segunda-feira, 25 de maio de 2020

ATIVIDADES NONO ANO - SEMANA 7



ATIVIDADE DE ESPANHOL

Copiar y hacer la actividad en el cuaderno.


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ATIVIDADE DE PORTUGUÊS

Copie e leia quais são os diversos tipos de textos que você encontra no seu dia-a-dia:


As tipologias textuais, também chamadas de tipos textuais ou tipos de texto, são as diferentes formas que um texto pode apresentar, visando responder a diferentes intenções comunicativas.
Os aspectos constitutivos de um texto divergem mediante a finalidade do texto: contar, descrever, argumentar, informar,… 
Diferentes tipos de texto apresentam diferentes características: estrutura, construções frásicas, linguagem, vocabulário, tempos verbais, relações lógicas, modo de interação com o leitor,…
Podemos distinguir os seguintes tipos textuais:
  • Texto narrativo;
  • Texto descritivo;
  • Texto dissertativo (expositivo e argumentativo);
  • Texto explicativo (injuntivo e prescritivo).
É de salientar que um único texto pode apresentar passagens de várias tipologias textuais.
Texto narrativo
A principal finalidade de um texto narrativo é contar uma história através de uma sequência de ações reais ou imaginárias. A narração da história é construída à volta de elementos narrativos, como o espaço, tempo, personagem, enredo e narrador.
Exemplos de texto narrativo:
  • romances:
  • contos;
  • fábulas;
  • depoimentos;
  • relatos;
  • ...
Texto descritivo
A principal finalidade de um texto descritivo é apresentar a descrição pormenorizada de algo ou alguém, levando o leitor a criar uma imagem mental do objeto ou ser descrito. A descrição pode ser mais objetiva ou mais subjetiva, focando apenas aspectos mais importantes ou também detalhes específicos.
Os textos descritivos não são, habitualmente, textos autônomos. O que acontece mais frequentemente é a existência de passagens descritivas inseridas em textos narrativos, havendo uma pausa na narração para a descrição de um objeto, pessoa ou lugar.
Exemplos de texto descritivo:
  • folhetos turísticos;
  • cardápios de restaurantes;
  • classificados;
  • ...
Texto dissertativo (expositivo e argumentativo)
A principal finalidade de um texto dissertativo é informar e esclarecer o leitor através da exposição rigorosa e clara de um determinado assunto ou tema.
Os textos dissertativos podem ser expositivos ou argumentativos. Um texto dissertativo-expositivo visa apenas expor um ponto de vista, não havendo a necessidade de convencer o leitor. Já o texto dissertativo-argumentativo visa persuadir e convencer o leitor a concordar com a tese defendida.
Exemplos de texto dissertativo-expositivo:
  • enciclopédias;
  • resumos escolares;
  • jornais;
  • verbetes de dicionário;
  • ... 
Exemplos de texto dissertativo-argumentativo:
  • artigos de opinião;
  • abaixo-assinados;
  • manifestos;
  • sermões;
  • ...
Texto explicativo (injuntivo e prescritivo)
A principal finalidade de um texto explicativo é instruir o leitor acerca de um procedimento. Fornece uma informação que condiciona a conduta do leitor, incitando-o a agir.
Os textos explicativos podem ser injuntivos ou prescritivos. Os textos explicativos injuntivos possibilitam alguma liberdade de atuação ao leitor, enquanto os textos explicativos prescritivos exigem que o leitor proceda de uma determinada forma.
Exemplos de texto explicativo injuntivo
  • receitas culinárias;
  • manuais de instruções;
  • bula de remédio;
  • ...
Exemplos de texto explicativo prescritivo:
  • leis;
  • cláusulas contratuais;
  • edital de concursos públicos;
  • ...
Tipos textuais e gêneros textuais
Tipos textuais e gêneros textuais são duas categorias diferentes de classificação textual.
Os tipos textuais são modelos abrangentes e fixos que definem e distinguem a estrutura e os aspectos linguísticos de uma narração, descrição, dissertação e explicação. 
Os gêneros textuais concretizam esses aspectos gerais em situações cotidianas de comunicação. São textos flexíveis e adaptáveis que apresentam um intenção comunicativa bem definida e uma função social específica, adequando-se ao uso que se faz deles.
Exemplos de gêneros textuais
  • romance;
  • conto;
  • crônica;
  • notícia;
  • carta;
  • receita;
  • manual de instruções;
  • regulamento;
  • relato de viagem;
  • verbete de dicionário;
  • artigo de opinião;
  • ...


