segunda-feira, 29 de junho de 2020

ATIVIDADES EDUCAÇÃO INFANTIL - SEMANA 12

SEMANA 12 – EM CASA TAMBÉM É LUGAR DE BRINCAR E APRENDER!
ESSA SEMANA TEMOS MUITAS ATIVIDADES LEGAIS SOBRE NOSSO JEITO DE SER E NOSSO CORPO!
NESTA SEMANA TEMOS VÁRIAS SUGESTÕES DE ATIVIDADES USANDO A IMAGINAÇÃO E MUITA DIVERSÃO NA SUA CASA! CURTAM CADA MOMENTO...
ESTAMOS COM MUITAS SAUDADES!
BOA SEMANA!!!!


VAMOS CONHECER UMA HISTÓRIA MUITO DIVERTIDA?

Já pararam para pensar nas partes do nosso corpo? Todos somos iguais? Temos os mesmos tipos de cabelos? Cor dos olhos?
Coisa boa perceber o quanto podemos ser tão parecidos e tão diferentes!
Para aprender um pouquinho mais, hoje temos uma história divertida e que vai mexer com todos nós. Preparados? Escolham um lugar confortável na casa de vocês e vamos lá!
A história especial de hoje chama-se - “EU SOU ASSIM E VOU TE MOSTRAR” (Autor: Heinz Janisch)

Descrição da atividade: VAMOS NOS DESENHAR?
Descobrimos que temos um corpo, formado por muitas partes: cabeça, braços, mãos, pernas, barriga, olhos, nariz, orelhas, cabelos e um lindo sorriso. Todos nós temos: eu, você e os animais. Mas todas essas partes são iguais? Não, são parecidas. Cada pessoa tem um tom de pele, tamanho, traço pessoal e jeito de ser. 
Agora, com a ajuda de um adulto, pegue um espelho e observe você, as partes do seu corpo, a cor de seus olhos, o seu cabelo... Chame a mamãe, o papai, irmão ou irmã para observar ele no espelho. Observou tudinho?
Pegue uma folha branca e com os materiais gráficos que tiver em sua casa e com o auxílio do nosso ajudante, o “Espelho”, desenhe como você é. “Da cabeça a pontinha dos dedos do pé”. 

Sugestão: Tire uma foto da sua criação e poste a foto deste momento no Facebook marcando a página da EMEF Presidente João Belchior Marques Goulart.


****************************************************************


ü  DIA DO PENTEADO MALUCO! O QUE ACHAM?


Descrição da atividade:
Como está o dia hoje? Como você está se sentindo?
Ah! Isso faz toda a importância na nossa atividade de hoje... Dizem que nosso cabelo segue nosso humor do dia e a temperatura também!!! Já ouviram falar nisso?
E o que acham de aproveitar um dia especial e criar um cabelo maluco? Não importa se o dia está cinza ou se tem muito sol... O que importa é a nossa alegria interna! Precisamos deixar nossos dias leves e coloridos. Então vamos inventar a festa do cabelo maluco!
Peça a ajuda de um adulto para separar os materiais como acessórios de cabelo, rabicós, gel, creme de pentear, brinquedos pequenos que podem enfeitar o seu penteado e o seu melhor ajudante, O ESPELHO!
O desafio é criar um cabelo maluco na frente do espelho! Será que a mamãe, o papai ou os irmãos topam também? Curtam muito este momento, pois criar e imaginar é uma das melhores coisas do mundo.
Cabelos prontos? Coloquem uma música que vocês gostem, dancem e cantem muito... Nada melhor do que ter momentos alegres e leves e nós estamos aqui para juntos nos divertir.
Queremos muito ver o seu vídeo ou a sua foto!!!



Sugestão: Tire uma foto ou grave um vídeo do seu CABELO MALUCO. Poste no Facebook marcando a página da EMEF Presidente João Belchior Marques Goulart.


-------------------------------------------------


ü  VOCÊS JÁ SE OLHARAM NO ESPELHO HOJE? PERCEBERAM O QUANTO ESTÃO CRESCENDO?

Descrição da atividade:
Hoje temos uma atividade divertida e muito afetiva. Convide o papai, a mamãe e revisitem os álbuns fotográficos ou as fotos arquivadas no celular. Procurem juntos:
- 1 foto especial de você quando era bebê;
- 1 foto atual. 
Observem as imagens e vejam:
- O que mudou em vocês?
-Tem alguma semelhança nas fotos?
- Continuam do mesmo tamanho?
- O que aconteceu com seus cabelos?
 Agora, peça para um adulto, dividir uma folha branca em 2 partes. Com os materiais gráficos que tiver em casa (canetinhas, lápis de cor, giz de cera, tinta, etc) registre:
- Na primeira parte, do seu jeitinho e observando a foto que escolheu, faça um desenho de quando era bebê;
- Na segunda parte da folha, quando como você é hoje.

