ATIVIDADE DE HISTÓRIA
Atividade para o 8º Ano
– sétima semana (25 a 29 de maio)
Queridas alunas e alunos, nesta semana voltamos
a estudar a história da Revolução Francesa e seus desdobramentos, através
daquela que ficou conhecida como Era Napoleônica. Mais importante que os
próprios fatos (mesmo que sejam são muito cativantes), vale destacar a
importância desse período para o desenvolvimento das relações econômicas e
políticas do Capitallismo e também para a formação do conjunto de ideias que
regem o nosso mundo contemporâneo. Valores e princípios ditos burgueses se
afirmam neste momento da História. Com isso esses princípios, todos europeus (
e que aparecem no texto abaixo) moldaram nosso mundo atual, nosso modo de
pensar e nossas visões de mundo (isso fez com que visões alternativas fossem
deixadas de lado ou mesmo esquecidas). A noção de homem moderno, que toma em suas
mãos o destino e a condução de sua vida, guiando a história, representada por
Napoleão Bonaparte, também faz parte dessas ideias e princípios que se
afirmaram ao longo desse processo histórico.
Lembrem de associar as atividades desta semana
com as atividades das semanas anteriores. Desse modo os nossos estudos ganharam
muito mais sentido e nos ajudarão a entender melhor o mundo em que vivemos.
A Era Napoleônica (1799
- 1815)
A Era Napoleônica tem
ínicio após o Golpe de Estado do 18 Brumário, ou seja, em 9 de
novembro de 1799 (lembrem-se do Calendário Revolucionário francês que
estudamos na quinta semana), e foi o marco para o final do processo
revolucionário na França para muitos historiadores. Segundo outros
historiadores a Era Napoleônica representou uma continuidade do processo
revolucionário francês, iniciado em 1789.
Napoleão Bonaparte empresta seu nome a
este período histórico pela importância e pelo papel central que teve na
condução dos destinos da França. Poucas vezes na História a figura de uma
pessoa teve tal destaque e significado como na Era Napoleônica.
Napoleão Bonaparte
(lembram dele como jovem general que ganhou prestígio defendendo a França dos
inimigos externos, durante o período do Consulado, e que estudamos também na
quinta semana?) é considerado, para muitos franceses, o governante mais
bem-sucedido da história da França. Algumas pessoas dizem que ele foi tão
bem-sucedido devido sua habilidade como estrategista, seu espírito de liderança
e seu talento para empolgar os soldados com promessas de glória e riqueza após
cada vitória.
Podemos dividir o
governo de Napoleão em três períodos: Consulado, Império e Governo
dos Cem Dias.
Consulado
Este período se
caracterizou pela recuperação econômica e pela reorganização jurídica e administrativa
na França.
O governo do Consulado
era republicano e controlado por militares, e havia três cônsules que chefiavam
o poder executivo (Napoleão, Roger Ducos e Sieyés).
Napoleão foi eleito Primeiro-Cônsul da república, o que fez com que fosse ele
quem realmente governava. Apesar do cunho democrático criado pela nova
Constituição, era ele quem comandava o exército, propunha novas leis, nomeava
os membros da administração e controlava a política externa.
No plano econômico, uma
das principais medidas foi a criação do Banco da França que, controlado pelo
Estado, criou o padrão monetário do franco, possibilitando ainda financiamentos
à indústria francesa e à agricultura. A criação desse banco central
possibilitou ainda o controle inflacionário.
No âmbito da
organização social, a principal instituição burguesa criada por Bonaparte foi o
Código Civil Napoleônico, em 1804, que serviu de parâmetro a diversos
códigos civis nacionais posteriores. Inspirado no Direito Romano, ele
garantia vários princípios importantes para a burguesia liberal
(ou alta burguesia, ou seja, aquela ligada aos grandes negócios,
diferente da pequena burguesia, que eram proprietários de pequenos
comércios ou pequenas propriedades rurais) como a liberdade individual, liberdade
de trabalho, liberdade de consciência, Estado leigo (o que
significa um Estado sem vínculo com a religião), igualdade perante a lei
e direito à propriedade privada (todos esses princípios até hoje regem a
vida das modernas democracias burguesas espalhadas pelo mundo). Mas o código
não garantia direitos ao trabalho assalariado, proibindo greves e organizações
de trabalhadores, além de reestabelecer a escravidão nas colônias.
Napoleão Bonaparte
realizou ainda uma reforma no ensino, com a criação de Liceus (modelo de
escola que até hoje é seguido na França), que garantiram a formação de parte do
funcionalismo público e de oficiais para o exército, além de cursos superiores,
como nas escolas de Direito, de Política e Técnica Naval.
Durante o governo do
consulado as oposições foram aniquiladas, a alta burguesia consolidou-se e os
projetos de emancipação dos setores populares foram sufocados.
Com os resultados
obtidos neste período Napoleão foi nomeado Cônsul Vitalício em 1802,
devido ao apoio das elites francesas, que estavam entusiasmadas com os avanços.