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ATIVIDADE DE HISTÓRIA


Atividade para o 9º Ano – sétima semana (25 a 29 de maio)

Queridas alunas e alunos, estas são as tarefas de História para a nossa sétima semana de atividades domiciliares. Nossa atividade é composta de dois itens: um texto e 20 questões Verdadeiro ou Falso (há uma nova exigência no exercício proposto na atividade – leiam com atenção ao enunciado das questões). O assunto que estudaremos nesta semana é a Revolução Russa.

Leitura:

A Revolução Russa (1917-1922)

A Rússia (na época chamado de Império Russo) foi o primeiro país do mundo a instalar um regime socialista baseado nos princípios do marxismo/socialismo científico, doutrina filosófica e política elaborada por Karl Marx (1818-1883) e Friedrich Engels (1820-1895) na segunda metade do século XIX.
Esse regime foi estabelecido em novembro de 1917 (de acordo com o calendário Gregoriano, embora no calendário Juliano, que era seguido na Rússia na época, ainda era outubro quando ocorreu a tomada do palácio do czar pelos revolucionários), no auge de um processo revolucionário que em fevereiro derrubara a Monarquia Czarista, substituindo-a inicialmente uma Monarquia Constitucional.
A conjuntura que proporcionou a eclosão da Revolução de Outubro de 1917 (pois apesar das questões sobre as diferenças de calendário, esse é o nome que a Revolução Russa ganhou na história) é determinada pois dois fatores.
O primeiro refere-se a uma questão estrutural: o modelo antiquado e feudal da Monarquia Czarista. Aqui vale fazer uma explicação sobre a palavra Czarista (que já apareceu duas vezes no texto). Ela deriva da palavra  russa Czar, que por sua vez vem da palavra latina César. O termo Czar era usado pelos russos para denominar os seus imperadores desde o início do século XVI (Ivan IV, também conhecido como Ivan, o Terrível foi o primeiro imperador russo a utilizá-lo). Mas voltemos para o primeiro fator que provocou a ocorrência da Revolução. A Rússia do século XIX conservava nítidas características feudais na sua economia, nas relações de poder e na estrutura social. A servidão feudal foi abolida apenas em 1861, no contexto das reformas liberais promovidas pelo Czar Alexandre II. Mesmo com a extensão dos direitos de cidadania para os camponeses, com a possibilidade inclusive de que eles pudessem adquirir as terras em que trabalhavam, em 1881, quando Alexandre II foi assassinado, cerca de 40% das terras cultiváveis da Rússia ainda estavam nas mãos da nobreza.
Em 1894, subiu ao trono russo o Czar Nicolau II. O país permanecia uma monarquia absolutista, como já o era desde o século XVI. A nobreza controlava as terras, e a grande maioria da população - mais de 80% - estava ligada direta ou indiretamente à terra. Fome, miséria, insatisfação social e intensa repressão marcaram a vida das russas e russos no final do século XIX e início do século XX.
Com uma economia essencialmente agrária, a Rússia tinha poucas indústrias; a maior parte dela pertencia a proprietários estrangeiros, principalmente franceses, ingleses, alemães e belgas.
A enorme concentração de terras e de riqueza fizeram com que as revoltas aumentassem a partir de 1905, após a derrota da Rússia para o Japão na guerra pela posse de territórios no norte do continente asiático. Insatisfeitos, os trabalhadores das grandes cidades, a classe média e os camponeses sem terra iniciaram uma série de revoltas que resultaram em uma repressão sangrenta por parte das tropas czaristas. A insatisfação seguiu crescendo e a repressão acompanhou-a, até que em 1917, em meio a Primeira Guerra, explodiu em conflitos abertos em diversas regiões do país, mas principalmente nas grandes cidades russas.
O segundo fator de grande influência na Revolução Russa de 1917 foi a própria Primeira Guerra, iniciada em 1914. aqui é preciso recuperar as atividades da semana anterior (a sexta) e compreender o papel do Império Russo nos conflitos. A tecnologia superior do Império Alemão provocou imensas perdas no numeroso, mas antiquado, exército russo. As derrotas na guerra, acompanhadas da situação que piorava no interior do país, aumentavam a insatisfação da população. Sem saída para resolver as tensões, o Czar Nicolau II aumentava impostos e promovia alistamentos obrigatórios para recompor as forças armadas russas.
Em fevereiro de 1917, juntamente com a crise determinada pelas derrotas e mortes nos campos de batalha da Primeira Guerra, e após uma série de manifestações, ocorreram as Reformas Constitucionalistas. Elas foram conduzidas pelos Mencheviques, partido moderado, que representava a burguesia e os setores conservadores e capitalistas insatisfeitos com absolutismo do Czar. Comandando a Duma, que é a assembleia de representantes da Rússia de então, os Mencheviques criaram um governo provisório liberal e impuseram ao Czar uma constituição. Até o mês de outubro a Rússia foi uma Monarquia Constitucional.
