segunda-feira, 11 de maio de 2020

ATIVIDADES NONO ANO - SEMANA 5

ATIVIDADE DE MATEMÁTICA

Resolva as seguintes expressões numéricas:













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                                                ATIVIDADE DE GEOGRAFIA

Copiar no caderno apenas as alternativas corretas no caderno de Geografia.





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ATIVIDADE DE PORTUGUÊS

Complete as frases com a palavra correta:

1.Aquele homem é ...................
(A)estrangeiro
(B)estranjeiro

2.Gosto de comer.....................
(A)canjica
(B)cangiga

3.Não quero ....................minhas emoções.
(A)estravazar
(B)extravasar

4.”A...............de qualquer coisa começa na mente”. Bruce Lee
(A)pocessão
(B)possessão

5.Estou.................pelas novas séries lançadas nesse semestre.
(A)obcecado
(B)obsecado

6.Quase cai na.....................
(A)sarjeta
(B)sargeta

7.Meu gato gosta de comer na .........................
(A)tigela
(B)tijela


8.Comprei muitos.....................
(A)acessórios
(B)asessórios

9.O preço desse objeto está uma...................
(A)pechincha
(B)pexincha

10.Maxine me tratou com....................
(A)despreso
(B)desprezo

11.Aquele prédio é muito...................
(A)magestoso
(B)majestoso

12.Não quero pagar por essa.....................
(A)geringonça

(B)jeringonça

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                                                           ATIVIDADE DE HISTÓRIA

Atividade para o 9º Ano – quinta semana (11 a 15 de maio)

Queridas alunas e alunos, estas são as tarefas de História para a nossa quinta semana de atividades domiciliares.

Leitura:

A Revolução Mexicana

O Porfiriato
O período de 1876 a 1911 o México foi marcado pela ditadura militar de Porfírio Díaz, que recorreu ao apoio do capital estrangeiro para estabelecer o desenvolvimento mexicano.
Neste programa de governo, o México passava por um processo de crescimento, porém a população se tornava cada vez mais pobre, devido a entrada de capital estrangeiro. Os indígenas eram os mais prejudicados, pois através da Lei dos Baldios de 1893-1902, o governo começou a requerer títulos de posse de terras, documento que as comunidades indígenas não possuiam. Isso fez com que suas terras fossem  expropriadas e vendidas para latifundiários e para empresários estrangeiros. Desse modo os indígenas passaram a viver em estado de mendicidade, e sua cultura foi substituída por tradições estrangeiras.
O regime militar de Porfírio não agradava a população mexicana que era reprimida politicamente. Nesse contexto de desenvolvimento e repressão surgiu uma classe média que requeria o direito de participação política e reformas democráticas. Além disso, a elite mexicana reclamava o fato de a riqueza conquistada com o desenvolvimento econômico ter sido parcialmente entregue para estrangeiros. Também havia uma grande carência de investimentos na modernização do país.
Até mesmo os Estados Unidos, que tinha grandes investimentos no México, começa a perceber que o Porfiriato era um forma de governo que já estava se esgotando, e deixaram de dar o seu apoio à Porfírio Díaz, passando a apoiar a oposição.

A Revolução
Porfírio Díaz convocou eleições presidenciais em 1910. Francisco Madero se candidatou para o cargo. Díaz decretou a prisão de Madero durante as eleições para poder se reeleger tranquilamente.
Após as eleições, Madero foi exilado e se refugiou para o Texas, onde inciou a revolução. Durante a revolta, Madero prometeu aos camponeses indígenas a restituição de suas terras e também a reorganização eleitoral, assim ganhou a confiança desse grupo, que no sul era representado por Emiliano Zapata e no norte por Pancho Villa.
Em 1911, Díaz renunciou e Madero assumiu a presidência interinamente. Mas neste mesmo ano, foram convocadas novas eleições e Madero foi eleito.
O governo de Madero recebeu um grande apoio social, especialmente das camadas populares, que criavam grandes expectativas em relação ao novo presidente.
Mas com o passar do tempo, Madero começou a demonstrar uma postura moderadora e desinteressada em relação às reivindicações das camadas populares, além de permancer associado a antigos membros e funcionários do governo anterior, especialmente os militares. Assim as camadas populares se colocaram em contradição com o governo de Madero.

Avanço e retrocesso
Madero não deu ouvidos para a proposta de reforma agrária de Zapata, e por este motivo perdeu o apoio que recebia de um dos principais líderes da Revolução Mexicana. Zapata pretendia implantar o Plano de Ayala, cuja principal característica era a reforma agrária, com a desapropriação de um terço das terras de latifundiários para serem cedidas à camponeses.
A capacidade política de Madero não foi suficiente para administrar as reformas e atender as camadas populares, além de assegurar os interesses financeiros e poupar o latifúndio. O governo de Madero foi derrubado por um golpe de estado, liderado por Victoriano Huerta, militar conservador. Nesse período o país inteiro está envolvido nos combates de uma guerra civil.
Em 1913 Madero foi executado e Huerta subiu ao poder, porém a sua presença na presidência não foi aceita. Criou-se um movimento anti-huertista encabeçado por Venustiano Carranza, tendo como aliados Pancho Villa, Zapata e Álvaro Obregón.
Quando Huerta permitiu a entrada de capitais ingleses no México, a relação com os Estados Unidos ficou abalada, e logo os norte-americanos retiram o seu apoio ao governo mexicano, passando a apoiar Carranza.
Huerta renunciou e a presidência ficou interinamente ocupada por Zapata e Pancho Villa, que dividiam o poder. Nesse tempo, Zapata implantou em Morellos a reforma agrária e outras reformas sociais, além disso estabeleceu poder democrático para a sociedade.
Após a acupação da presidência por Carranza foi promulgada a Constituição Mexicana de 1917 que marcou o retorno do ejido sob forma de cooperativa controlada pelo Estado, assegurava os direitos à propriedade e leis trabalhistas com jornada de trabalho de 8 horas por dia. Esse modelo marcou a vitória da elite sobre as camadas populares.
Em 1919, Zapata foi assassinado, e logo no início da década de 20, em 1923, Pancho Villa também foi executado.
Em 1920 Álvaro Obregón assume a presidência do México. Para grande parte dos historiadores e estudiosos esse foi o fim da revolução. Inicia-se um período de desenvolvimento social. Em 1928, Obregón foi novamente eleito para a presidência, mas foi assassinado antes de sua posse.

Interpretação:

Depois de ler o texto sobre a Revolução Mexicana, identifique que grupos da sociedade mexicana (exemplos: população indígena, camponeses, trabalhadores urbanos, burguesia, militares etc) estavam em conflito e não tiveram os seus interesses atendidos pelo governo ditatorial de Porfírio Díaz ou  no desenrolar da Revolução Mexicana. Escreva seus nomes e suas características (onde viviam, como eram compostos, como se formaram) e quais eram seus interesses. Para desenvolver esta atividade, faça em seu caderno de História uma tabela como a que segue abaixo:

Grupo social
Características
Interesses




























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