segunda-feira, 11 de maio de 2020

ATIVIDADES QUINTO ANO - SEMANA 5

1) Leia com atenção a lenda indígena a seguir:

A LENDA DA MANDIOCA

        Existem várias lendas que explicam a origem da mandioca, porém, a mais conhecida é sobre Mani.
        Mani era uma linda indiazinha, neta do cacique de uma tribo antiga. Desde que ,andava e falava. De repente, morreu sem ficar doente e sem sofrer.
     A indiazinha foi enterrada dentro da própria oca onde sempre morou e como era a tradição do seu povo. Todos os dias, os índios da aldeia iam visitá-la e choravam sobre sua sepultura, até que nela surgiu uma planta desconhecida. Então, os índios resolveram cavar para ver que planta era aquela, tiraram-na da terra e, ao examinar sua raiz, viram que era marrom por fora e branquinha por dentro.
   Após cozinharem e provarem a raiz, entenderam que se tratava de um presente do Deus Tupã. A raiz de Mani veio para saciar a fome da tribo. Os índios chamaram a raiz de Mani e, como nasceu dentro de uma oca, ficou Manioca, que hoje conhecemos como mandioca.
“Mandioca - Lendas e Mitos”.

2) Copie no caderno e marque a alternativa correta:
A.    Mari era...
( A ) Uma linda indiazinha
( B ) Uma arara azul
( C ) Uma índia idosa

B.     De repente, Mani...
( A ) foi embora da tribo.
( B ) mergulhou no rio.
( c ) morreu sem ficar doente e sem sofrer.

C.      A raíz encontrada na oca era:
( A ) marrom por fora e branquinha por dentro.
( B ) dourada.
( C ) amarela.

D.    A raiz da Mani veio para...
( A ) saciar a fome da tribo.
( B ) ser transformada em artesanato.
( C ) curar os doentes da tribo.

E.     Os índios entenderam que era um presente:
( A ) da floresta.
( B ) das águas.
( C ) do Deus Tupã.


3. Transforme as frases e observe o modelo:


A) Ela era uma índia bonita.
     Elas eram umas índias bonitas.


B) Eu conheci a tribo.
     Nós _________________________________
C) Eles agradeceram o presente.
     Ela __________________________________ 
D) Tu conhecias a lenda?
     Elas _________________________________ 
E) Ele contou a história.
     Elas ___________________________________



4) Efetue: 


A) 1.286 + 3.790 = 
B) 5.764 + 2.636 =
C) 3.429 + 1.726 =


D) 5.623 - 3.721 =
E) 4.925 - 2.637 =
F) 9.286 - 3.771 =


G) 1.204 X 3 =
H) 2.511 X 4 =
I) 3.427 X 5 =


J) 2.416 ÷ 8 =
K) 5.649 ÷ 7 =
L) 1.520 ÷ 5 =


5) No caderno, escreva com algarismos os seguintes números:


A) Três mil e quinhentos = 3.500
B) Cinco mil, cento e vinte e um = 
C) Dez mil, trezentos e trinta =
D) Sete mil, novecentos e dois =
E) Doze mil, seiscentos e onze =
F) Dezessete mil, quinhentos e noventa =
G) Oito mil, quatrocentos e cinco =
H) Vinte mil, novecentos e quarenta =
I) Cinquenta mil, setecentos e um =
J) Nove mil, novecentos e noventa e nove =
K) Seis mil, duzentos e vinte e dois =

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ATIVIDADE DE ARTES
1)    Escreva no caderno (pode ser no caderno da Prof. Referência): nome, turma e data.
2)    Copie no caderno os exemplos dos tipos de linha contidos na imagem. Para cada tipo de linha, utilize uma cor diferente da outra.



Observe os diversos modelos de linha apresentados acima e crie o desenho de um OBJETO ou de um ANIMAL para cada tipo de linha. Ao todo serão 7 desenhos. Os desenhos podem ser feitos em uma folha de ofício. Ao final, colorir com lápis de cor, giz de cera, canetinha, etc.
EXEMPLO:
LINHA RETA HORIZONTAL (desenhar um objeto ou um animal que tenha em sua grande maioria a linha reta horizontal = régua, caixa de sapato, teclado, etc.). Fazer o mesmo para os demais tipos de linha: CURVA, ONDULADA, INCLINADA, RETA VERTICAL, QUEBRADA e ESPIRAL).



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