Em outubro de 1917 o partido progressista e radical, os Bolcheviques, iniciaram um movimento revolucionário.                O líder da Revolução Russa foi VIadimir llich Lenin, auxiliado por Leon Trotski, Josef Stalin e outros militantes do Partido Bolchevique (que também tinham ao seu lado os Socialistas de Esquerda e os Anarquistas). Logo depois de assumir o poder, os Bolcheviques instauraram um governo provisório, no qual o órgão mais importante era o Conselho dos Comissários do Povo, espécie de Conselho de Ministros.
Entre o final de 1917 e o início de 1918 uma das principais decisões dos Bolcheviques foi assinar um tratado de paz em separado com as Potências Centrais (Império Alemão, Império Austro-húngaro, Império Otomano, Reino da Bulgária) e deixar os combates da Primeira Guerra. Em 3 de março de 1918 na cidade de Brest-Litovski, na Bielorrússia foi assinado um tratado que impôs pesadas perdas para a Rússia, que cedeu para o Império Alemão importantes territórios até então sob seu domínio (a Estônia, a Lituânia, a Ucrânia, a Polônia, a Finlândia e a própria Bielorrússia). Cerca de um terço da sua população, metade das suas indústrias e 90% das minas de carvão foram perdidas pelos russos com esse tratado.
Internamente, o governo revolucionário, dirigido por Lenin, tomou imediatamente diversas medidas destinadas a modificar totalmente a sociedade russa, visando conduzi-la no caminho do Socialismo. Entre as principais medidas, destacaram-se:
·      reforma agrária e fim da propriedade privada da terra;
·      extinção de todos os títulos de nobreza;
·      desapropriação de indústrias, bancos e grandes estabelecimentos comerciais, que passaram para o                                             Estado;
·      nacionalização dos bancos e dos investimentos estrangeiros;
·      criação do Exército Vermelho, com a finalidade de garantir a Revolução;
·      instituição do Partido Comunista, o antigo Partido Bolchevique, como único partido do país; o sistema de partido único instalou na Rússia a chamada ditadura do proletariado, ou seja, o governo dirigido pelos trabalhadores (que em escritos tanto de Kal Marx, Friedrich Engels como de Lenin, seria uma etapa de transição entre a derrubada do Estado burguês, com o proletariado – ou classe trabalhadora – assumindo o controle da produção capitalista e os instrumentos estatais, e que criaria as condições para a criação e estabelecimento efetivo Comunismo).
Todos esses itens constaram da Constituição Provisória de 1918.
O governo de Lenin enfrentou logo forte oposição dos setores ligados ao antigo regime czarista. Militares, nobres, elementos da burguesia (industriais, banqueiros, comerciantes), começaram a atacar o novo regime, contando com o apoio militar de outros países (França, Inglaterra, Japão, Estados Unidos). Teve lugar então uma prolongada Guerra Civil, que causou milhões de mortos – vítimas não apenas da guerra, mas principalmente da fome, pois a produção agrícola caiu assustadoramente, e o sistema de abastecimento ficou totalmente desorganizado. A Guerra Civil só terminou em 1921, quando o Exército Vermelho, comandado por Trotski, derrotou os últimos contingentes contra-revolucionários .       Em fevereiro daquele ano, o governo criou a Comissão Estatal de Planejamento Econômico (Gosplan), cujo objetivo era centralizar o planejamento e a execução da política econômica.
Como a Guerra Civil tinha devastado o país e a fome atingia grande parte da população, o governo decidiu abandonar momentaneamente os rígidos princípios do socialismo, que deveriam demorar um certo tempo para dar frutos, e voltar a utilizar algumas formas de produção capitalistas, que vigoravam antes da Revolução. Assim, foram autorizadas certas atividades econômicas particulares no campo e na cidade. Os agricultores podiam comercializar seus produtos; comerciantes podiam abrir pequenos estabelecimentos; pequenas fábricas podiam ser dirigidas por particulares; eram admitidas diferenças de salários; o capital estrangeiro podia ser investido no país. Essas medidas receberam o nome de Nova Política Econômica (NEP) e, graças a elas, a produção se normalizou em parte e a fome diminuiu.
Em dezembro de 1922, foi fundada a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), uma federação que reunia sete repúblicas: Rússia, Transcaucásia, Ucrânia, Rússia Branca, Uzbequistão, Turquemenistão e Tadiquistão.
Em julho de 1923 entrou em vigor uma nova Constituição, que estabeleceu como órgão de governo mais importante o Soviete Supremo (em russo a palavra soviet significa conselho), composto por delegados de todas as repúblicas, encarregados da escolha do Conselho Executivo. A partir de então a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas começa uma nova fase histórica, com as estruturas revolucionárias consolidadas e buscando as condições para a criação do Comunismo.

