terça-feira, 30 de junho de 2020

RECADINHO PARA OS ALUNOS E AS ALUNAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Boa tarde! Tudo bem? Recadinho para os alunos e as alunas da Educação Infantil (JA1, JA2, JB1 E JB2): se puderem comecem a juntar rolinhos de papel higiênico. As profes estão planejando uma atividade super bacana para postar para vocês no blog. Se cuidem e um forte abraço!

segunda-feira, 29 de junho de 2020

ATIVIDADES EDUCAÇÃO INFANTIL - SEMANA 12

SEMANA 12 – EM CASA TAMBÉM É LUGAR DE BRINCAR E APRENDER!
ESSA SEMANA TEMOS MUITAS ATIVIDADES LEGAIS SOBRE NOSSO JEITO DE SER E NOSSO CORPO!
NESTA SEMANA TEMOS VÁRIAS SUGESTÕES DE ATIVIDADES USANDO A IMAGINAÇÃO E MUITA DIVERSÃO NA SUA CASA! CURTAM CADA MOMENTO...
ESTAMOS COM MUITAS SAUDADES!
BOA SEMANA!!!!


VAMOS CONHECER UMA HISTÓRIA MUITO DIVERTIDA?

Já pararam para pensar nas partes do nosso corpo? Todos somos iguais? Temos os mesmos tipos de cabelos? Cor dos olhos?
Coisa boa perceber o quanto podemos ser tão parecidos e tão diferentes!
Para aprender um pouquinho mais, hoje temos uma história divertida e que vai mexer com todos nós. Preparados? Escolham um lugar confortável na casa de vocês e vamos lá!
A história especial de hoje chama-se - “EU SOU ASSIM E VOU TE MOSTRAR” (Autor: Heinz Janisch)

Descrição da atividade: VAMOS NOS DESENHAR?
Descobrimos que temos um corpo, formado por muitas partes: cabeça, braços, mãos, pernas, barriga, olhos, nariz, orelhas, cabelos e um lindo sorriso. Todos nós temos: eu, você e os animais. Mas todas essas partes são iguais? Não, são parecidas. Cada pessoa tem um tom de pele, tamanho, traço pessoal e jeito de ser. 
Agora, com a ajuda de um adulto, pegue um espelho e observe você, as partes do seu corpo, a cor de seus olhos, o seu cabelo... Chame a mamãe, o papai, irmão ou irmã para observar ele no espelho. Observou tudinho?
Pegue uma folha branca e com os materiais gráficos que tiver em sua casa e com o auxílio do nosso ajudante, o “Espelho”, desenhe como você é. “Da cabeça a pontinha dos dedos do pé”. 

Sugestão: Tire uma foto da sua criação e poste a foto deste momento no Facebook marcando a página da EMEF Presidente João Belchior Marques Goulart.


****************************************************************


ü  DIA DO PENTEADO MALUCO! O QUE ACHAM?


Descrição da atividade:
Como está o dia hoje? Como você está se sentindo?
Ah! Isso faz toda a importância na nossa atividade de hoje... Dizem que nosso cabelo segue nosso humor do dia e a temperatura também!!! Já ouviram falar nisso?
E o que acham de aproveitar um dia especial e criar um cabelo maluco? Não importa se o dia está cinza ou se tem muito sol... O que importa é a nossa alegria interna! Precisamos deixar nossos dias leves e coloridos. Então vamos inventar a festa do cabelo maluco!
Peça a ajuda de um adulto para separar os materiais como acessórios de cabelo, rabicós, gel, creme de pentear, brinquedos pequenos que podem enfeitar o seu penteado e o seu melhor ajudante, O ESPELHO!
O desafio é criar um cabelo maluco na frente do espelho! Será que a mamãe, o papai ou os irmãos topam também? Curtam muito este momento, pois criar e imaginar é uma das melhores coisas do mundo.
Cabelos prontos? Coloquem uma música que vocês gostem, dancem e cantem muito... Nada melhor do que ter momentos alegres e leves e nós estamos aqui para juntos nos divertir.
Queremos muito ver o seu vídeo ou a sua foto!!!



Sugestão: Tire uma foto ou grave um vídeo do seu CABELO MALUCO. Poste no Facebook marcando a página da EMEF Presidente João Belchior Marques Goulart.


-------------------------------------------------


ü  VOCÊS JÁ SE OLHARAM NO ESPELHO HOJE? PERCEBERAM O QUANTO ESTÃO CRESCENDO?

