segunda-feira, 25 de maio de 2020

EDUCAÇÃO INFANTIL - SEMANA 7

SEMANA 07 – EM CASA TAMBÉM É LUGAR DE BRINCAR E APRENDER!
NO MUNDO DAS CORES E COM MUITA IMAGINAÇÃO!
NESTA SEMANA TEMOS VÁRIAS SUGESTÕES DE ATIVIDADES COLORIDAS E DE MUITA DIVERSÃO NA SUA CASA!
BOA SEMANA E CONTINUEM EM CASA!!!!

ü     ESTA SEMANA TEMOS UMA HISTÓRIA MUITO ESPECIAL PARA A LEITURA EM FAMÍLIA!
Com a ajuda de um adulto, vamos ler esta história que fala muito sobre os sentimentos? Convide sua família...

Essa semana vamos conhecer uma história especial: a história de uma menina, que encontra um monstrinho todo colorido e um pouco confuso. Ele anda triste e não sabe como dizer isso para as pessoas. Eles se tornam grandes amigos.
Clique no link abaixo e veja a HISTÓRIA O Monstro das Cores (AUTORA: ANNA LLENAS)




A história O MONSTRO DAS CORES também pode ser assistida de uma forma diferente no YouTube: https://youtu.be/5dYNbRHJ15Q

Refletindo sobre a história:
·         Você gostou da história?
·         Você já sentiu os sentimentos que vimos na história?
  • Como você está se sentindo hoje?

Descrição da atividade:

Todos os dias quando acordamos temos diversos pensamentos e sentimentos. Tem dia que acordamos mais animados, outros dias mais pensativos ou mesmo sem querer conversar muito. Algumas vezes não conseguimos expressar o que estamos sentindo, ficamos chateados; outras alegres, com vontade de cantar, sair correndo.
E assim acontece com todas as pessoas! Todas as pessoas têm sentimentos. Não precisamos ficar tristes de às vezes não sentir vontade de brincar ou mesmo de preferir ficar mais quietinho. Agora, vamos convidar vocês a refletir sobre como estão se sentindo hoje. Ao acordar, saíram da cama e pensaram em algo?
Vamos pensar: como estão se sentido hoje? Converse com quem estiver por perto, sobre como estão se sentindo hoje e qual a cor que esse sentimento corresponde lá na história “Monstro das Cores”. Será que hoje acordei brilhante como o amarelo? Mais calmo como as folhas verdes? Com medo? Pensem sobre este sentimento e procure nas roupas ou mesmo acessórios da mamãe algo da cor do sentimento que está hoje! Vistam-se da cor, faça um desfile!

Sugestão: Se puder, tire uma foto e compartilhe conosco no Facebook marcando a página da EMEF Presidente João Belchior Marques Goulart.

--------------------------------------------------

ü  VAMOS CONSTRUIR NOSSOS MONSTRINHOS

O que acham de construir os seus monstrinhos? E será um material muito fácil de encontra-lo!!!

Vamos precisar:
-  7 rolos de papel higiênico
-  Materiais gráficos (lápis de cor, canetinhas, giz de cera, tintas para a pintura das cores das emoções: amarelo, azul, vermelho, preto, verde, rosa e também o branco)
-  Pincel, cotonete ou dedinhos da sua mão para pintar.


Com a ajuda de um adulto, vamos construir os monstrinhos das cores e dos sentimentos?
1º passo - Pegue os rolos de papel higiênico e em uma das extremidades do rolo, dobre uma e outra vez. Dessa forma fazemos o formato da cabeça, com as duas orelhas.
2º passo - Pinte cada um com uma das cores. Relembre cada sentimento e cada cor representada.
3º passo - Com canetinhas pode criar rostinhos para cada monstrinho.

Sugestão: Quer compartilhar conosco? Poste a foto dos seus monstrinhos no Facebook marcando a página da EMEF Presidente João Belchior Marques Goulart.

---------------------------------------------


ü     vamos colorir nossos momentos?

Descrição da atividade:
O convite é para trabalhar com as cores de uma maneira diferente. O que acha de realizar diferentes registros gráficos e colagens utilizando somente uma? Para cada sentimento vamos fazer uma arte diferente. Você pode escolher materiais gráficos ou colagens. Pode usar revistas e recortar (ou rasgar) pequenos pedaços de cada cor.
Vamos precisar:
- 6 folhas brancas;
- Revistas, encartes de supermercado;
- Materiais gráficos (lápis de cor, canetinhas, giz de cera, tintas para a pintura das cores das emoções: amarelo, azul, vermelho, cinza ou preto, verde, rosa).
Lembrando: Cada folha deve conter somente uma cor em cada folha. Cada uma deve representar um sentimento!

