanhol:

NUBE – OJO-  QUESO -  AVIÓN – ZANAHORIA -  TREN – BOTA – XILOFONO – IGLESIA – VIOLÍN- JIRAFA – RATÓN – FLOR -  LEÓN – GUITARRA -  SAPO – CONEJO – UVA – HOJA – DIARIO – MOTOCICLETA – ELEFANTE – PATO – ÑANDÚ –WILLIAN


2.    ORDENE AS LETRAS E DESCUBRA OS DIAS DA SEMANA E OS MESES, EM ESPANHOL.

NIOJU –                                         NESVIER
NESLU-                                              ZOMAR
NEERO-                                      MINGODO
BREFERO –                               TIEMSEPBRE
CIDIBREEM-
BADOSÁ
TUOCBRE –
TESMAR
COLESMIÉR –
VIEMBRENO
OILJU –
VESJUE-
YOMA-
LIBRA-


3.    Descobriu? Agora coloque-os em ordem: dias e meses:

Bom Trabalho!! Faça as atividades com capricho.
Logo estaremos juntos.  #fiquem em casa








Nenhum comentário:

Postar um comentário