SEMANA 05 – EM CASA TAMBÉM
É LUGAR DE BRINCAR E APRENDER!
MAIS UMA SEMANA INICIANDO E A CERTEZA QUE A INFÂNCIA É PURA E
CHEIA DE IMAGINAÇÃO!
NESTA SEMANA TEMOS
VÁRIAS SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA VOCÊ FAZER E SE DIVERTIR MUITO EM SUAS
CASAS!
BOA SEMANA E
CONTINUEM EM CASA!!!!
SEJA SOLIDÁRIO COM TODAS
AS PESSOAS!
ü ESTA SEMANA TEMOS UMA HISTÓRIA MUITO ESPECIAL PARA A LEITURA
EM FAMÍLIA!
Com a ajuda de um adulto, vamos ler estas histórias especiais? Convide
sua família...
Clique no link abaixo e veja a HISTÓRIA PEDRO E TINA (AUTOR:
STEPHEN MICHAEL KING)
Refletindo sobre a história:
·
Você gostou da história?
·
Perceberam quanto Pedro e Tna eram amigos e ao mesmo
tempo tão diferentes?
·
Somos todos iguais?
Descrição da
atividade:
Tina descobriu o “jeito diferente” de Pedro
viver e se vestir. Hoje o convite é para você também brincar. Na companhia de
um adulto mostre, como você é, como poderia demonstrar o seu jeito de ser.
Escolha uma roupa que goste, um sapato diferente, um objeto, brinquedo que
possa caracterizar você. Faça uma pose bem divertida e brinque sendo você mesmo! Após a brincadeira, você pode fazer um
desenho seu mostrando como você é ou peça a um adulto que fotografe este
momento e seus acessórios que mostrem todo o seu jeito de ser! Usem a imaginação.
Quem olhar, dirá que esse desenho ou essa foto é do (a)....
Sugestão: Se puder,
compartilhe conosco no Facebook marcando a página da EMEF Presidente João
Belchior Marques Goulart.
--------------------------------------------------
ü VAMOS CONSTRUIR
PLAQUINHAS PARA OS AMIGOS!!!
Pedro
e Tina aprenderam muitas coisas juntos: um ensinou ao outro coisas importantes
e diferentes do que estavam acostumados. Aprenderam até a voar… Eram amigos
inseparáveis”. Ser amigo é poder ensinar, aprender com o outro e acima de tudo
aprender juntos!
É
respeitar as diferenças e aprender muito com elas!
Vamos
brincar que hoje é um dia especial? Com certeza que estamos com saudades de
muito amigos da escola.
Vamos
precisar:
-
Folhas (qualquer cor e tamanho)
-
Materiais de Pintura (lápis de cor, canetinhas, giz de cera, tinta...)
Descrição da
atividade:
Vamos pensar nos
amigos que estão nos fazendo falta e das coisas que mais gostávamos de fazer
com eles. Agora, crie plaquinhas com desenhos e peça para um adulto escrever o
que gostaria de falar para este amigo.
Por exemplo, faça um desenho jogando futebol e escreva o nome do amigo e diga o
quanto faz falta jogar bola com ele. Você pode criar várias plaquinhas para
amigos diferentes! Com certeza vamos
relembrar lindos momentos de amigos juntos.
Sugestão: Pode fazer
uma foto dessas plaquinhas postar no Facebook marcando a página da EMEF
Presidente João Belchior Marques Goulart.
-------------------------------------------------
ü EMOJI DO SENTIMENTO
Neste tempo em casa, nem sempre estamos
do mesmo jeito. Algumas vezes, alegres, outras tristes. Isso faz parte de nossa
vida, ter sentimentos variados.
Às vezes temos dificuldades de
expressar o que sentimentos ou até mesmo de mostrar que queremos ficar um pouco
mais “quietinhos”, sem falar com alguém… Você já se sentiu assim? Conseguiu
dizer a um amigo que naquele momento não gostaria de brincar?
Descrição da
atividade:
Vamos criar dois emojis? Vocês conhecem
aquelas carinhas que usamos nas Redes Sociais para demostrar felicidade,
tristeza ou até que não gostou de algo?
Vamos criar nosso próprios emojis?
Vamos precisar:
- Caixa de papelão ou caixa de pizza;
- Revistas velhas;
- Materiais de Pintura (lápis de cor,
canetinhas, giz de cera, tinta...)
*São apenas ideias de matérias, mas
você pode usar o que tiver em casa, como botões, lantejoulas...
Crie um emoji para mostrar quando você
está feliz com algo e um para mostrar quando você está triste ou bravo com
alguma coisa.
Use a sua criatividade!!!!
Segue um exemplo para a sua inspiração:
Sugestão: Quer
compartilhar conosco? Poste a foto da sua construção no Facebook marcando a
página da EMEF Presidente João Belchior Marques Goulart.
-------------------------------------------------
ü
É
BOM TER AMIGOS? IMAGINA CANTAR E DANÇAR COM ELES!!!
Descrição da atividade:
Vocês conhecem o Mundo
Bita? O Mundo Bita tem uma música linda em que fala de amizade e lealdade. Além
disso é ótima para cantar e esquecer o que nos deixa triste. É uma música feliz
e que nos alegra!!!
Vamos cantar e dançar?
