segunda-feira, 1 de junho de 2020

ATIVIDADES NONO ANO - SEMANA 8

ATIVIDADE DE ESPANHOL

1.  Copiar el texto en el cuaderno y complétalo con los posesivos:

El hotel de Acapulco

El verano pasado, mi familia y yo fuimos a Acapulco. Aunque el hotel era lujoso, las habitaciones _______________ (de nosotros) eran sencillas. Mis padres tenían una habitación pequeña, pero la cama _____________ (de ellos) era bastante grande. Mis hermanos y yo nos quedamos en otra habitación. La habitación __________________ (de nosotros) era amplia y el baño era más cómodo que _____________________ (de mis padres). La cama _______________ (de mí) era la mejor porque estaba cerca de la ventana. En general, la vista _________________ (de nosotros) era mejor que la de mis padres. Es cierto que se escuchaba una música muy fuerte a través de las paredes _________________ (de nosotros) y nos molestaba un poco tanto ruido. Mis padres tuvieron más suerte. Los vecinos ____________________ (de ellos) eran más tranquilos que _____________________ (de nosotros). Sin embargo, nos divertimos mucho en la habitación ____________________ (de nosotros).

ENTRETENIMIENTO

2.    Accede  al sitio abajo fíjate em los nomres de las frutas a ver cuántas consigues sin volver a mirarlas :

https://www.youtube.com/watch?v=gScCW_fzcEw

 

*********************************************************************************************************

ATIVIDADES DE PORTUGUÊS


Atividade 1- Corrija as atividades sobre tipos de textos:

Questão 1

Alternativa “b”.Voltar a questão

Questão 2

Alternativa “c”. Na dissertação de caráter argumentativo, não basta expor ideias: é necessário explicá-las através de opiniões e argumentos que convençam o leitor de que a ideia defendida está correta. Dizemos que é um texto argumentativo porque defende uma tese e dissertativo porque utiliza explicações para justificar essa tese.Voltar a questão

Questão 3

Alternativa “d”. Os tipos textuais variam entre cinco e nove modelos, apresentando um número limitado de características. Diferentemente dos gêneros textuais, os tipos não sofrem a influência do contexto das atividades comunicativas.Voltar a questão

Questão 4

Alternativa “a”.

Atividade 2 – Copie o texto e as atividades, no caderno, leia o texto para responder as questões do texto.
                                                 Aprendendo o Brasil

    Os brasileiros que têm o privilégio de viajar bastante pelo Brasil estão, o tempo todo, surpreendendo-se com a diversidade de nossos tesouros naturais e culturais. É pena que a maioria dessas riquezas ainda não esteja integrada a um planejamento turístico eficaz e sensato, de envergadura nacional, capaz ao mesmo tempo de explorar e preservar esses polos de atração.

    Pense-se nos empregos que se poderiam gerar com a instalação de equipamentos capazes de oferecer toda a infraestrutura de apoio para uma efetiva internacionalização do nosso turismo. Ao lado disso, imagine-se o quanto seria importante, para nós mesmos, podermos reconhecer essa diversidade, identificar de modo concreto a pluralidade dos nossos costumes, das nossas linguagens, dos nossos climas, da nossa geografia, da nossa culinária, da nossa arte popular.

    Entre outras vantagens, o turismo bem empreendido atua como um fator de autoconsciência e integração de um povo: pessoas de diferentes regiões passam a trocar experiências, a considerar as especificidades dos modos de viver, a reconhecer a grande variação de valores culturais. Sem falar numa intensificação da consciência ecológica: todo turismo bem planejado não apenas expõe as riquezas naturais, mas ensina a valorizá-las e a conservá-las.

    Não é nenhum exagero afirmar que o turismo pode representar um dos mais objetivos caminhos para o Brasil se fazer conhecer e para os brasileiros se conhecerem a si mesmos.

(Abelardo Junqueira)

 

Questões

Questão 1 – Identifique o gênero do texto lido:

 

(     ) crônica

(     ) reportagem

(     ) artigo de opinião

 

Questão 2 – O autor do texto dialoga diretamente com o leitor na passagem:

 

(     ) “Os brasileiros que têm o privilégio de viajar bastante pelo Brasil […]”

(     ) “[…] imagine-se o quanto seria importante, para nós mesmos, podermos reconhecer […]”

(     ) “[…] capaz ao mesmo tempo de explorar e preservar esses polos de atração.”

Questão 3 – Na parte “É pena que a maioria dessas riquezas ainda não esteja integrada a um planejamento turístico eficaz e sensato […]”, o autor do texto:

 

(     ) expõe uma opinião.

(     ) emite um alerta.

(     ) faz uma comparação. 

Questão 4 – O trecho “[…] o turismo pode representar um dos mais objetivos caminhos para o Brasil se fazer conhecer e para os brasileiros se conhecerem a si mesmos.” consiste:

 

(     ) na tese defendida pelo autor ao longo do texto.

(     ) no paralelo estabelecido pelo autor ao longo do texto.

(     ) no principal argumento apresentado pelo autor ao longo do texto. 

Questão 5 – Em “[…] a pluralidade dos nossos costumes […]”, o pronome “nossos” exprime:

 

(     ) lugar

(     ) posse

(     ) tempo

 

Questão 6 – Em “Sem falar numa intensificação da consciência ecológica: todo turismo bem planejado […]”, os dois-pontos introduzem:

 

(     ) uma conclusão sobre a expressão “consciência ecológica”.

(     ) uma explicação sobre a expressão “consciência ecológica”.

(     ) um comentário avaliativo sobre a expressão “consciência ecológica”. 

Questão 7 – No segmento “[…] mas ensina a valorizá-las e a conservá-las.”, o termo “las” retoma:

 

(     ) “diferentes regiões”

(     ) “as especificidades dos modos de viver”

(     ) “as riquezas naturais” 

Questão 8 – Levando-se em consideração a ideia presente no texto, assinale a conjunção que se encaixaria na lacuna indicada no fragmento a seguir:

 

“O turismo bem empreendido atua como um fator de autoconsciência e integração de um povo, ________ pessoas de diferentes regiões passam a trocar experiências […]”

(     ) pois

(     ) por isso

(     ) contudo


************************************************************************************************

ATIVIDADE DE MATEMÁTICA

Clique no link abaixo para visualizar as atividades:

MATEMÁTICA

 ************************************************************************************************

ATIVIDADE DE HISTÓRIA

Clique no link abaixo para visualizar as atividades:

HISTÓRIA

*************************************************************************************************

ATIVIDADE DE ARTES

Assunto: DEMOCRACIA 

A DEMOCRACIA É ALGO IMPORTANTE POIS GARANTE QUE A SOCIEDADE ESCOLHA SEUS GOVERNANTES E QUE TAMBÉM TENHA SEUS DIREITOS RESPEITADOS. 

ATUALMENTE TODOS OS DIAS OUVIMOS FALAR DE PROTESTOS QUE DEFENDEM A DEMOCRACIA JUSTAMENTE PORQUE HÁ GRUPOS QUE PENSAM QUE ALGUNS POUCOS DEVEM MANDAR NO PAIS E O RESTANTE DA POPULAÇÃO OBEDECER SEM QUESTIONAR OU CRITICAS. 

Faça uma pequena história em quadrinhos em que duas pessoas conversam sobre o assunto. Uma delas defende a democracia, a outra não. Seja criativo. Tem muita idéia sobre isso. Dê uma pesquisada na internet... 

************************************************************************************************

ATIVIDADE DE GEOGRAFIA

 Clique no link abaixo para visualizar a atividade:

GEOGRAFIA

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário