segunda-feira, 4 de maio de 2020

ATIVIDADES NONO ANO - SEMANA 4

ATIVIDADE DE PORTUGUÊS

Cartunistas gaúchos recorrem à arte para ajudar campanha contra o Coronavírus

Obras relembram público da importância de medidas de prevenção, como lavar bem as mãos e permanecer em casa

Na ponta do lápis, uma resposta contra o Coronavírus: por todo o mundo, artistas se unem para criar obras que informam a população sobre medidas de prevenção à covid 19. No Rio Grande do Sul não é diferente, ainda mais ao passo que aumentam os casos no Estado, assim como a recomendação para que todos permaneçam em casa sempre que possível. 
O artista Felipe Constant, natural de Uruguaiana, chegou a produzir uma série de ilustrações que destacam desde a forma correta de lavar as mãos até a necessidade de não dividir o chimarrão pelos próximos dias. 
— É dever civil cada um ajudar e fiscalizar nesse momento! Mas mais importante que meus desenhos, são os cuidados que estou tomando para não me contaminar, isso é que importa — afirmou o artista.
Já Rafael Correa, de Rosário do Sul, preferiu recorrer ao bom humor em seus últimos cartuns. Disponíveis no Instagram, eles brincam com a necessidade de isolamento social, em textos como "Os antissociais sobreviverão" e "Oi, sumida, por causa do coronavírus acho melhor tu continuar sumida". 
Alexandre Beck, criador do personagem Armandinho, também abordou o coronavírus em suas últimas tirinhas. Além de destacar a importância de ter cuidados para manter a salvo pessoas do grupo de risco, o cartunista também fez críticas em seus trabalhos. Em uma das publicações, destaca a importância do Sistema Único de Saúde (SUS) e de pesquisas para evitar este tipo de pandemia.








E, ENTÃO, O QUE VOCÊ ACHOU DAS IMAGENS? VOCÊ ACHA QUE ESTAS IMAGENS AJUDAM NA COMPREENSÃO DAS PESSOAS A RESPEITO DO COVID?
CRIE, VOCÊ, UMA CHARGE, TIRINHA, IMAGEM PARA CHAMAR A ATENÇÃO DA POPULAÇÃO SOBRE OS CUIDADOS COM O CORONAVíRUS! SEJA CRIATIVO! SE POSSÍVEL, PINTE, FAÇA EM UMA FOLHA BRANCA PARA SER EXPOSTA NA ESCOLA ASSIM QUE RETORNARMOS!
UM GRANDE ABRAÇO 

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ATIVIDADE DE MATEMÁTICA


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ATIVIDADE DE HISTÓRIA

Atividade para o 9º Ano – terceira semana

Queridas alunas e alunos, estas são as tarefas de História para a nossa terceira semana de atividades domiciliares.

