Atividades
Língua Portuguesa- 8/6 a 12/6
Correção
atividades texto anterior “Aprendendo o Brasil”
Questões
Questão 1 – Identifique o gênero
do texto lido:
( x ) artigo de opinião
Questão 2 – O autor do texto dialoga
diretamente com o leitor na passagem:
( x ) “[…] imagine-se o
quanto seria importante, para nós mesmos, podermos reconhecer […]”
Questão 3 – Na parte “É pena que
a maioria dessas riquezas ainda não esteja integrada a um planejamento
turístico eficaz e sensato […]”, o autor do texto:
( x
) expõe uma opinião.
Questão 4 – O trecho “[…] o
turismo pode representar um dos mais objetivos caminhos para o Brasil se fazer
conhecer e para os brasileiros se conhecerem a si mesmos.” consiste:
( x ) no principal
argumento apresentado pelo autor ao longo do texto.
Questão 5 – Em “[…] a
pluralidade dos nossos costumes […]”, o pronome “nossos” exprime:
( x ) posse
Questão 6 – Em “Sem falar numa
intensificação da consciência ecológica: todo turismo bem planejado […]”, os
dois-pontos introduzem:
( x ) um comentário
avaliativo sobre a expressão “consciência ecológica”.
Questão 7 – No segmento “[…] mas
ensina a valorizá-las e a conservá-las.”, o termo “las” retoma:
( x ) “as riquezas
naturais”
Questão 8 – Levando-se em consideração
a ideia presente no texto, assinale a conjunção que se encaixaria na lacuna
indicada no fragmento a seguir:
“O
turismo bem empreendido atua como um fator de autoconsciência e integração de
um povo, ________ pessoas de diferentes regiões passam a trocar experiências
[…]”
( x
) pois
Instruções:
a.
Leia atentamente .
b.
Copie no caderno e efetue as atividades propostas..
VISITA
Sobre a
minha mesa, na redação do jornal, encontrei-o, numa tarde quente de verão. É um
inseto que parece um aeroplano de quatro asas translúcidas e gosta de sobrevoar
os açudes, os córregos e as poças de água. É um bicho do mato e não da cidade.
Mas que fazia ali, sobre a minha mesa, em pleno coração da metrópole?
Parecia
morto, mas notei que movia nervosamente as estranhas e minúsculas mandíbulas.
Estava morrendo de sede, talvez pudesse salvá-lo. Peguei-o pelas asas e levei-o
até o banheiro. Depois de acomodá-lo a um canto da pia, molhei a mão e deixei
que a água pingasse sobre a sua cabeça e suas asas. Permaneceu imóvel. É, não
tem mais jeito — pensei comigo. Mas eis que ele se estremece todo e move a boca
molhada. A água tinha escorrido toda, era preciso arranjar um meio de mantê-la
ao seu alcance sem, contudo afogá-lo. A outra pia talvez desse mais jeito.
Transferi-o para lá, acomodei-o e voltei para a redação.
Mas a
memória tomara outro rumo. Lá na minha terra, nosso grupo de meninos chamava
esse bicho de macaquinho voador e era diversão nossa caçá-los, amarrá-los com
uma linha e deixá-los voar acima de nossa cabeça. Lembrava também do açude, na
fazenda, onde eles apareciam em formação de esquadrilha e pousavam na água
escura. Mas que diabo fazia na avenida Rio Branco esse macaquinho voador? Teria
ele voado do Coroatá até aqui, só para me encontrar? Seria ele uma estranha
mensagem da natureza a este desertor?
Voltei ao banheiro e em tempo de evitar que o servente o matasse. “Não faça
isso com o coitado!” “Coitado nada, esse bicho deve causar doença.” Tomei-o da
mão do homem e o pus de novo na pia. O homem ficou espantado e saiu, sem saber
que laços de afeição e história me ligavam àquele estranho ser. Ajeitei-o,
dei-lhe água e voltei ao trabalho. Mas o tempo urgia, textos, notícias,
telefonemas, fui para casa sem me lembrar mais dele.
GULLAR, Ferreira. O menino e o arco-íris e outras crônicas. Para
gostar de ler, 31.São Paulo: Ática, 2001. p. 88-89
1. Ao encontrar um inseto quase
morto em sua mesa, o homem
a.( ) colocou-o dentro de um pote de água.
b.( ) escondeu-o para que ninguém o matasse.
c.( ) pingou água sobre sua cabeça.
d.( ) procurou por outros insetos no escritório.
e.( ) não lhe deu muita importância.
2 . O homem interessou-se pelo
inseto porque
a.( ) decidiu descansar do trabalho cansativo que
realizava no jornal.
b.( ) estranhou a presença de um inseto do mato em plena
cidade.
c.( ) percebeu que ele estava fraco e doente por falta
de água.
d.( ) resolveu salvar o animal para analisar o
funcionamento do seu corpo.
e.( ) era um inseto perigoso e contagioso.
3. Em “Não faça isso com o coitado!”,
a palavra sublinhada sugere sentimento de
a.( ) maldade
b.( ) crueldade
c.( ) desprezo
d.( ) esperança
e.( ) afeição
4. A presença do inseto na
redação do jornal provocou no homem
a.( ) curiosidade científica.
b.( ) sensação de medo.
c.( ) medo de pegar uma doença.
d.( ) lembranças da infância.
e.( ) preocupação com o próximo.
5. Retire do texto:
a.Cinco palavras proparoxítonas acentuadas: ________________________________________
b. três palavras paroxítonas acentuadas terminadas em ditongo: _________________________
c. três vocábulos oxítonos: _______________________________________________________
d. dois monossílabos tônicos acentuados- __________________________________________
e. uma locução adverbial: _____________________________________________________
6.
Classifique o período abaixo em simples ou composto
“É
um inseto que parece um aeroplano de quatro asas translúcidas e gosta de
sobrevoar os açudes, os córregos e as poças de água.[...]
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ESPANHOL
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