ATIVIDADE DE HISTÓRIA
Atividade para o 7º Ano – sétima semana (25 a 29 de
maio)
Queridas alunas e alunos,
estas são as tarefas de História para a nossa sétima semana de atividades
domiciliares. Estudaremos o movimento das Cruzadas, que ocorreu na região do
Mar Mediterrâneo entre os séculos XI e XIII, e que teve influência em toda a
Europa e no Mundo Islâmico. Não somente como reação à expansão do Islamismo, as
Cruzadas, como veremos abaixo com mais detalhes, também representaram uma
solução para a continuidade do Feudalismo europeu. Além da questão religiosa, a
questão econômica também motivou a nobreza feudal a expandir suas terras e
domínios. Como as terras na Europa já estavam ocupadas e as possibilidades de
manutenção das relações feudais, que eram baseadas na Servidão e numa economia
ligada à produção natural, se esgotavam, a nobreza feudal, apoiada pela Igreja
Católica, organizou-se para combater os muçulmanos. Com o pretexto religioso de
reconquistar a Terra Santa (a região de Jerusalém), dominada pelos muçulmanos
desde o século VII (que a tomaram do Império Bizantino), os cristãos europeus
também buscavam controlar rotas comerciais e conquistar novas terras para
resolver as questões econômicas (novas terras seriam distribuidas entre a
nobreza feudal europeia empobrecida, e isso renovaria o Feudalismo que estava
nos seus limites). Para entender bem o evento das Cruzadas é muito importante
estar em dia com as atividades da quarta,
da quinta e da sexta semanas (em que estudamos o Islamismo e os Reinos
Africanos). A expansão do Islamismo pela África e pela Europa teve a reação dos
cristãos europeus, que uniu a nobreza feudal e a Igreja Católica (mais ainda,
pois a Igreja Católica já era um suporte para o Feudalismo). A essa reação
chamamos de Cruzadas.
Quem de
vocês puder acessar a internet, assista ao filme “Cruzada”,
realizado em 2005 pelo diretor Ridley Scott (o título original do filme
é “Kingdom of Heaven”, que pode ser traduzido como Reino do
Céu). Nele vemos tratado o período entre a Segunda e a Terceira
Cruzadas, ainda que de forma ficcional, romanceada. Mesmo assim, é uma boa
discussão sobre o que foram as Cruzadas e os dilemas do contato entre cristãos
e muçulmanos. O link para o filme, completo e dublado, é este: https://www.youtube.com/watch?v=Lc-7QXXnutY
Leitura:
As Cruzadas (séculos XI a XIII)
De 1096 a 1270, expedições foram formadas sob o comando
da Igreja Católica europeia, a fim de recuperar Jerusalém (que se
encontrava sob domínio dos turcos seljúcidas, uma das dinastias que
controlaram a expansão do Islamismo) e reunificar o mundo cristão, dividido com
o que foi chamado de Cisma do Oriente. Essas expedições ficaram
conhecidas como Cruzadas.
A Europa do século XI prosperava. Com o fim das invasões bárbaras, teve início um período
de estabilidade e um crescimento do comércio. Consequentemente, a população
também cresceu. No mundo feudal, apenas o primogênito herdava os feudos, o que
resultou em muitos homens para pouca terra. Os homens, sem terra para tirar seu
sustento, se lançaram na criminalidade, roubando, saqueando e sequestrando.
Algo precisava ser feito.
Como foi dito anteriormente, o mundo cristão se encontrava dividido.
Por não concordarem com alguns dogmas da Igreja Romana (adoração a santos,
cobrança de indulgências – que são taxas em dinheiro e outras riquezas, como
metais e joias preciosas para a absolvição de pecados etc.), os católicos do
Oriente fundaram a Igreja Ortodoxa. Nessa época Jerusalém, a Terra
Santa, pertencia aos domínios muçulmanos e até o século XI eles permitiram
as peregrinações cristãs aos locais de adoração. Mas no final do século XI,
povos da Ásia Central, os turcos seljúcidas, tomaram Jerusalém.
Convertidos ao islamismo, os seldjúcidas eram bastante severos em suas crenças
e proibiram o acesso dos cristãos a Jerusalém.
Em 1095, o papa Urbano II convocou expedições com o intuito de
retomar a Terra Santa. Os Cruzados (como ficaram conhecidos os
expedidores) receberam esse nome por carregarem uma grande cruz, principal
símbolo do Cristianismo, estampada nas vestimentas. Em troca da participação,
ganhariam o perdão de seus pecados.
