segunda-feira, 11 de maio de 2020

ATIVIDADES OITAVO ANO - SEMANA 5

ATIVIDADE DE GEOGRAFIA

Copiar no caderno apenas as alternativas corretas no caderno de Geografia.





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ATIVIDADE DE PORTUGUÊS

Complete as frases com a palavra correta:

1.Aquele homem é ...................
(A)estrangeiro
(B)estranjeiro

2.Gosto de comer.....................
(A)canjica
(B)cangiga

3.Não quero ....................minhas emoções.
(A)estravazar
(B)extravasar

4.”A...............de qualquer coisa começa na mente”. Bruce Lee
(A)pocessão
(B)possessão

5.Estou.................pelas novas séries lançadas nesse semestre.
(A)obcecado
(B)obsecado

6.Quase cai na.....................
(A)sarjeta
(B)sargeta

7.Meu gato gosta de comer na .........................
(A)tigela
(B)tijela


8.Comprei muitos.....................
(A)acessórios
(B)asessórios

9.O preço desse objeto está uma...................
(A)pechincha
(B)pexincha

10.Maxine me tratou com....................
(A)despreso
(B)desprezo

11.Aquele prédio é muito...................
(A)magestoso
(B)majestoso

12.Não quero pagar por essa.....................
(A)geringonça
(B)jeringonça

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ATIVIDADE DE HISTÓRIA

Atividade para o 8º Ano – quinta semana (11 a 15 de maio)

Queridas alunas e alunos, estas são as tarefas de História referentes à nossa quinta semana de atividades domiciliares. Seguimos estudando a Revolução Francesa. Agora veremos a parte final do período revolucionário. Esta é a última parte de nossos estudos sobre esse assunto.

Leitura:

A Revolução Francesa (parte IV)

O fim do Período do Terror, em julho de 1794, vem acompanhado da substituição da Convenção pelo Diretório. Como já estudamos na atividade anterior, os ideais progressistas e radicais dos Jacobinos e dos Sans-Culottes contrariavam as medidas mais contidas que a grande burguesia francesa desejava com a Revolução. Enquanto os primeiros queriam uma apliação da participação popular na política, os representantes da burguesia, os Girondinos, buscavam formas mais controladas para a vida política da França. Em julho de 1794 os Girondinos tomam o poder e derrubam Jacobinos e Sans-Culottes.
O período que segue recebe o nome de Diretório e marca a última etapa do processo revolucionário na França.
Em 1795, depois da condenação à morte de Jacobinos e Sans-Culottes, a burguesia conseguiu retomar o poder e, através de uma nova constituição, imprimir uma nova fase à Revolução. A Convenção, assembleia de caráter popular, eleita por sufrágio universal, foi substituída por uma nova Assembleia Nacional, eleita patravés do voto censitário, o que limitava a participação dos setores mais progressistas da Revolução. A burguesia, ao controlar a política francesa, pretendia acabar com os entraves do Antigo Regime na economia, e tirar do cenário os riscos de reformas mais profundas que impedissem o desenvolvimento do capitalismo e da proporiedade privada. O governo republicano passava a ser exercido pelo Diretório, órgão composto por cinco membros indicados pelos deputados. No entanto, a partir de 1795 a crise social se tornou muito ampla na França, o que exigiu ações autoritárias por parte do Diretório, sob risco da volta da radicalização jacobina.
Um dos mais jovens e destacados generais da Revolução, Napoleão Bonaparte, era o nome esperado pela burguesia para dar ordem à situação política francesa. Em 1799, ao regressar do Egito à França, Napoleão encontrou um cenário de conspiração contra o governo do Diretório. Em 9 de novembro de 1799 (18 brumário do ano VIII da evolução, segundo o calendário revolucionário) 
Napoleão chefia um golpe contra o Diretório. Inicia-se o Consulado, com o jovem general Napoleão governando em favor da burguesia. Para a maioria  dos historiadores esses eventos determinam o final da dinâmica revolucionária na França. Em seguida ocorrem os eventos daquele que é conhecido como Período Napoleônico (que se estende de 1799 a 1815).

Interpretação:

Assista ao pequeno vídeo abaixo e escreva um texto, em seu caderno de história, destacando a influência do pensamento dos Jacobinos e dos Sans-Culottes para o desenvolvimento da ideia de cidadania. Explique por que o radicalismo desses grupos serviu de base para a ampliação da participação política nos dias atuais.


Analise e perceba as diferenças do Calendário Revolucionário, adotado pelos franceses após 1789, e o Calendário Gregoriano (que é o calendário que usamos correntemente). As ideias de transformação da Revolução Francesa eram tão profundas que até mesmo a criação de um novo calendário, com novos nomes para os meses e para a organização do tempo durante o ano, foi feita. Neste calendário o ano 1 deixava de ser o do nascimento de Cristo para ser o ano da proclamação da república francesa, em 1792. A pretensão dos revolucionários era reconstruir por completo o mundo, deixando para trás tudo que lembrasse o Antigo Regime. O calendário revolucionário vigorou de 22 de setembro de 1792 (primeiro dia do ano do novo calendário, que era do dia do equinócio de primavera e também o dia da proclamação da república francesa) a 31 de dezembro de 1805, quando Napoleão Bonaparte ordenou o restabelecimento do calendário Gregoriano.




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