ATIVIDADE DE ESPANHOL
COMPLETA
CON TUS DATOS, EN ESPAÑOL:
**********************************************************************
ATIVIDADE DE PORTUGUÊS
Proposta
de produção textual – ESCRITA CRIATIVA
Você sabe
o que é a NASA?
NASA (sigla
em inglês de National Aeronautics and Space Administration – Administração
Nacional da Aeronáutica e Espaço) é uma agência do Governo Federal dos Estados
Unidos responsável pela pesquisa e desenvolvimento de tecnologias e programas
de exploração espacial.
A NASA também
tem desenvolvido vários programas com satélites e com sondas de pesquisa
espacial que viajaram até outros planetas e até, alguns deles, se preparam para
sair do nosso sistema solar, sendo a próxima grande meta, que tem atraído a
atenção de todos, uma viagem tripulada até o planeta Marte, nosso vizinho.
(Adaptado de
https://pt.wikipedia.org/wiki/NASA)
ATIVIDADE
DE ESCRITA
Imagine que você
foi convidado a ir a Marte a convite da NASA com a finalidade de passar um dia
inteiro lá e descrever tudo que vivenciou! Sim, eu sei que não temos a mínima
ideia de como é o lugar. Aí é que vai entrar sua imaginação para descrever essa
incrível viagem nunca realizada. Boa viagem!
·
Letra
legível (não exijo letra bonita, apenas letra possível de ser lida)
·
Invente
um título
·
No
mínimo, 10 linhas e, no máximo, 25 linhas.
Atividade retirada do site www.acessaber.com.br
**************************************************************************
ATIVIDADE DE HISTÓRIA
Atividade para o 6º Ano
– sétima semana (25 a 29 de maio)
Queridas
alunas e alunos, estas são as tarefas de História para a nossa sétima semana de
atividades domiciliares.
Leitura:
O período Neolítico
O
Neolítico foi período da história humana compreendido entre 9 mil e 6
mil anos atrás. Durente este período os grupos humanos, que já eram todos de Homo
sapiens sapiens, desenvolveram uma nova técnica para a construção das
ferramentas. Os objetos de pedra deixaram de ser apenas lascados para serem
polidos. A palavra Neolítico significa pedra nova, ou seja, novas
ferramentas e novas formas de viver.
É nesse período que surgem o arco e a flecha,
embarcações para a travessia de rios e lagos e a roda. Graças a
essas invenções os homens conseguiram fazer deslocamentos mais permanentes e
longos e a transportar mais cargas.
Foi
nessa época também que os homens começaram a domesticar os animais (como a
ovelha, o boi, o porco, a galinha) e as plantas, e aprenderam o pastoreio
e a agricultura. Assim eles puderam passar a cultivas seus próprios
alimentos. Esse conjunto de invenções e de aprendizados novos fez com que os
homens se tornassem sedentários, quer dizer que eles puassaram a viver fixados
em alguns lugares.
O
artesanato também se desenvolveu com a fabricação de potes de cerâmica e
a elaboração de couros, lã e fibras naturais para a confecção de roupas. Na
continuação desse movimento, alguns grupos de pessoas passaram a construir
habitações de madeira, barro, pedras, galhos e vegetação seca, deixando as
cavernas e abrigos nas rochas.
Com
o passar do tempo a produção de alimentos e de produtos artesanais cresceu e
alguns grupos passaram a ter mais do que necessitavam para viver. Eles
produziram um excedente e desenvolveram técnicas para armazenar os
alimentos e dispor deles em tempos de escassez. Também foi possível fazer
trocas com outros grupos. Além de alimentos trocavam ferramentas, produtos
artesanais, roupas e armas. Também intensificavam as trocas culturais e as
relações sociais.
A
possibilidade de ter uma vida mais constante e regular promoveu a formação de
aldeias e, depois, dos primeiros núcleos urbanos (que podemos dizer que foram
as primeiras cidades). Essa transformação foi tão importante que os
historiadores chamam a esse momento de Revolução Urbana ou Revolução
Neolítica.
Entre
3,5 mil e 3 mil anos atrás apareceram as primeiras ferramentas de metal, feitas
com bronze, metal bem resistente, feito da combinação de dois metais que
são encontrados na natureza, o cobre e
o estanho. Tinha fim a Idade da Pedra e tinha início a Idade
dos Metais (que vamos estudar na próxima semana).
Interpretação:
Do
modo como o texto acima apresenta o período Neolítico, parece que todas as
comunidades de homens passaram por esse processo ao mesmo tempo e em todos os
lugares do planeta. Pense nisso e responda em seu caderno de História:
•
Será
que foi assim mesmo?
•
Todos
os grupos humanos passaram pelas mesmas transformações ao mesmo tempo e em
todos lugares?
•
E
se não foi assim, como pode ter sido?
*dica para responder às
perguntas:
não aconteceu tudo ao mesmo tempo e em todos os lugares!!!
*********************************************************************************************************************
ATIVIDADE DE GEOGRAFIA
Clique no link abaixo par visualizar a atividade:
Nenhum comentário:
Postar um comentário