Descrição da atividade:
Hoje temos uma atividade divertida e muito afetiva. Convide o papai, a mamãe e revisitem os álbuns fotográficos ou as fotos arquivadas no celular. Procurem juntos:
- 1 foto especial de você quando era bebê;
- 1 foto atual. 
Observem as imagens e vejam:
- O que mudou em vocês?
-Tem alguma semelhança nas fotos?
- Continuam do mesmo tamanho?
- O que aconteceu com seus cabelos?
 Agora, peça para um adulto, dividir uma folha branca em 2 partes. Com os materiais gráficos que tiver em casa (canetinhas, lápis de cor, giz de cera, tinta, etc) registre:
- Na primeira parte, do seu jeitinho e observando a foto que escolheu, faça um desenho de quando era bebê;
- Na segunda parte da folha, quando como você é hoje.

Sugestão: Tire uma foto do seu desenho ou grave um vídeo “contando suas impressões, como percebeu seu crescimento”. Poste no Facebook marcando a página da EMEF Presidente João Belchior Marques Goulart.


---------------------------------------------


ü  COMO É BOM CRESCER...

Descrição da atividade:

Vocês sabiam: enquanto estamos aprendendo, estamos crescendo? Vamos crescer a vida toda!
Vamos descobrir o quanto crescemos? Descubra com a mamãe e o papai qual foi o seu tamanho quando nasceu e sua altura nos dias de hoje (para saber quanto você mede hoje... pegue uma fita métrica ou uma regra). Depois de fazer estas “investigações”, escolha um material para representar seus tamanhos. Podem utilizar barbante, fita, corda etc. Depois observe o quanto você cresceu. Coloque cada medida lado a lado e veja tudo que cresceu desde o dia que nasceu!  

Sugestão: Compartilhe conosco uma foto deste seu crescimento. Você pode estar deitado ao lado. Poste no Facebook e marque a página da EMEF Presidente João Belchior Marques Goulart.


-------------------------------------------



ü  VAMOS BRINCAR?


Descrição da atividade:

Vocês conhecem a música “Cabeça, Ombro, Joelho e Pé”? Sim?
É uma música que mostra as nossas partes do corpo e ainda faz balançarmos o esqueleto todinho! Se você sabe cantar é melhor ainda... Será que a família inteira pode dançar junto e brincar?
Clique no link e coloque a música para acompanhar.... https://www.youtube.com/watch?v=vDee2bF8Xls
Vamos imitar os personagens e aprender as partes do corpo? Não confunda o joelho com pé!
Vamos dançar e cantar até cansar!!!
Agora, temos um outro desafio para a família: Vamos brincar de chefe manda? Chefe manda com as partes do corpo. Cada momento um da família é o chefe e vai mandar os outro que estão brincando a colocar a mão em uma parte do corpo. Os outros não podem errar!!!! Ex: O chefe manda... colocar a mão no nariz! O chefe manda... colocar a mão no pé! O chefe manda... colocar a mão na barriga. Depois muda o chefe!
Essa é uma brincadeira super divertida para aproveitar esses momentos em casa e se divertir com quem mais ama vocês!!!


Sugestão: Compartilhe uma foto ou vídeo da dança e brincadeira! Poste no Facebook e marque a página da EMEF Presidente João Belchior Marques Goulart.,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,


****************************************************************

EDUCAÇÃO FÍSICA



MAMÃE, POSSO IR? | Planneta Educação
Modo de brincar: Primeiro trace duas linhas no chão, com uns 4m de distância entre elas. Alguém é escolhido para ser a mamãe e fica numa das linhas, de costas para os jogadores. Os outros ficam na outra linha, um do lado do outros. Um por um, os jogadores tentam chegar à mamãe, perguntando "mamãe posso ir?".
A mamãe, que está de costas, responde dando ordens que o jogador tem que seguir. Alguém tem de ser o juiz, para ver se as ordens vão ser cumpridas direito.
Se ela mandar dar passos de formiguinha, o jogador dá passos bem pequenos. Passos de canguru são pulinhos. Se ela disser dar passos de cachorro o jogador tem de andar de quatro. A mamãe pode mandar anda pra frente ou para trás, quantos
passos ela quiser. Os jogadores também podem combinar outros tipos de passos.
Ganha quem chegar primeiro até a mamãe.