Leitura:
O Imperialismo e o Neocolonialismo

No final do século XIX, especialmente depois de 1870, o capitalismo avançou muito, tanto na economia, como na política nacional e internacional, e também no que diz respeito às relações sociais. Uma Nova Ordem começava a se estabelecer. Tudo isso colocava em confronto os interesses das nações. O centro econômico do mundo capitalista era a Europa, em particular o Reino Unido (que comumente chamamos de Inglaterra, onde estavam instaladas as principais regiões industriais e onde se encontrava o centro das decisões políticas e econômicas, mas esta nação era também formada pela Escócia, País de Gales e Irlanda – que se dividiria em 1922, com a parte sul da Ilha da Irlanda tornando-se um país independente, a República da Irlanda. Para conhecer melhor o tema da independência da Irlanda consultar em https://pt.wikipedia.org/wiki/Guerra_de_Independ%C3%AAncia_da_Irlanda. Acesso em: 1 de maio de 2020). Desde o final do século XVIII o Reino Unido comandava a economia mundial através da Industrialização e da constituição de um imenso Império Colonial, que tinha possessões em todos os continentes (veja um mapa do Império Britânico de 1886 em https://i.imgur.com/Iycj2Im.jpg. Acesso em: 1 de maio de 2020).  França, Alemanha e Itália vinham logo depois, com grande desenvolvimento industrial. Na Europa, no entanto, também havia países que conservavam poder e territórios extensos, mas tinham estruturas políticas, econômicas e sociais arcaicas, baseadas em modelos quase medievais. Eram chamados de Grandes Impérios: o Império Russo, o Império Austro-Húngaro (cujo o centro ficava na Áustria, mas englobava todo o leste da Europa, como a Hungria, a Bósnia, a Croácia, a Eslovênia e a Eslováquia, num conjunto multicultural e multilinguístico) e o Império Otomano (com domínios territoriais que iam do norte da África, passando pelo Oriente Médio e Ásia, cujo centro político ficava na Turquia e chegava até a parte mais oriental da Europa, na Península Balcânica. Veja o mapa da Europa em 1900 em http://europahistorica.blogspot.com/2013/03/europa-1900-dc.html. Acesso em: 1 de maio de 2020). Portugal e Espanha também figuravam na lista por conta dos territórios que ainda mantinham de seus antigos impérios coloniais.
Modernos ou arcaicos,todos esses países tinham pretensões políticas e econômicas em relação ao controle das novas terras e mercados nos demais continentes. Apenas um lugar estava fora do seu alcance: os Estados Unidos. Desde meados do século XIX os Estados Unidos tinham se lançado em uma escalada de crescimento econômico, primeiro voltada para o seu interior, com a abolição da escravidão e com a conquista do oeste. No final do século XIX os Estados Unidos, já fortalecidos, iniciavam uma expansão, conquistando na América as últimas possessões espanholas (Cuba e Porto Rico), e na Ásia as Filipinas (que também eram uma colônia espanhola, último traço do seu império colonial naquele continente).
A África, a Ásia representavam regiões abertas à exploração. Seus territórios foram ocupados e suas populações foram exploradas pelas potências européias. Dessas colônias eram extraídas matérias-primas e bens de consumo, como os tecidos que os ingleses importavam da Índia. Nessas regiões também se constituíram grandes mercados consumidores dos produtos industrializados exportados pelas metrópoles.
As disputas entre as potências europeias por territórios acabaram gerando conflitos. Não somente pelos interesses nas regiões coloniais, mas as potências europeias também transferiam para as áreas coloniais as suas rivalidades na Europa. Um importante evento no marco do Imperialismo e do Colonialismo no final do século XIX foi a realização da Conferência de Berlim, entre novembro de 1884 e fevereiro de 1885. Nela foram delimitadas as regras e acordos para a efetiva ocupação da África pelas potências europeias. O principal resultado da Conferência foi a chamada partilha da África, que “oficializou” o Neocolonialismo, que resultou na extensa exploração econômica de colônias africanas pelos países europeus. Na Ásia esse processo também ocorreria e regiões, como a China e a Indochina (região onde hoje se localizam países como Vietnam, Laos, Cambodja, Malásia e Myanmar, Singapura e Tailândia) seriam os principais alvos da cobiça das nações europeias, com a companhia do Japão e dos Estados Unidos, novas potências que se industrializavam e que consideravam o espaço do Oceano Pacífico como sua área de influência.
Os mapas contemporâneos dos continentes africano e asiático ainda hoje refletem as divisões herdadas do período imperiaista.

Interpretação:

De acordo com o exposto no texto podemos concluir que passou a ocorrer uma maior circulação de pessoas e mercadorias no mundo a partir do final do século XIX e início do século XX, além dos hábitos da Europa e da cultura cristã e branca passarem a ser determinantes dos modos de vida no mundo todo. Se isso ocorreu, então...
         … é possível associar a exploração econômica com a adoção de hábitos, ideologias, comportamentos e religiões no contexto do Imperialismo?
         … a resposta da questão anterior é afirmativa, então descreva o modo como isso pode ter ocorrido, e...

         … e escreva como podemos associar esses eventos de um passado não tão distante com o atual momento que vivemos, onde uma pandemia parece estar associada com os deslocamentos econômicos e políticos do modo de vida capitalista!

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ATIVIDADE DE GEOGRAFIA

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