segunda-feira, 18 de maio de 2020

ATIVIDADES QUINTO ANO - SEMANA 6



Quer ser meu amigo?

         ― Oi passarinho, você quer ser meu amigo? O passarinho balançando a cabeça de um lado para o outro respondeu:
         ― Isto seria muito bom.
         ― Veja, continuou Papítoco, mostrando o cofre cheio de moedas – eu lhe dou este dinheiro para você ser meu amigo por muito tempo. Indignado o passarinho o repeliu.
         ― Menino tolo! Menino bobo! Você precisa saber que não se compra um amigo. Um amigo se conquista um pouquinho de cada vez, todos os dias.
         ― Espere passarinho, espere, gritou Papítoco.
         ― Não adianta mesmo, menininho. Eu te desculpo, mas você me magoou muito. O passarinho voou bem alto e desapareceu no espaço. Papítoco pensou até que ele tivesse sido engolido pelo céu. Muito triste o menino voltou para casa.
      (Martins, 1983)

1. Agora que você já leu o texto, pinte de vermelho as palavras com M e de amarelo as palavras com N.

2. Complete as frases com as palavras abaixo, dando a elas seu sentido correto conforme as ideias do texto.
passarinho - indignado - moedas - conquista

Um amigo não se compra, se _______________. O _______________ voou bem alto e desapareceu no espaço. O menino estava com um cofre cheio de _______________. O passarinho ficou _______________ com a proposta do menino.
  

ATENÇÃO!!
De acordo com as regrinhas da língua portuguesa, antes de “P” ou “B” devemos usar a letra “M”. Em outras palavras, com outras consoantes, usamos a letra “N”.

3. Complete as palavras com M ou N.


a)           ba___bolê
b)           pi___tura   
c)           de___te
d)           ci___to
e)           ru___ba
f)           ga___bá
g)           le___da
h)           ta___pa
i)            bo___bo___
j)            ge___te
k)           ra___pa
l)             ame__doi__


4. Resolva os problemas:

a) Camila tem 5 caixas com 45 bombons em cada uma. Quantos bombons há em todas
as caixas ?
R.
_______________________________________________________________________
b) Um alfaiate comprou 9 peças de tecido com 30 metros cada uma. Quantos metros de tecido o alfaiate comprou?
R.
_______________________________________________________________________
c) Em uma estante há 5 prateleiras com 68 livros cada uma. Quantos livros há na estante?
R.
_______________________________________________________________________
d) Um livro tem 356 páginas. Quantas páginas haverá em 7 livros iguais?
R. _______________________________________________________________________
5. Arme e resolva as divisões a seguir:


a)    1346:5=
b)   905:4=
c)    2047:6=
d)   3924:6=
e)   2067:7=
f)    6612:2=

******************************************************************


ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Atividade sobre brincadeiras e jogos tradicionais.

1.    Pesquise sobre jogos e brincadeiras populares de outros países e escolha um deles para realizar com seus familiares. A seguir, veja alguns exemplos:

Espanha (Cazolete)
            Pegue uma lata, uma pedra e cinco cartas para cada pessoa. O jogo começa com cada participante colocando uma carta dentro da lata, que estará dentro de um círculo que deverá ser desenhado no chão. Em seguida, os participantes determinam um ponto de onde a pedra deverá ser arremessada, na tentativa de derrubar a lata de maneira que as cartas caiam fora do círculo. Quem conseguir derrubar as cartas fora do círculo poderá pegá-las e reiniciar o jogo. Quem não conseguir passa a vez. O jogo termina quando não houver mais cartas na lata. Ganha quem tiver o maior número de cartas.

Itália (Mora)
            Duas pessoas ficam frente a frente, escondendo as mãos atrás das costas; cada uma pensa em um número para mostrar com os dedos e também na possível somatória com os dedos do colega. Ao mesmo tempo, eles mostram as mãos e dizem a soma. Vence aquele que acertar o valor.

Moçambique (Terra-mar)
            Uma linha é desenhada no chão: um lado é terra, o outro é mar. Uma das crianças pode ser o líder da brincadeira e dar os comandos. Ao dizer “terra”, todos saltam para o lado correspondente, já o comando “mar” indica que as crianças precisam saltar para esse lado. O último que restar é o vencedor.

Bolívia (La palma)
            Coloque a lata no chão como alvo. Aproximadamente a três metros de distância, desenhe uma primeira linha. Em seguida, a uma distância de um metro desta primeira linha, desenhe uma segunda linha, e assim sucessivamente até completar seis linhas. O jogo começa com um dos jogadores tentando acertar a lata com o objeto a partir da primeira linha. Caso não consiga atingir o objetivo na primeira chance, passa a vez para o colega e espera a próxima rodada para repetir a jogada da mesma posição. Um jogador passa de “fase” quando consegue acertar a lata. Imediatamente ele se posiciona na segunda linha e dali tenta novamente acertar a lata, e assim segue até que chegue à sexta linha. Vence o jogo quem conseguir acertar a lata a partir da sexta linha.

2.    STOP

            A brincadeira pode ter qualquer número de participantes. Precisa-se apenas de papel caneta ou lápis. Faz-se uma lista ou quadro com 07 colunas e acima de cada uma coloca-se um dos seguintes itens:time, nome, seleção, jogo ou brincadeira, comida, esporte, objeto. Sorteia-se uma letra e marca-se um tempo máximo (dois ou três minutos). Cada participante terá que preencher todos os itens com palavras iniciadas pela letra sorteada.
            Quem preencher todos os itens primeiro, mesmo sem utilizar todo o tempo predeterminado, grita “Stop” e a rodada acaba. Ninguém pode escrever mais nada. Faz-se então a contagem dos itens preenchidos por cada participante. Cada item preenchido vale 10 pontos. Se mais de um participante tiver colocado a mesma palavra para um determinado item, em vez de 10 só terá 5 pontos cada um. Ganha o jogo quem obtiver maior número de pontos.

COME-COME do movimento

            Acesse o link https://www.youtube.com/watch?v=v5ppLF2ZaaQ e faça o “come-come”. Após, faça um desenho em cada uma das 8 partes e pinte como quiser, enumerando de 1 até 8 cada desenho. Cada um dos desenhos corresponderá a uma das atividades seguintes:

1.    Pular 10x em 1 pé só;

2.    Fazer 20 polichinelos;

3.    Dar 1 cambalhota;

4.    Abrace e beijo alguém;

5.    Corrida de 1 minuto no lugar; https://www.youtube.com/watch?v=8Ko6fh_BhkE

6.    Faça 20 agachamentos; https://www.youtube.com/watch?v=m-ewcuzzZS0

7.    Feche os olhos e fique em 1 só pé por 10 segundos.

8.    Elogie alguém.

*****************************************************************

ATIVIDADE DE ESPANHOL

Recorta y pega letras  formando:

a) 10 nombres de objetos del aula.
b) 05 nombres de frutas y 5 de legumbres
c) 10 nombres de vestuario.


Nenhum comentário:

Postar um comentário