Questões:

Marque Verdadeiro (V) ou Falso (F) nas questões abaixo, sabendo que elas se referem ao texto acima. Nas questões marcadas com Falso (F) reescreva em seu caderno de História a frase com as correções necessárias para que ela se torne Verdadeira (V).

1.  (   ) A Revolução Russa foi a experiência histórica de tentar colocar em prática as ideias do marxismo/socialismo científico na Rússia no final do século XX.
2. (    ) Um dos fatores que promoveram a Revolução Russa foi a atrasada Monarquia Czarista.
3.  (    ) A Revolução Russa também é conhecida como Revolução de Outubro, por conta de ter ocorrido no mês de outubro de 1917.
4.  (    ) A origem da palavra Czar está em uma outra palavra russa que significa Rei.
5.  (    ) O primeiro governante russo a usar o título de Czar foi Ivan IV, ainda no século XVI.
6. (    ) A Monarquia Czarista da Rússia tinha, em meados do século XIX, características feudais que acentuavam a pobreza e concentravam a riqueza, as terras e o poder nas mão de uma pequena parte da população, a nobreza.
7. (    ) A enorme pobreza, a fome e as precárias condições da população camponesa russa não foram um elemento importante para o crecimento da insatisfação com a monarquia czarista.
8. (    ) As disputas imperialistas e as derrotas da Rússia czarista para o Japão no início do século XX      aumentaram a intensidade das revoltas contra a Monarquia Czarista.
9. (    ) A Primeira Guerra foi um outro fator importante para o acontecimento da Revolução Russa em 1917.
10. (    ) Os revolucionários russos esperaram o final da Primeira Guerra para depois iniciarem os movimentos que pusseram fim à Monarquia Czarista.
11. (    ) Antes da Revolução de Outubro ocorreu uma outra Revolução na Rússia, a revolução de Fevereiro.
12. (    ) Na Revolução Fevereiro os revolucionários foram conduzidos pelo Partido Menchevique, que  propõs a substituição da Monarquia Czarista por uma Monarquia Constitucional.
13. (    ) Os Mencheviques eram defensores do socialismo e da participação da população no controle da política russa.
14. (    ) O descontentamento da população russa com a participação do país na Primeira Guerra e suas consequências – aumento de impostos, aumento da fome, aumento dos preços, aumento das mortes – foi fundamentall para o desencadear do processo revolucionário em 1917.
15. (    ) A conquista do poder pelos Bolcheviques, em outubro de 1917, significou a vitória do partido progressista e radical, que defendia os interesses da população mais pobre da Rússia.
16. (    ) A saída da Rússia da Primeira Guerra foi uma das principais medidas que os Bolcheviques            tomaram logo após assumirem o controle político, entre o final de 1917 e o início de 1918.
17. (    ) O tratado firmado entre a Rússia e as Potências Centrais, em 1918, foi muito vantajoso para a Rússia, que conseguiu aumentar seus domínios territoriais e suas riquezas.
18. (    ) Reforma agrária, extinção dos títulos de nobreza, desapropriação das indústrias, nacionalização dos bancos e criação do Exército Vermelho foram mudanças feitas pelos Bolcheviques que visavam transformar a sociedade e a economia russas, com a pretensão de acabar com as desigualdades e com as injustiças.
19. (    ) Após a saída da Rússia da Primeira Guerra a situação no interior do país ficou calma e os revolucionários não tiveram nenhum problemas para conduzirem as mudanças que desejavam.
20. (    ) A ditadura do proletariado não seria uma etapa de transição entre a derrubada do Estado burguês, com o proletariado – ou classe trabalhadora – assumindo o controle da produção capitalista e os instrumentos estatais, e que criaria as condições para a criação e estabelecimento efetivo Comunismo.

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ATIVIDADE DE FILOSOFIA




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ATIVIDADE DE GEOGRAFIA

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