1) No caderno, escreva com algarismos os seguintes números:
A) Dois mil, quatrocentos e nove = 2.409
B) Sete mil, oitocentos e quarenta =
C) Nove mil, cento e nove =
D) Três mil, setecentos e sessenta e cinco =
E) Cinco mil, novecentos e vinte =
F) Dez mil, trezentos e oito =
G) Quinhentos e onze =
H) Seiscentos e quarenta e cinco =
I) Novecentos e dezenove =
J) Trezentos e cinquenta e quatro =
2) Decomponha os números abaixo e observe o modelo:
125 = 1Centena + 2Dezenas + 5Unidades
A) 188 =
B) 544 =
C) 937 =
D) 419 =
E) 273 =
F) 337 =
G) 812 =
H) 623 =
I) 453 =
J) 542 =
K) 615 =
L) 946 =
M) 716 =
3) Ler, interpretar e resolver os desafios matemáticos a seguir:
A) No sítio, há 220 aves.Deste total, 18 são patos.
O número de galinhas é o dobro do número de patos.
O número de marrecos é o triplo da soma dos patos com as galinhas.
As aves restantes são os gansos.
Quantos gansos há no sítio?
R: ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
B) Para alimentar as galinhas e os patos, o sítio necessita de 36 sacos de ração por mês.
Quantos sacos de ração o sítio necessitará para alimentar os marrecos durante um mês?
R: _______________________________________________
________________________________________________________________
4) Copiar no
caderno e ler com atenção:
ZÉ
DIFERENTE
Zé começa, então, a pensar:
“
Todo mundo é igual, mas não é por causa da roupa parecida, nem pela
comida, que é sempre a mesma em cada região, nem pelos ofícios que milhões
exercem: carpinteiros, motoristas, padeiros, dentistas, livreiros, coveiros.
Não, a gente fica igual quando para de
pensar. Quando só vê o mundo com a opinião dos outros.
É bom, às vezes, ligar o olho e deligar a televisão.”
Zé Diferente fica contente, pois aprendeu que todo mundo é igual e
diferente.
Não pela cor da pele, dos olhos, dos
dentes, nem pela roupa pra frente, nem pelas modas quentes.
Cada um é diferente quando pensa o
mundo e tudo que acontece com uma cuca legal; quando pode fazer a cabeça de
milhões de Zés iguais que ainda não sabem que transformar o mundo só depende de
um pensamento de milhões de Zés diferentes.
Autora: Lucia Pimentel Góes
5) Copiar e completar:
A. Zé começa a
_____________________.
B. Ficamos
__________________ quando ______________ de ____________.
C. É bom, às vezes,
________________ o olho e ____________ a _________________.
D. Cada um é _____________
quando pensa o ______________ e tudo o que acontece com uma ______________
legal.
6) Pinte de amarelo os sinais de pontuação que aparecem no texto.
7) Como é o Zé diferente na sua imaginação?
Faça um desenho bem legal!
********************************************************************************
ATIVIDADE DE ARTES
1) Escreva no caderno
(pode ser no caderno da Prof. Referência): nome,
turma e data.
2) Copie no caderno ou imprima e cole no caderno o pequeno
texto sobre A imagem das poses para
fotografia e pintura.
3) Copie e responda as
perguntas referentes ao texto lido.
A IMAGEM DAS POSES PARA FOTOGRAFIA E
PINTURA
Há muito tempo se posa
para retratos de artistas. Posar
significa ficar parado em uma posição para ser retratado. Pose é um termo que vale tanto para um retrato pintado quanto para
um fotografado. O tempo necessário para posar para uma pintura ou um desenho
geralmente é mais longo. As primeiras fotografias também exigiam que os
retratados ficassem imóveis por um longo tempo, hoje reduzidos a frações de
segundo. Há pessoas que se dedicam à profissão de posar para artistas como
modelos. Observe as imagens e responda:
1)
Quais
são as diferenças entre posar para uma fotografia e para uma pintura?
2)
Quais
são as semelhanças (coisas parecidas) e as diferenças que você percebe entre
cada uma das imagens acima?
3)
Você
já posou para ser retratado?
Nenhum comentário:
Postar um comentário