A Igreja não era a única interessada no êxito dessas expedições: a
nobreza feudal tinha interesse na conquista de novas terras; cidades
mercantilistas como Veneza e Gênova se deslumbravam com a possibilidade de
ampliar seus negócios até o Oriente e todos estavam interessados nas
especiarias orientais (pimenta-do-reino, cravo, noz-moscada, canela e outros),
pelo seu alto valor.
Movidas pela fé e pela ambição, entre os séculos XI e XIII, partiram
para o Oriente oito Cruzadas:
• A primeira Cruzada (1096 – 1099) não tinha
participação de nenhum rei. Formada por cavaleiros da nobreza, em julho de
1099, tomaram Jerusalém.
•
A segunda Cruzada
(1147 – 1149) fracassou em razão das discordâncias entre seus líderes, os reis Luís
VII, da França, e Conrado III, do Sacro Império Romano-Germânico. Em
1189, Jerusalém foi retomada pelo sultão e lider dos muçulmanos Saladino.
•
A terceira
Cruzada (1189 – 1192), conhecida como Cruzada dos Reis, contou com a
participação do rei inglês Ricardo I, conhecido como Ricardo Coração
de Leão, do rei francês Filipe Augusto e do rei Frederico I,
conhecido como Frederico Barba Ruiva, do Sacro Império Romano-Germânico.
Nessa cruzada foi firmado um acordo de paz entre Ricardo e Saladino,
autorizando os cristãos a fazerem peregrinações a Jerusalém.
• A quarta Cruzada (1202 – 1204) foi financiada pelos
venezianos, interessados nas relações comerciais.
•
A quinta Cruzada
(1217 – 1221), liderada por João de Brienne, fracassou ao ficar isolada
pelas enchentes do Rio Nilo, no Egito.
• A sexta Cruzada (1228 – 1229) ficou marcada por ter
retomado Jerusalém, Belém e Nazaré, cidades invadidas pelos turcos.
•
A sétima Cruzada
(1248 – 1250) foi comandada pelo rei francês Luís IX e pretendia,
novamente, tomar Jerusalém, mais uma vez retomada pelos turcos.
• A oitava (1270) e última Cruzada foi um fracasso
total. Os cristãos não criaram raízes entre a população local e sucumbiram.
As Cruzadas não conseguiram seus principais objetivos, mas tiveram
outras consequências como o enfraquecimento da aristocracia feudal, o
fortalecimento do poder real, a expansão do mercado e o enriquecimento do
Oriente.
Interpretação:
1)
Em seu caderno de
História escreva um texto que contenha uma explicação o mais completa
possível da relação entre o movimento religioso e os aspectos econômicos
que as Cruzadas representaram para a cristandade europeia.
2)
Atividade
Facultativa: pesquise sobre a Cruzada
das Crianças. Faça um pequeno texto sobre esta Cruzada, escrevendo sobre o
que ela tem de verdadeiro e o que é ficção.
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ATIVIDADE DE ESPANHOL
Observa en
el recuadro como conjugamos el verbo
HACER (fazer) en pasado, presente y futuro y completa las frases que siguen el
recuadro. Copia en tu cuaderno.
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ATIVIDADE DE FILOSOFIA
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ATIVIDADE DE PORTUGUÊS
Proposta de produção textual – ESCRITA CRIATIVA
Você sabe o que é a NASA?
NASA (sigla em inglês de National Aeronautics and Space Administration – Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço) é uma agência do Governo Federal dos Estados Unidos responsável pela pesquisa e desenvolvimento de tecnologias e programas de exploração espacial.
A NASA também tem desenvolvido vários programas com satélites e com sondas de pesquisa espacial que viajaram até outros planetas e até, alguns deles, se preparam para sair do nosso sistema solar, sendo a próxima grande meta, que tem atraído a atenção de todos, uma viagem tripulada até o planeta Marte, nosso vizinho.
(Adaptado de https://pt.wikipedia.org/wiki/NASA)
ATIVIDADE DE ESCRITA
Imagine que você foi convidado a ir a Marte a convite da NASA com a finalidade de passar um dia inteiro lá e descrever tudo que vivenciou! Sim, eu sei que não temos a mínima ideia de como é o lugar. Aí é que vai entrar sua imaginação para descrever essa incrível viagem nunca realizada. Boa viagem!
· Letra legível (não exijo letra bonita, apenas letra possível de ser lida)
· Invente um título
· No mínimo, 10 linhas e, no máximo, 25 linhas.
Atividade retirada do site www.acessaber.com.br
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ATIVIDADE DE GEOGRAFIA
Clique no link abaixo par visualizar a atividade:
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