Sugestão: Tire uma foto do seu desenho ou grave um vídeo “contando suas impressões, como percebeu seu crescimento”. Poste no Facebook marcando a página da EMEF Presidente João Belchior Marques Goulart.


---------------------------------------------


ü  COMO É BOM CRESCER...

Descrição da atividade:

Vocês sabiam: enquanto estamos aprendendo, estamos crescendo? Vamos crescer a vida toda!
Vamos descobrir o quanto crescemos? Descubra com a mamãe e o papai qual foi o seu tamanho quando nasceu e sua altura nos dias de hoje (para saber quanto você mede hoje... pegue uma fita métrica ou uma regra). Depois de fazer estas “investigações”, escolha um material para representar seus tamanhos. Podem utilizar barbante, fita, corda etc. Depois observe o quanto você cresceu. Coloque cada medida lado a lado e veja tudo que cresceu desde o dia que nasceu!  

Sugestão: Compartilhe conosco uma foto deste seu crescimento. Você pode estar deitado ao lado. Poste no Facebook e marque a página da EMEF Presidente João Belchior Marques Goulart.


-------------------------------------------



ü  VAMOS BRINCAR?


Descrição da atividade:

Vocês conhecem a música “Cabeça, Ombro, Joelho e Pé”? Sim?
É uma música que mostra as nossas partes do corpo e ainda faz balançarmos o esqueleto todinho! Se você sabe cantar é melhor ainda... Será que a família inteira pode dançar junto e brincar?
Clique no link e coloque a música para acompanhar.... https://www.youtube.com/watch?v=vDee2bF8Xls
Vamos imitar os personagens e aprender as partes do corpo? Não confunda o joelho com pé!
Vamos dançar e cantar até cansar!!!
Agora, temos um outro desafio para a família: Vamos brincar de chefe manda? Chefe manda com as partes do corpo. Cada momento um da família é o chefe e vai mandar os outro que estão brincando a colocar a mão em uma parte do corpo. Os outros não podem errar!!!! Ex: O chefe manda... colocar a mão no nariz! O chefe manda... colocar a mão no pé! O chefe manda... colocar a mão na barriga. Depois muda o chefe!
Essa é uma brincadeira super divertida para aproveitar esses momentos em casa e se divertir com quem mais ama vocês!!!


Sugestão: Compartilhe uma foto ou vídeo da dança e brincadeira! Poste no Facebook e marque a página da EMEF Presidente João Belchior Marques Goulart.,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,


****************************************************************

EDUCAÇÃO FÍSICA



MAMÃE, POSSO IR? | Planneta Educação
Modo de brincar: Primeiro trace duas linhas no chão, com uns 4m de distância entre elas. Alguém é escolhido para ser a mamãe e fica numa das linhas, de costas para os jogadores. Os outros ficam na outra linha, um do lado do outros. Um por um, os jogadores tentam chegar à mamãe, perguntando "mamãe posso ir?".
A mamãe, que está de costas, responde dando ordens que o jogador tem que seguir. Alguém tem de ser o juiz, para ver se as ordens vão ser cumpridas direito.
Se ela mandar dar passos de formiguinha, o jogador dá passos bem pequenos. Passos de canguru são pulinhos. Se ela disser dar passos de cachorro o jogador tem de andar de quatro. A mamãe pode mandar anda pra frente ou para trás, quantos
passos ela quiser. Os jogadores também podem combinar outros tipos de passos.
Ganha quem chegar primeiro até a mamãe.



MEIA, MEIA-LUA, UM - DOIS - TRÊS
Modo de brincar:  Um grupo de crianças fica sobre a linha traçada no chão, e um outro participante se afasta mais ou menos 20 metros.   A criança destacada, de costas para o grupo, conta rapidamente até um número menor que 10, enquanto as outras correm ou andam em sua direção com intuito de alcançá-la.  Ao interromper inesperadamente a contagem e virar-se para o grupo, aquela que for vista em movimento deve retornar à linha traçada, de onde recomeçará. As demais continuam do ponto em que estavam paradas. O jogo terminará quando uma das crianças chegar àquela que fez a contagem, substituindo-a.
 [Fonte - MELLO, Alexandre Moraes de.   Título: Jogos populares infantis como recurso pedagógico de EF. . ., Data da publicação: 1985] disponível em: www.escolaoficinaludica.com.br/brincadeiras/estados/ba.rtf 
Assista o vídeo:
Boa semana, abraços Professora Mariane

Nenhum comentário:

Postar um comentário