MEIA, MEIA-LUA, UM - DOIS - TRÊS
Modo de brincar:  Um grupo de crianças fica sobre a linha traçada no chão, e um outro participante se afasta mais ou menos 20 metros.   A criança destacada, de costas para o grupo, conta rapidamente até um número menor que 10, enquanto as outras correm ou andam em sua direção com intuito de alcançá-la.  Ao interromper inesperadamente a contagem e virar-se para o grupo, aquela que for vista em movimento deve retornar à linha traçada, de onde recomeçará. As demais continuam do ponto em que estavam paradas. O jogo terminará quando uma das crianças chegar àquela que fez a contagem, substituindo-a.
 [Fonte - MELLO, Alexandre Moraes de.   Título: Jogos populares infantis como recurso pedagógico de EF. . ., Data da publicação: 1985] disponível em: www.escolaoficinaludica.com.br/brincadeiras/estados/ba.rtf 
Assista o vídeo:
Boa semana, abraços Professora Mariane

segunda-feira, 22 de junho de 2020

ATIVIDADES EDUCAÇÃO INFANTIL - SEMANA 11

SEMANA 11 – EM CASA TAMBÉM É LUGAR DE BRINCAR E APRENDER!

ESSA SEMANA TEMOS FESTA JUNINA!

NESTA SEMANA TEMOS VÁRIAS SUGESTÕES DE ATIVIDADES USANDO A IMAGINAÇÃO E MUITA DIVERSÃO NA SUA CASA! CURTAM CADA MOMENTO...

BOA SEMANA!!!!

 

 

JUNHO TEM????? FESTA JUNINA!

 

Junho chegou e com ele, muitos festejos juninos. Essas festas acontecem, sobretudo no Nordeste do Brasil, região que atualmente possui as maiores comemorações. A maior festa junina do país acontece na cidade de Campina Grande, localizada no estado da Paraíba. Entretanto, essas comemorações também acontecem em outros estados do Brasil, como aqui no Rio Grande do Sul. 

As festas juninas buscam trazer alegria e diversão. Os espaços são decorados com balões de papel, bandeirinhas de diferentes cores e formatos, presas a cordões. Por vezes, há também uma grande fogueira, para aquecer as noites frias de junho. 

Nestes encontros, há muita música, declamações de versos, danças típicas, como um costume antigo, que é dançar quadrilhas. Há também o consumo de comidas típicas, muitas a base de milho e amendoim, como canjica, pé de moleque, bolo de milho, pipoca e doces variados. Outra característica muito comum é a de se vestir de caipira. Além disso, são festas divertidas, com muitas brincadeiras e animação. 

Pensando nisso, vamos fazer o nosso festejo junino, mas de forma diferente? Esse ano cada um na sua casa? Uma das brincadeiras realizadas nesta data é a PESCARIA. Que tal fazermos uma brincadeira diferente na nossa casa? 

Descrição da atividade:

Para isso, separe:

 

·         1 bacia grande de plástico; 

·         Tampinhas coloridas de plástico; 

·         1 coador grande de cozinha ou escupamadeira (aquela colher grande que usamos para pegar frituras;

·         Água para colocar na bacia. 

 

Escolha um ambiente da sua casa, amplo e que permita brincar com água. Se quiser fazer antes da hora do banho, melhor ainda. Materiais separados, peça para um familiar colocar água dentro da bacia grande de plástico e depois acrescente as diferentes tampinhas que tiver em casa. Seria significativo ter tampinhas de diversas cores. As tampinhas serão os  “peixinhos de faz de conta”.   

Para a brincadeira ser mais divertida, convide alguém para brincar. A proposta é que usando o coador ou escumadeira você tente “pescar” o maior número de tampinhas (peixes) da bacia. Será uma atividade de paciência e agilidade. 

Depois de você “pescar”, é a vez do seu familiar participar da brincadeira. Ao final, veja quantos “peixinhos” você pescou. E a mamãe? E o papai? Quem pescou mais?

     

Sugestão: Tire uma foto desta divertida pescaria e mostre quantos peixinhos pescou. Poste a foto deste momento no Facebook marcando a página da EMEF Presidente João Belchior Marques Goulart.

 

 

 

 

ü  FESTA JUNINA LEMBRA… MÚSICAS E CORES!

 

Quem já dançou ao som de músicas tradicionais de Festa de São João?

As Festas juninas normalmente são tradicionais por suas danças, músicas e comidas típicas. Além de todas homenagens, as Festas Juninas também descrevem bem o que é a vida das pessoas que vivem no campo, no interior! As pessoas que vivem no interior normalmente se alimentam daquilo que plantam. Vão ao supermercado bem menos vezes que nós, que moramos na cidade e precisamos comprar o que comemos.

