NOÇÃO DE MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO:
DESENHE AS SITUAÇÕES DE CADA UMA
DAS HISTÓRIAS MATEMÁTICAS ABAIXO, ESCREVENDO E RESOLVENDO UMA DE CADA VEZ. DÊ O
RESULTADO SEM FAZER CONTAS DE MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO:
1.
MAMÃE ENCHEU DUAS FORMAS DE GELO. CADA UMA DELAS
TEM DUAS FILEIRAS COM 8 QUADRADOS. QUANTOS CUBOS DE GELO SE FORMARÁ ALI?
2.
UMA FRUTEIRA TEM TRÊS PARTES. EM CADA UMA HÁ 9
FRUTAS. QUANTAS FRUTAS HÁ NA FRUTEIRA?
3.
UMA BARRA DE CHOCOLATE TEM 12 QUADRADOS. SE
TIVER QUE REPARTIR COM TEU IRMÃO, QUANTOS QUADRADINHOS DE CHOCOLATE CADA UMA
VAI COMER?
4.
A FUNCIONÁRIA DA FLORICULTURA RECEBEU A TAREFA
DE DISTRIBUIR 21 FLORES EM TRÊS VASOS. QUANTAS FLORES FICARAM EM CADA VASO?
5.
UM PACOTE DE PIRULITOS VEM COM 25 DOCES. SE
REPARTIR ENTRE EU E QUATRO AMIGOS, QUANTOS PIRULITOS FICAM PARA CADA UM?
6.
EM UM TREM HAVIA 7 VAGÕES E AO TODO 42 PESSOAS.
QUANTAS PESSOAS ESTAVAM EM CADA VAGÃO DESSE TREM?
7.
NUM RESTAURANTE HAVIA 32 CADEIRAS E 8 MESAS.
QUANTAS CADEIRAS HAVIA EM CADA MESA?
8.
TIA LUCINHA COMPROU 4 DÚZIAS DE OVOS. QUANTOS
OVOS ELA COMPROU?
9.
CONTINUE A SEQUÊNCIA DE ACORDO COM A LÓGICA:
A) 0-2-4-6-8-_______________________________________
B) 0-3-6-9- ________________________________________
C) 0-5-10-15-_______________________________________
D) 0-10-20-30- ______________________________________
E) 0- 50-100-150-____________________________________
10.
QUAL É O NÚMERO?
3 UNIDADES, 5 DEZENAS E 1 CENTENA
____________
9 DEZENAS _____________
5 UNIDADES E 3 CENTENAS
______________
9 UNIDADES, 6 DEZENAS E 7
CENTENAS ___________
1 DEZENA, 5 CENTENA
_______________
AGORA ESCREVA CONFORME SE LÊ CADA
UM DOS NÚMEROS ACIMA.
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