Clique aqui e confira a
música no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=Dr4gittIyaU&feature=youtu.be
Se não puder acessar ao
YouTube, confira a letra e vamos tentar cantar inventando o ritmo:
A
Amizade
Autores:
Mundo Bita
Por
onde quer que você vá
Carregue
no peito
Quem
te faz feliz de todo jeito
Saiba
também que o grande amor
De
um bom amigo
Para
sempre seguirá contigo
Nas
aventuras malucas incontáveis
Que
a sorte sopre forte, a favor de vocês
Quando
a garoa se torna tempestade
O
guarda-chuva do amigo é lealdade
A
amizade e o coração
Devem
dançar sempre juntos
A
mesma canção
A
amizade e o coração
Devem
dançar sempre juntos
A
mesma canção
Por
onde quer que você vá
Carregue
no peito
Quem
te faz feliz de todo jeito
Saiba
também que o grande amor
De
um bom amigo
Para
sempre seguirá contigo
Nas
aventuras malucas incontáveis
Que
a sorte sopre forte, a favor de vocês
Quando
a garoa se torna tempestade
O
guarda-chuva do amigo é lealdade
A
amizade e o coração
Devem
dançar sempre juntos
A
mesma canção
A
amizade e o coração
Devem
dançar sempre juntos
A
mesma canção
A
amizade e o coração
Devem
dançar sempre juntos
A
mesma canção
A
amizade e o coração
Devem
dançar sempre juntos
A
mesma canção
Devem
dançar sempre juntos
A
mesma canção
Devem
dançar sempre juntos
A mesma canção
Vamos
criar um abraço?
Vamos
precisar?
-
Folhas
-
Cola ou durex
-
Materiais de Pintura
(lápis de cor, canetinhas, giz de cera, tinta...)
Cole
3 ou mais folhas, uma ao lado da outra. O adulto que estiver junto, peça para a
criança deitar na folhas com os braços abertos. Com um lápis, faça o contorno
da cabeça e dos braços. Após o contorno feito, é hora da criatividade da
criança!!! Crie um rosto e pode colorir! Deixe este braço bem alegre e está pronto!!
Leve para dar muito abraços na família e o guarde para mostrar aos colegas no
nosso retorno.
Sugestão:
Se
possível, poste no Facebook marcando a página da EMEF Presidente João Belchior
Marques Goulart.
---------------------------------------------
ü VAMOS FAZER UMA
LANTERNA MÁGICA?
SERÃO MOMENTOS DE DIVERSÃO E
IMAGINAÇÃO!
Descrição da
atividade:
Vamos precisar:
- 1 copo plástico
descartável
- 1 fita durex
- Tesoura
- Caneta permanente
ou canetinhas (O desenho com a caneta permanente dura mais)
- 1 retalho de
plástico transparente ou plástico filme (aqueles de armazenar alimentos)
- 1 lanterna (pode
ser a do celular da mamãe/papai)
Pense em algum desenho. Pode ser um
círculo, um boneco, coração, borboleta, um desenho que você quer observar e
projetar na parede de sua casa. Faça o desenho, utilizando os materiais que
tiver em sua casa. Pegue um copo plástico descartável e corte o fundo dele
(retirando). Na boca do copo, fixe o plástico filme ou mesmo algum plástico
transparente, pois você pode deixá-lo bem justo passando a fita durex. Com a
ajuda de um adulto, a criança irá desenhar com a caneta permanente ou mesmo
canetinha no plástico que foi fixado. Depois do desenho pronto, pode começar a brincadeira!
Se possível, brinque a noite, apague a
luz do seu quarto para projetar a forma desenhada na parede. Com auxílio da
lanterna do celular da mamãe/ papai, coloque na outra ponta da sua lanterna
mágica. Observe que seu desenho aparecerá na parede. Brinque com outras formas e sombras. Use a imaginação!
Segue
o exemplo:
Sugestão: Se possível,
compartilhe conosco fotos desta gostosa diversão! Poste no Facebook esse vídeo
ou foto e marcar a página da EMEF Presidente João Belchior Marques Goulart.
*********************************************************************************
ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Olá, vamos nos movimentar?
Sugestão de atividades físicas para serem realizadas em casa:
Todos podem participar
Pode ser feito todos os dias ou um dia sim e outro não.
Aquecimento:
Utilizar a música para fazer aquecimento corporal. Essa semana será diferente, não vamos cantar a música. Vamos tocar nas partes do corpo: 1 cabeça, 2 ombro, 3 joelho, 4 pé e depois pular para cima com os braços e mãos para o alto indo em direção ao teto. Fazer 3x a sequência.
Atividade para fazer em casa:
Jogo de jacaré: espalhe algumas
"pedras", "barcos" ou “plantas aquáticas” no chão (usando
almofadas, bichos de pelúcia, folhas de jornal ou revista) e faça as crianças
pularem de um objeto para outro, o objetivo é não cair "na água"
correndo o risco de ser comido pelo jacaré faminto, personificado pelos pais.
Organize uma caça ao tesouro
doméstico
Como funciona a brincadeira:
Escolher 4 ou 5 tesouros ( bicho de pelúcia, bonecos, bolas, carrinhos, roupa) de tamanhos variados para esconder. A criança é tirada da peça onde será a caça para esconder os tesouros, quando todos objetos estiverem escondidos chame a criança para ela descobrir.A criança vai andando pela peça e vocês vão falando o seguinte código: quente(está perto do objeto), frio (esta longe do objeto). Variações para dificultar: não dar dicas de quente e frio, estipular tempo para achar o tesouro, ampliar as peças da casa. Insira alteração de cada vez, caso a brincadeira fique muito difícil, retorne a regra anterior.
Nenhum comentário:
Postar um comentário