Então, um pouco de nossas Festas Juninas são em homenagem aos moradores do interior com suas músicas, vestimentas e comidas. 

Nas Festas Juninas, normalmente, vamos vestidos com acessórios  de “caipira”. As meninas, vestidas com meias calças mais grossas, vestidos floridos ou xadrez, trancinhas nos cabelos, chapéu de palha e pintinhas pretas no rosto. Os meninos, normalmente, usam calças jeans com pequenos retalhos em tecidos, camisa xadrez, chapéu de palha e bigodes desenhados no rosto. 

E as músicas? Existem diversas músicas relacionadas a essa festa muito especial em todo o nosso Brasil. O forró é um dos ritmos muito presentes nas canções. Hoje vamos apresentar duas músicas! Não existe Festa Junina que não toque essa melodia!

Uma delas é a música SONHO DE PAPEL (Autores: Carlos Braga e Alberto Ribeiro). Vamos ouví-la e conhecer a letra?

 

Confira um vídeo com a música cantada pela Banda Lua Music no link - https://www.youtube.com/watch?v=Wnr1sK2ZCIM 

 

SONHO DE PAPEL

 

O balão vai subindo, vem caindo a garoa.

O céu é tão lindo e a noite é tão boa.

São João, São João!

Acende a fogueira no meu coração.

 

Sonho de papel a girar na escuridão

soltei em seu louvor no sonho multicor.

Oh! Meu São João.

 

Meu balão azul, foi subindo devagar

O vento que soprou meu sonho carregou.

Nem vai mais voltar.

 

Outra música muito popular nessas festas é a CAPELINHA DE MELÃO  (Autores: João de Barros e Adalberto Ribeiro ) que fala em uma rima bem legal um pouco sobre São João.

Confira um vídeo com a música no link - https://www.youtube.com/watch?v=ADKr2azf5QQ

 

CAPELINHA DE MELÃO 

 

Capelinha de Melão é de São João

É de Cravo, é de Rosa, é de Manjericão

São João está dormindo

Não acorda, não!

Acordai, acordai, acordai, João!

 

Capelinha de Melão é de São João

É de Cravo, é de Rosa, é de Manjericão

São João está dormindo

Não acorda, não!

Acordai, acordai, acordai, João!

 

Descrição da atividade:

Vamos dançar e cantar ao som dessas melodias? Você tem alguma roupa de “caipira”. Vamos nos caracterizar e dançar?

Conhece mais músicas de Festa Junina? Cante e dance aumentando o seu repertório de Festas Juninas.

Usem a criatividade e muito som!

Cantem e dancem muito. Você pode até repetir a brincadeira da pescaria!

 

Sugestão: Tire uma foto ou grave um vídeo “seu dançando, cantando ou caracterizado de caipira”. Poste no Facebook marcando a página da EMEF Presidente João Belchior Marques Goulart.

 

 

-------------------------------------------------

 

 

QUEM GOSTA DE DECORAÇÃO? VIRAM BANDEIRINHAS POR AÍ?

 

Descrição da atividade: Agora que você já conheceu um pouco das músicas tradicionais desta Festa muito animada do Brasil, o que acha de decorar a sua casa para festejar? 

Viram que as Festas de São João, além das músicas e comidas típicas, são também enfeitadas com bandeirinhas? O que acham de fazer bandeirinhas para enfeitar um espaço da sua casa?

 

Vamos precisar:

 

  • Revistas velhas;
  • Folhas brancas ou coloridas; 
  • Tesoura sem ponta;
  • Barbante, fita ou fitilho;
  • Cola;
  • Materiais gráficos como canetinhas, lápis de cor, giz de cera, tintas. 

 

Para fazer as bandeirinhas: Com a ajuda de um adulto, escolha se irá fazer com folhas de revistas ou de papel. Descole páginas das revistas e deixe todas separadas. Após, dobre cada página ao meio e faça um corte diagonal da ponta direita para o centro do papel. Teremos a bandeirinha de duas pontas pronta. Aproveitamos a parte do meio para fazer a bandeirinha de uma ponta. Agora sim! Cada parte virará uma bandeirinha. 

Se quiser, faça bandeirinhas com papel branco/colorido e crie os próprios desenhos. Convide a mãe, o pai e os irmãos para desenharem também. Vale também pintar com tinta, deixando cada uma delas de uma cor. 

Depois de recortadas, junte todas as bandeirinhas e cole num fio de barbante, fita ou fitilho para decorar um ambiente da sua casa. Usem a imaginação e a criatividade para “personalizar” a Festa Junina da família de vocês. 