Império
O Império foi
implantado definitivamente após a mobilização da opinião pública a favor de
Napoleão. Em 1804 foi realizado um plebiscito, onde foi reestabelecido o Regime
Monárquico e a indicação de Napoleão ao trono. Em 2 de dezembro Napoleão
Bonaparte foi sagrado, oficialmente, Napoleão I, na Catedral de Notre
Dame.
Napoleão liderou uma
série de guerras, expandindo o domínio francês. Depois de algum tempo o
exército francês se tornou o mais poderoso da Europa. Os ingleses preocupados
com o poderio francês, formaram coligações internacionais para conter o
expansionismo francês.
Em 1805 a França tentou
invadir a Inglaterra, mas foi derrotada. Decorrente deste fato o governo
Napoleônico tentou enfraquecer a Inglaterra de outras formas. Em 1806 decretou
o Bloqueio Continental. Com ele Napoleão tentava fazer com que todos os
países da Europa fechassem seus portos ao
comércio com a Inglaterra. Mas este decreto não surtiu o efeito
esperado, pois a França não consiguia abastecer todo o mercado da Europa (esse
assunto será retomado quando estudarmos os efeitos do Bloqueio Continental nas
relações de Portugal com a sua mais importante colônia, o Brasil, nas próximas
semanas).
A Rússia tinha aderido
a esse bloqueio após um acordo com a França, firmado na assinatura do tratado
conhecido como Paz de Tilsit, mas como era um país essencialmente
agrícola e estava enfrentando uma grave crise econômica viu-se obrigado a
abandonar o Bloqueio Continental.
Em represália à decisão
do Czar Alexandre I (Czar é como são chamados os imperadores russos; o
termo deriva da palavra latina César), o governo napoleônico decidiu
invadir a Rússia em 1812.
Os generais franceses,
acostumados com grandes vitórias, conduziam suas tropas pelo imenso território
russo, enquanto as tropas czaristas recuavam colocando fogo nas plantações e em
tudo que servisse aos invasores. Em Moscou as tropas russas começaram a
enfrentar as tropas francesas que estavam mal-alimentadas e desgatadas.
Napoleão não teve outra escolha a não ser ir embora.
A desastrosa campanha
militar na Rússia encorajou outros países europeus a reagirem contra a
supremacia francesa. Em 6 de Abril de 1814 um exército formado por ingleses,
austríacos, russos e prussianos tomaram Paris e capturaram Napoleão enviando-o
para a Ilha de Elba. O trono francês foi entregue a Luís XVII.
Governo dos Cem Dias
Napoleão conseguiu
fugir da Ilha de Elba e voltar a França em março de 1815. Ele foi recebido em
Paris como herói e com gritos de “viva o imperador!”. Ele se instalou no poder,
obrigando a família real a fugir, mas a sua permanência no poder durou apenas
cem dias.
A coligação militar da
Europa se reorganizou e derrotaram definitivamente Napoleão na Batalha
de Waterloo, na Bélgica. Napoleão foi mandado, em exílio, para a Ilha de
Santa Helena, na costa atlântica da África, onde ficou até sua morte, que
ocorreu em 11 de maio de 1821.
Mesmo após a sua morte,
os ideais que ganharam destaque na era em que Napoleão governou, permaneceram
vivos. Esses ideais representaram a nova fase do Capitalismo e a definitiva
formação do modo de vida e das formas de
pensamento da classe social que o comandaria, a burguesia.
Interpretação:
1.
Escreva
um texto destacando o papel da Napoleão Bonaparte na formação do mundo moderno
e de suas ideias. No texto procure explicar por que ele pode ser considerado o
modelo do herói moderno.
2.
Atividade facultativa: Pesquise na internet imagens
representando a sagração de Napoleão como imperador dos franceses e perceba o
ato ousado dele no momento de sua coroação.
a. Que
ato foi esse?
b. O que
significou o fato de Napoleão coroar a sua esposa e a si mesmo e deixar o Papa
Pio VII como um mero espectador da cerimônia?
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ATIVIDADE DE PORTUGUÊS
Proposta de produção textual – ESCRITA CRIATIVA
Você sabe o que é a NASA?
NASA (sigla em inglês de National Aeronautics and Space Administration – Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço) é uma agência do Governo Federal dos Estados Unidos responsável pela pesquisa e desenvolvimento de tecnologias e programas de exploração espacial.
A NASA também tem desenvolvido vários programas com satélites e com sondas de pesquisa espacial que viajaram até outros planetas e até, alguns deles, se preparam para sair do nosso sistema solar, sendo a próxima grande meta, que tem atraído a atenção de todos, uma viagem tripulada até o planeta Marte, nosso vizinho.
(Adaptado de https://pt.wikipedia.org/wiki/NASA)
ATIVIDADE DE ESCRITA
Imagine que você foi convidado a ir a Marte a convite da NASA com a finalidade de passar um dia inteiro lá e descrever tudo que vivenciou! Sim, eu sei que não temos a mínima ideia de como é o lugar. Aí é que vai entrar sua imaginação para descrever essa incrível viagem nunca realizada. Boa viagem!
· Letra legível (não exijo letra bonita, apenas letra possível de ser lida)
· Invente um título
· No mínimo, 10 linhas e, no máximo, 25 linhas.
ATIVIDADE DE FILOSOFIA
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