segunda-feira, 4 de maio de 2020

ATIVIDADES SEXTO ANO - SEMANA 4

ATIVIDADE ESPANHOL


Escucha la música, complétala y luego de memorizarla haz un video cantando una parte de ella si lo quieres puede ser toda la música. Invita a  tu familia a cantarla junto. Observa el sonido de la G, J y de la LL en la música.

https://www.youtube.com/watch?v=QIBkvY6BSaE&list=PLtgByzFULLFNFcH9bzoeRkJX57WaOC0EO&index=13&app=desktop
Somos uno- Go Vive a tu manera
De tu mano, poco a poco
Aprendí a __________
Somos uno, somos todos
Contigo, uno _________
Dame ____________, equilibrio
Ganas de bailar
Y rompamos la ley
De la ________________
Sin colores ni banderas
_____________ somos más
Emociones verdaderas
____________ de gritar
Eres __________ del cometa
Que quieres volar
Al ____________ que tú
Me podrás _____________
Y soy
Sonido de tu voz
Y tú
El coro en mi _______________
Entre tú y yo, viento y aire
Puedo sentir como un ave
Entre tú y yo, está la ____________
Puedo sentir que lo sabes
Entre tú y yo, somos parte
Puedo sentirme un _____________
Entre tú y yo y ese instante
Saber que el Sol siempre, siempre, siempre sale
Aprendimos que si duele
Con amor se va
Esta fuerza ____________ y mía
Crece más y más
Si te pierdes, mira al cielo
____________ todo está
Es la luz, la esperanza
Te guiará
Eres alguien en la vida
En quién puedo confiar
Eres fuerza positiva
Posibilidad
Hay momentos que los miedos
Nos hacen dudar
Pero siempre hay una mano
Dispuesta a ayudar
Y soy
Sonido de tu voz
Y tú
El coro en mi canción
Entre tú y yo, viento y aire
Puedo sentir como un ave
Entre tú y yo, está la _______
Puedo sentir que lo sabes
Entre tú y yo, somos parte
Puedo sentirme un _______________
Entre tú y ______ y ese instante
Saber que el Sol siempre, siempre, siempre sale


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ATIVIDADE DE PORTUGUÊS

Cartunistas gaúchos recorrem à arte para ajudar campanha contra o Coronavírus

Obras relembram público da importância de medidas de prevenção, como lavar bem as mãos e permanecer em casa

Na ponta do lápis, uma resposta contra o Coronavírus: por todo o mundo, artistas se unem para criar obras que informam a população sobre medidas de prevenção à covid 19. No Rio Grande do Sul não é diferente, ainda mais ao passo que aumentam os casos no Estado, assim como a recomendação para que todos permaneçam em casa sempre que possível. 
O artista Felipe Constant, natural de Uruguaiana, chegou a produzir uma série de ilustrações que destacam desde a forma correta de lavar as mãos até a necessidade de não dividir o chimarrão pelos próximos dias. 
— É dever civil cada um ajudar e fiscalizar nesse momento! Mas mais importante que meus desenhos, são os cuidados que estou tomando para não me contaminar, isso é que importa — afirmou o artista.
Já Rafael Correa, de Rosário do Sul, preferiu recorrer ao bom humor em seus últimos cartuns. Disponíveis no Instagram, eles brincam com a necessidade de isolamento social, em textos como "Os antissociais sobreviverão" e "Oi, sumida, por causa do coronavírus acho melhor tu continuar sumida". 
Alexandre Beck, criador do personagem Armandinho, também abordou o coronavírus em suas últimas tirinhas. Além de destacar a importância de ter cuidados para manter a salvo pessoas do grupo de risco, o cartunista também fez críticas em seus trabalhos. Em uma das publicações, destaca a importância do Sistema Único de Saúde (SUS) e de pesquisas para evitar este tipo de pandemia.








E, ENTÃO, O QUE VOCÊ ACHOU DAS IMAGENS? VOCÊ ACHA QUE ESTAS IMAGENS AJUDAM NA COMPREENSÃO DAS PESSOAS A RESPEITO DO COVID?
CRIE, VOCÊ, UMA CHARGE, TIRINHA, IMAGEM PARA CHAMAR A ATENÇÃO DA POPULAÇÃO SOBRE OS CUIDADOS COM O CORONAVíRUS! SEJA CRIATIVO! SE POSSÍVEL, PINTE, FAÇA EM UMA FOLHA BRANCA PARA SER EXPOSTA NA ESCOLA ASSIM QUE RETORNARMOS!
UM GRANDE ABRAÇO 

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ATIVIDADE DE HISTÓRIA


Queridas alunas e alunos, estas são as tarefas de História para a nossa terceira semana de atividades domiciliares.

