1. Copiar el texto
en el cuaderno y complétalo con los posesivos:
El hotel de Acapulco
El verano pasado, mi
familia y yo fuimos a Acapulco. Aunque el hotel era lujoso, las habitaciones
_______________ (de nosotros) eran sencillas. Mis padres tenían una habitación
pequeña, pero la cama _____________ (de ellos) era bastante grande. Mis
hermanos y yo nos quedamos en otra habitación. La habitación __________________
(de nosotros) era amplia y el baño era más cómodo que _____________________ (de
mis padres). La cama _______________ (de mí) era la mejor porque estaba cerca
de la ventana. En general, la vista _________________ (de nosotros) era mejor
que la de mis padres. Es cierto que se escuchaba una música muy fuerte a través
de las paredes _________________ (de nosotros) y nos molestaba un poco tanto
ruido. Mis padres tuvieron más suerte. Los vecinos ____________________ (de
ellos) eran más tranquilos que _____________________ (de nosotros). Sin
embargo, nos divertimos mucho en la habitación ____________________ (de
nosotros).
ENTRETENIMIENTO
2. Accede al sitio
abajo fíjate em los nomres de las frutas a ver cuántas consigues sin volver a
mirarlas :
https://www.youtube.com/watch?v=gScCW_fzcEw
Atividade 1-
Corrija as atividades sobre tipos de textos:
Questão 1
Alternativa “b”.Voltar a questão
Questão 2
Alternativa “c”. Na dissertação de
caráter argumentativo, não basta expor ideias: é necessário explicá-las através
de opiniões e argumentos que convençam o leitor de que a ideia defendida está
correta. Dizemos que é um texto argumentativo porque defende uma tese e
dissertativo porque utiliza explicações para justificar essa tese.Voltar a questão
Questão 3
Alternativa “d”. Os tipos textuais
variam entre cinco e nove modelos, apresentando um número limitado de
características. Diferentemente dos gêneros textuais, os tipos não sofrem a
influência do contexto das atividades comunicativas.Voltar a questão
Questão 4
Alternativa “a”.
Atividade
2 – Copie o texto e as atividades, no caderno, leia o texto para
responder as questões do texto.
Aprendendo o Brasil
Os brasileiros que têm o privilégio de viajar bastante pelo Brasil
estão, o tempo todo, surpreendendo-se com a diversidade de nossos tesouros
naturais e culturais. É pena que a maioria dessas riquezas ainda não esteja
integrada a um planejamento turístico eficaz e sensato, de envergadura
nacional, capaz ao mesmo tempo de explorar e preservar esses polos de atração.
Pense-se nos empregos que se poderiam gerar com a instalação de
equipamentos capazes de oferecer toda a infraestrutura de apoio para uma
efetiva internacionalização do nosso turismo. Ao lado disso, imagine-se o
quanto seria importante, para nós mesmos, podermos reconhecer essa diversidade,
identificar de modo concreto a pluralidade dos nossos costumes, das nossas
linguagens, dos nossos climas, da nossa geografia, da nossa culinária, da nossa
arte popular.
Entre outras vantagens, o turismo bem empreendido atua como um fator de
autoconsciência e integração de um povo: pessoas de diferentes regiões passam a
trocar experiências, a considerar as especificidades dos modos de viver, a
reconhecer a grande variação de valores culturais. Sem falar numa
intensificação da consciência ecológica: todo turismo bem planejado não apenas
expõe as riquezas naturais, mas ensina a valorizá-las e a conservá-las.
Não é nenhum exagero afirmar que o turismo pode representar um dos mais
objetivos caminhos para o Brasil se fazer conhecer e para os brasileiros se
conhecerem a si mesmos.
(Abelardo
Junqueira)
Questões
Questão 1 – Identifique o gênero
do texto lido:
(
) crônica
(
) reportagem
( )
artigo de opinião
Questão 2 – O autor do texto dialoga
diretamente com o leitor na passagem:
(
) “Os brasileiros que têm o privilégio de viajar bastante pelo Brasil […]”
(
) “[…] imagine-se o quanto seria importante, para nós mesmos, podermos
reconhecer […]”
(
) “[…] capaz ao mesmo tempo de explorar e preservar esses polos de atração.”
Questão 3 – Na parte “É pena que
a maioria dessas riquezas ainda não esteja integrada a um planejamento
turístico eficaz e sensato […]”, o autor do texto:
(
) expõe uma opinião.
(
) emite um alerta.
(
) faz uma comparação.
Questão 4 – O trecho “[…] o
turismo pode representar um dos mais objetivos caminhos para o Brasil se fazer
conhecer e para os brasileiros se conhecerem a si mesmos.” consiste:
(
) na tese defendida pelo autor ao longo do texto.
(
) no paralelo estabelecido pelo autor ao longo do texto.
(
) no principal argumento apresentado pelo autor ao longo do texto.
Questão 5 – Em “[…] a
pluralidade dos nossos costumes […]”, o pronome “nossos” exprime:
(
) lugar
(
) posse
(
) tempo
Questão 6 – Em “Sem falar numa
intensificação da consciência ecológica: todo turismo bem planejado […]”, os
dois-pontos introduzem:
(
) uma conclusão sobre a expressão “consciência ecológica”.
(
) uma explicação sobre a expressão “consciência ecológica”.
(
) um comentário avaliativo sobre a expressão “consciência ecológica”.
Questão 7 – No segmento “[…] mas
ensina a valorizá-las e a conservá-las.”, o termo “las” retoma:
(
) “diferentes regiões”
(
) “as especificidades dos modos de viver”
(
) “as riquezas naturais”
Questão 8 – Levando-se em
consideração a ideia presente no texto, assinale a conjunção que se encaixaria
na lacuna indicada no fragmento a seguir:
“O
turismo bem empreendido atua como um fator de autoconsciência e integração de
um povo, ________ pessoas de diferentes regiões passam a trocar experiências
[…]”
(
) pois
(
) por isso
(
) contudo
************************************************************************************************
ATIVIDADE DE MATEMÁTICA
Clique no link abaixo para visualizar as atividades:
************************************************************************************************
ATIVIDADE DE HISTÓRIA
Clique no link abaixo para visualizar as atividades:
*************************************************************************************************
ATIVIDADE DE ARTES
Assunto: DEMOCRACIA
A DEMOCRACIA É ALGO IMPORTANTE POIS GARANTE QUE A SOCIEDADE ESCOLHA SEUS GOVERNANTES E QUE TAMBÉM TENHA SEUS DIREITOS RESPEITADOS.
ATUALMENTE TODOS OS DIAS OUVIMOS FALAR DE PROTESTOS QUE DEFENDEM A DEMOCRACIA JUSTAMENTE PORQUE HÁ GRUPOS QUE PENSAM QUE ALGUNS POUCOS DEVEM MANDAR NO PAIS E O RESTANTE DA POPULAÇÃO OBEDECER SEM QUESTIONAR OU CRITICAS.
Faça uma pequena história em quadrinhos em que duas pessoas conversam sobre o assunto. Uma delas defende a democracia, a outra não. Seja criativo. Tem muita idéia sobre isso. Dê uma pesquisada na internet...
************************************************************************************************
ATIVIDADE DE GEOGRAFIA
Clique no link abaixo para visualizar a atividade:
Nenhum comentário:
Postar um comentário