 

Sugestão: Vamos adorar receber uma foto desta produção colorida e em família. Poste no Facebook marcando a página da EMEF Presidente João Belchior Marques Goulart.

 

---------------------------------------------

 

 

VAMOS CONFECCIONAR UM LAMPIÃO COM SUCATAS?

 

Descrição da atividade:

Vamos preparar um Lampião diferente? Você sabe o que é? Lampião é uma “grande lanterna”, que as pessoas usam para iluminar as Festas Juninas e suas casas. No interior este objeto ainda é muito utilizado. 

Pensando nisso, o que acham de fazermos a nossa própria lanterna, o nosso lampião, usando sucatas e materiais alternativos que tiverem em casa? 

Para realizar a atividade, você precisará:

 

  • 1 garrafa pet 2l, lata de leite em pó, caixa de leite ou caixa de papelão; 
  • Tintas de cores variadas; 
  • Retalhos de papéis ou tecidos coloridos; 
  • Cola branca;
  • Cola permanente (uso exclusivo do adulto). 

Para começar, separe uma garrafa pet 2l, lata de leite, caixa de leite ou caixa de papelão. Escolhemos fazer com a garrafa pet. 

Com auxílio de um adulto, corte só a parte lisa da garrafa (corpo). Peça para o familiar fazer pequenas tiras no plástico, dando a ideia de sanfona. Importante não cortar até o final, só no meio.  

Pinte com tinta da cor de sua preferência todo o plástico ou decore com retalhos de papéis, tecidos coloridos. Se desejar faça pequenas bandeirinhas para enfeitar o seu lampião. 

Depois, peça para um adulto recortar uma tira larga de papelão, papel ou EVA e cole em uma das bordas do plástico, caixa ou lata. No outro lado do plástico, cole um círculo de papelão, EVA ou papel, fechando seu lampião. Para iluminar sua casa, coloque uma pequena lanterna, vela de “faz de conta” (com pilha) ou até mesmo, a lanterna do celular. Para a brincadeira ser ainda mais divertida, apague a luz da sua casa, coloque alguma música junina e convide sua família para participar do seu “Arraial”. 

Temos certeza que a festa será muito animada!

 

Sugestão: Compartilhe sua produção conosco. Vamos amar ver tudo! Poste no Facebook e marque a página da EMEF Presidente João Belchior Marques Goulart.

 

 

ü  O QUE TEM NA FESTA JUNINA?

 

 

Descrição da atividade:

Agora que você já conheceu várias características de uma Festa Junina, vamos fazer um lindo registro gráfico? Além de tudo que vimos nesta semana, podemos relembrar se já fomos a alguma Festa Junina e o que vimos lá!

Aqui na nossa Escola João Goulart, a Festa Junina é sempre comemorada de uma maneira muito especial. A Comunidade Escolar participa sempre alegre e prestigia apresentações de danças dos alunos. Há muita música, alegria, comidas maravilhosas como cachorro quente, bolos, quentão, pipoca, pizza, pinhão e suco! Ah!!! O que mais chama atenção dos alunos do João Goulart são as brincadeiras muito especiais e alegres, como a Pescaria, a Boca do Palhaço e o Jogo das Argolas. É tanta alegria neste dia que o sábado de festa fica curtinho e sempre com a vontade de quero mais.

Este ano, a nossa Festa Junina não foi possível presencialmente, mas a certeza que mesmo longe podemos comemorar, nos divertir e ficar com aquela lembrança afetiva de um momento especial das nossas vidas. Temos a certeza que no ano que vem esses momentos serão comemorados e experienciados com muito mais sabor e amor!

Vamos produzir um lindo desenho, um registro gráfico, de como você imagina que seria essa nossa Festa Junina do João Goulart se pudéssemos estar juntinhos? Vocês estaria vestido como? Quem estaria te acompanhando na escola? O que você estaria fazendo nesta linda festa? Como estaria enfeitada a nossa escola?

Mãos a obra! Escolha materiais gráficos que tenha disponíveis em casa, como canetinhas, giz de cera, lápis de cor ou tintas. Em uma folha, produza um lindo desenho de nossa Festa Junina!

 

Sugestão: Queremos muito ver!!!! Compartilhe foto desse registro gráfico conosco! Poste no Facebook e marque a página da EMEF Presidente João Belchior Marques Goulart.

 *******************************************************************

EDUCAÇÃO FÍSICA

Para visualizar as atividades clique no link abaixo:

EDUCAÇÃO FÍSICA