Leitura:

As teorias sobre o aparecimento e a evolução humana

É importante, antes de passarmos a estudar a evolução humana no planeta e os detalhes que historiadores, arqueólogos, biólogos e outros cientistas vêm encontrando para descreverem nossa caminhada, conhecermos as teorias que tentam dar conta de explicar a nossa própria existência. No texto que segue conheceremos as duas teorias mais conhecidas sobre a existência do homem, e da própria vida, na Terra.
A primeira e mais antiga delas, a Teoria Criacionista (termo derivado da palavra criação), defende que o homem resulta de uma criação divina. Um ser superior, uma divindade, teria criado a humanidade. Essa não é uma teoria científica. Ela esta baseada nas crenças que, com o passar do tempo , deram origem às diversas religiões que temos hoje em dia. Não foram somente os judeus e os cristãos que pensaram dessa forma. Na verdade não existe apenas uma Teoria Criacionista, e sim tantas teorias quantos povos e culturas que tentaram entender as suas origens desde tempos muito antigos. Todas as culturas têm, de acordo com as suas crenças religiosas (que são tão antigas ou mais que as crenças dos judeus e cristãos), uma explicação mítica (da palavra mito) para a origem do homem. E essas explicações foram pensadas (e somente muito tempo depois algumas foram escritas, como a explicação dos Judeus que conhecemos através de uma de suas narrativas religiosas, o Gênesis) para atender à própria necessidade que todos os povos todos têm de explicar quem são, como se formaram e como organizariam suas relações sociais e a própria vida. Existem narrativas de divindades (deuses ou deusas) criando o homem (e mesmo a vida na Terra e o Universo) em populações que viveram há mais de 40 ou 50 mil anos atrás. Culturas espalhadas por todos os continentes têm crenças que falam de uma origem divina do homem.
A outra expicação para o surgimento do homem no planeta é bem mais recente. Apenas na metade do século XIX, exatamente em 1859, o naturalista, geólogo e biólogo inglês Charles Darwin apresentou para a comunidade científica os resultados de suas pesquisas sobre a evolução da vida no planeta. Baseado em observações feitas durante uma viagem ao redor do mundo entre 1831 e 1836, a bordo do veleiro Beagle, da Marinha Britânica, na qual o então jovem naturalista de 22 anos teve a oportunidade de consolidar seus estudos, e em pesquisas posteriores, Darwin publica o livro A Origem das Espécies. Na sua obra ele apresenta evidências de que a diversidade de espécies é decorrente de um processo de seleção natural, que se afirma através de modificaações transmitidas através da descendência. Desse modo as espécies se ramificam a partir de seus ancestrais, formando o que ele chamou de árvore da vida. Todas as formas de vida no planeta estão sujeitas a esse processo, e não é diferente com o homem. Ao divulgar suas ideias, Darwin provocou o primeiro debate entre as teorias científicas, que estavam se firmando como pensamento dominante na época, e as crenças religiosas. O trabalho de Darwin colocou em cena uma outra teoria, baseada em evidências, fósseis, estudos, observações e pesquisas sobre a origem do homem, e ela é conhecida como Teoria Evolucionista. Segundo esta teoria o homem tem, junto com outras espécies de primatas, ancestrais comuns, e que o seu desenvolvimento, como espécie, deveu-se a um conjunto de mudanças e adaptações biológicas, físicas, ambientais e culturais. Darwin nunca afirmou que descendíamos de macacos. Ele foi o primeiro a afirmar que os primatas, o homem entre eles, devem ter tido um ancestral comum numa época muito distante (hoje calcula-se que esse ancestral comum tenha aparecido entre 10 e 7 milhões de anos atrás). Diferentemente da teoria que se baseia nas crenças religiosas, a Teoria Evolucionista é elaborada em evidências, estudos e confirmações científicas.

Interpretação:

Depois de ler o texto, converse com seus familiares e amigas e amigos sobre as duas teorias. Pesquise e anote no caderno histórias sobre como outros povos explicam a origem do homem. Tente responder a estas duas questões:
1)  Como os índios da Amazônia, os aborígenes da Austrália, os povos Iorubá da África Ocidental, os indianos, entre tantos outros povos, explicam a existência do homem e a sua?
É possível manter nossas crenças e aceitar as explicações baseadas em evidências científicas

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ATIVIDADE DE MATEMÁTICA

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ATIVIDADE DE GEOGRAFIA

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