segunda-feira, 27 de abril de 2020

ATIVIDADES QUINTO ANO - SEMANA 3


ZOOLÓGICO DO CONTRÁRIO

No zoológico do contrário
os bichos estão passeando,
as pessoas que entram
coisas gozadas vão vendo.

Bem no meio do caminho
a gente vai encontrar
um elefante preocupado
porque está muito magrinho.

Parada no meio da grama,
uma zebra sozinha
está tentando abotoar
seu pijama de bolinha.

E lá mais adiante
coisa incrível de se olhar:
um camelo ensinando
um pato a nadar.

Mas o pato está de boia
com medo de se afogar.

(Masur, 1987) 

1. Leia o texto com atenção e escreva os absurdos que você encontrou.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2. Agora desenhe o zoológico do contrário.













3. Reescreva as frases, conforme as ideias do poema e coloque-as em ordem.

a) zoológico – Coisas – no – estranhas – acontecem.
_________________________________________________________________

b) O – boia - pato – está – de.
_________________________________________________________________

 c) ensinou – O – o – camelo – pato – a – nadar.
_________________________________________________________________

d) muito – magro – está – O – elefante.
_________________________________________________________________


 4. Complete as orações com as palavras abaixo, conforme as ideias do poema.

animais - afogar -  pijama -  elefante - nadar

         A zebra não consegue abotoar seu ___________________. No zoológico do contrário os ___________________ ficam soltos. O ___________________ está preocupado com seu estado físico. O pato tem muito medo de se ___________________, por isso o camelo o ensinou a ___________________.

5. Passe os números abaixo para números romanos:



a) 154=
b) 636=
c) 549=
d) 752=
e) 1478=
f) 3539=
g) 2210=
h) 340=
i) 486=
j) 999=


6. Organize os números abaixo em ordem crescente:
VIII – V – IX – XLV – LXX – LXVI – XXX
_________________________________________________
7. Arme e efetue as multiplicações e verifique se estão certas.

a) 128×5=
b) 237×4=
c) 328×7=
d) 2479×2=
********************************************************************************************************
ATIVIDADES DE ARTES
1)    Escreva no caderno (pode ser no caderno da Prof. Referência): nome, turma e data.

2)    Copie no caderno ou imprima e cole no caderno as questões referentes à imagem da obra da artista Tarsila do Amaral.
3)    Responda todas as 7 questões no caderno.
4)    A questão nº 7 pode ser feita numa folha de ofício, pois envolve o desenho.


A imagem é a reprodução de uma obra (pintura) da artista brasileira Tarsila do Amaral. Ela foi realizada no ano de 1924 e foi chamada de “Carnaval em Madureira”. Agora, analise a imagem e responda as seguintes questões:



1)    Para você, qual será a festa, muito popular no Brasil, que a artista quis retratar na tela da pintura?


2)    Observe a pintura mais uma vez. Quem são essas pessoas? O que elas estão fazendo? Em que local estão?


3)    Em qual parte da imagem vemos pessoas mais idosas e em qual parte há crianças e jovens? Qual é a sua interpretação sobre isso?


4)    Qual é o grupo de cores que fica em evidência na imagem? Primárias? Secundárias? Neutras? Cite as que você conseguir perceber.


5)    Como é a roupa dos personagens retratados? Quantos são e quais são as cores de suas vestimentas?


6)    Descreva o cenário do ambiente da imagem. Ele é interno ou externo? O que tem nele?


7)    Cite o maior número de itens que encontrar na imagem. Escolha alguns deles e tente desenhá-los no caderno ou em uma folha de ofício. Os objetos desenhados precisam ter aparecido na pintura. 

********************************************************************************************************
ATIVIDADE DE ESPANHOL

Escucha la música, complétala luego de memorizarla haz un video cantando una parte de ella si lo quieres puede ser toda la música. Invita a  tu familia a cantarla junto. Observa el sonido de la G y de la LL en la música.
Somos uno- Go Vive a tu manera
De tu mano, poco a poco
Aprendí a __________
Somos uno, somos todos
Contigo, uno _________
Dame ____________, equilibrio
Ganas de bailar
Y rompamos la ley
De la ________________
Sin colores ni banderas
_____________ somos más
Emociones verdaderas
____________ de gritar
Eres __________ del cometa
Que quieres volar
Al ____________ que tú
Me podrás _____________
Y soy
Sonido de tu voz
Y tú
El coro en mi _______________
Entre tú y yo, viento y aire
Puedo sentir como un ave
Entre tú y yo, está la ____________
Puedo sentir que lo sabes
Entre tú y yo, somos parte
Puedo sentirme un _____________
Entre tú y yo y ese instante
Saber que el Sol siempre, siempre, siempre sale
Aprendimos que si duele
Con amor se va
Esta fuerza ____________ y mía
Crece más y más
Si te pierdes, mira al cielo
____________ todo está
Es la luz, la esperanza
Te guiará
Eres alguien en la vida
En quién puedo confiar
Eres fuerza positiva
Posibilidad
Hay momentos que los miedos
Nos hacen dudar
Pero siempre hay una mano
Dispuesta a ayudar
Y soy
Sonido de tu voz
Y tú
El coro en mi canción
Entre tú y yo, viento y aire
Puedo sentir como un ave
Entre tú y yo, está la _______
Puedo sentir que lo sabes
Entre tú y yo, somos parte
Puedo sentirme un _______________
Entre tú y ______ y ese instante
Saber que el Sol siempre, siempre, siempre sale

*********************************************************************************************





Nenhum comentário:

Postar um comentário