Sugestão: Tire fotos dos seus registros gráficos e poste no Facebook marcando a página da EMEF Presidente João Belchior Marques Goulart.


-------------------------------------------------



ü     VAMOS CANTAR, DANÇAR E FALAR DE NOSSOS SENTIMENTOS?

Convide algum familiar para conversar sobre os seus sentimentos! Pergunte sobre como esse adulto demonstra o que sente ? Se alguma vez já chorou e que faz que o deixa muito feliz?
 Escolha um local da casa em que possam sentar confortavelmente e vamos ouvir e cantar essa linda música do Mundo Bita!


Vamos cantar juntos?
Aqui está a letra da música e o link do YouTube para acompanhá-la, mas se você não pode ter acesso ao Youtube, não tem problema!!!!! Cante e encante com a ajuda do adulto que estiver com você.


SINTO O QUE SINTO
(Mundo Bita)

Sinto muito, mas eu sinto o que sinto (Eu sinto)
O meu coração não sabe se esconder (Não sabe)
Não consigo escolher o que é que eu sinto (Uh-hu-hu)
Mas me cabe decidir o que fazer
Logo cedo, a mágica do sono me enfeitiçou
Sai pra lá, preguiça! Nem dei bola pro desânimo
Papo de família reunida, sempre sinto amor
Até me embaraço nas palavras, fico tímido
Em cada tropeço que a gente dá
A calma deve ser a porta pra raiva não entrar
E caso a inveja queira aparecer
Deixa ela falando sozinha, bem longe de você
Sinto muito, mas eu sinto o que sinto (Eu sinto)
O meu coração não sabe se esconder (Não sabe)
Não consigo escolher o que é que eu sinto (Uh-hu-hu)
Mas me cabe decidir o que fazer
Quando fico triste, sei um bom remédio pra curar
Gargalhadas de um amigo nunca…


Descrição da atividade:

Vamos precisar:
- 1 espelho;
- Folhas brancas (pedaços);
- Materiais gráficos (lápis de cor, canetinhas, giz de cera, tintas).

Você sabia que cada sentimento que descobrimos na história do monstrinho das cores, pode ser expresso também pelo nosso rosto, com as expressões faciais.
Para começar, convide um familiar para brincar com você na frente do espelho. Seria muito legal se toda a família participasse... Se estamos felizes, como podemos demonstrar esse sentimento no espelho? Represente cada emoção “do seu jeitinho diante do espelho”.
Após a brincadeira em frente ao espelho, vamos desenhar? Pegue pedaços de papéis e após observar o seus rostos em cada expressão, desenhe. Desenhe o rosto feliz! O rosto triste! O rosto com raiva! Como é nossa expressão de calmo? E de medo? E com amor?

Sugestão: Queremos ver tudo! Tire fotos de algum desses momentos e poste no Facebook marcando a página da EMEF Presidente João Belchior Marques Goulart.

---------------------------------------------

ü     VAMOS CRIAR UM EMOCIOMETRO?

COMO VOCÊ E SUA FAMÍLIA ESTÁ SE SENTINDO HOJE?

Descrição da atividade:
Vamos criar um emociometro com os rostinhos que desenhamos na última atividade?
Sabem aqueles rostos que vocês observaram no espelho e depois desenharam? Vamos utilizá-los e criar um emociometro?
Vamos precisar:
- 3 folhas brancas;
- Cola;
- Materiais gráficos (lápis de cor, canetinhas, giz de cera, tintas para a pintura das cores das emoções: amarelo, azul, vermelho, cinza ou preto, verde, rosa).
- Prendedores de roupa (madeira)

Modo de fazer:
Cole as folhas brancas na vertical, uma em cima da outra (conforme exemplo abaixo). Após cole uma em baixo da outra as carinhas e pinte-as com as cores correspondentes dos sentimentos (Amarelo=feliz, Vermelho= raiva, Cinza=medo, Azul=triste, Verde=calmo, Rosa=amor).
Pegue prendedores de roupa e em cada prendedor escrever o nome das pessoas que moram na sua casa. Peça para o adulto que estiver te ajudando escrever os nomes.
Procure uma parede de sua casa que possa colar o emociometro. Cole na parede e todos os dias chame alguém para colocar o prendedor com o nome no rostinho que corresponde em como está se sentindo no dia. Você também, todos os dias, coloque o prendedor com o seu nome no rostinho que corresponde a como está se sentindo.
Exemplos:

*********************************************************************
ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Clique no link abaixo para visualizar a atividade:





Nenhum comentário:

Postar um comentário